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Título: A construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agricultura
Título(s) alternativo(s): The construction of geometric knowledge from the perspective of ethnomathematics: application in agriculture
Autor(es): Costa, Eliude de Jesus
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Etnomatemática;Ethnomathematics;Agricultura;Agriculture;Geometria;Geometry
Data do documento: 19-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Eliude de Jesus. A construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agricultura. 2021. 76 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A presente pesquisa aborda a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agricultura. Foi desenvolvida na modalidade não presencial devido ao contexto pandêmico provocado pelo vírus Covid-19. Tem como objetivo apresentar a etnomatemática como proposta de ensino e aprendizagem da geometria no contexto da agricultura para o 7º ano do Ensino Fundamental. Diante das várias lacunas encontradas no ensino matemático, uma delas é a falta de contextualização dos conceitos. Dessa maneira, em uma abordagem metodológica qualiquantitativa, buscou-se responder a problemática: como a Etnomatemática pode propiciar concepções de aprendizagens considerando o conhecimento empírico e popular, a fim de mostrar aos alunos o ensino da matemática aplicado à agricultura? Foram desenvolvidas videoaulas e Google Forms com questionários diagnósticos e atividades avaliativas sobre o conteúdo de geometria plana na agricultura. A aplicação ocorreu no grupo de WhatsApp em que estavam o professor acolhedor, a pesquisadora e 15 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma dada Escola da Zona Norte da cidade de Manaus. A pesquisa apresentou resultados positivos com o interesse que os discentes tiveram pela proposta e com o bom desempenho que eles obtiveram no desenvolvimento das atividades do projeto. Palavras-Chave: Etnomatemática. Agricultura. Geometria.
Abstract: The present research approaches the construction of geometric knowledge from the perspective of ethnomathematics: application in agriculture. It was developed in the non-face-to-face modality due to the pandemic context caused by the Covid-19 virus. It aims to present ethnomathematics as a proposal for teaching and learning geometry in the context of agriculture for the 7th grade of Elementary School. Given the various gaps found in mathematics teaching, one of them is the lack of contextualization of concepts. In this way, in a qualitative-quantitative methodological approach, we sought to answer the problem: how can Ethnomathematics provide conceptions of learning considering empirical and popular knowledge, in order to show students the teaching of mathematics applied to agriculture? Video classes and Google Forms were developed with diagnostic questionnaires and evaluative activities on the content of plane geometry in agriculture. The application took place in the WhatsApp group in which the welcoming teacher, the researcher and 15 students from the 7th year of Elementary School were in a given School in the North Zone of the city of Manaus. The research presented positive results with the interest that the students had in the proposal and with the good performance they obtained in the development of the project activities. Keywords: Ethnomathematics. Agriculture. Geometry.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3748
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