DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Eliude de Jesus-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-10T19:59:15Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Eliude de Jesus. A construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agricultura. 2021. 76 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3748-
dc.description.abstractThe present research approaches the construction of geometric knowledge from the perspective of ethnomathematics: application in agriculture. It was developed in the non-face-to-face modality due to the pandemic context caused by the Covid-19 virus. It aims to present ethnomathematics as a proposal for teaching and learning geometry in the context of agriculture for the 7th grade of Elementary School. Given the various gaps found in mathematics teaching, one of them is the lack of contextualization of concepts. In this way, in a qualitative-quantitative methodological approach, we sought to answer the problem: how can Ethnomathematics provide conceptions of learning considering empirical and popular knowledge, in order to show students the teaching of mathematics applied to agriculture? Video classes and Google Forms were developed with diagnostic questionnaires and evaluative activities on the content of plane geometry in agriculture. The application took place in the WhatsApp group in which the welcoming teacher, the researcher and 15 students from the 7th year of Elementary School were in a given School in the North Zone of the city of Manaus. The research presented positive results with the interest that the students had in the proposal and with the good performance they obtained in the development of the project activities. Keywords: Ethnomathematics. Agriculture. Geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectAgriculturept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titleA construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agriculturapt_BR
dc.title.alternativeThe construction of geometric knowledge from the perspective of ethnomathematics: application in agriculturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T19:59:15Z-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444006803263192pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática: aplicação na agricultura. Foi desenvolvida na modalidade não presencial devido ao contexto pandêmico provocado pelo vírus Covid-19. Tem como objetivo apresentar a etnomatemática como proposta de ensino e aprendizagem da geometria no contexto da agricultura para o 7º ano do Ensino Fundamental. Diante das várias lacunas encontradas no ensino matemático, uma delas é a falta de contextualização dos conceitos. Dessa maneira, em uma abordagem metodológica qualiquantitativa, buscou-se responder a problemática: como a Etnomatemática pode propiciar concepções de aprendizagens considerando o conhecimento empírico e popular, a fim de mostrar aos alunos o ensino da matemática aplicado à agricultura? Foram desenvolvidas videoaulas e Google Forms com questionários diagnósticos e atividades avaliativas sobre o conteúdo de geometria plana na agricultura. A aplicação ocorreu no grupo de WhatsApp em que estavam o professor acolhedor, a pesquisadora e 15 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma dada Escola da Zona Norte da cidade de Manaus. A pesquisa apresentou resultados positivos com o interesse que os discentes tiveram pela proposta e com o bom desempenho que eles obtiveram no desenvolvimento das atividades do projeto. Palavras-Chave: Etnomatemática. Agricultura. Geometria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, M. José. Praticando matemática 6º ano. 4.ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. PATARO, Patricia Moreno. Matemática essencial 7° ano. 1.ed. São Paulo : Scipione, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da etnomatemática - aplicação na agricultura.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.