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Título: Desenvolvimento de sistema de troca de marchas via borboleta para carros fórmula SAE
Título(s) alternativo(s): Development of butterfly gear exchange system for Formula SAE cars
Autor(es): Xavier, Ewerton Cassiano
Orientador(es): Guzmán del Río, Daniel
Palavras-chave: Troca de marchas;Software Embarcado,;Acionamentos Pneumáticos;Otimização de Processos;Paddle Shift;Embedded Software;Pneumatic Trigger;Process Optimization
Data do documento: 29-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Os carros que participam da competição Fórmula SAE são reconhecidos pela agilidade em curvas e alta aceleração partindo do repouso, sendo tais características desenvolvidas através de um longo trabalho entre as várias áreas que compõem o veículo. Uma delas, apesar de menos aparente, contribui de forma significativa para um melhor desempenho, sendo este o sistema de troca de marchas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de troca de marchas simplificado, visando melhorias de caráter ergonômico para o piloto e de desempenho para a equipe que adotar a estrutura definida ao longo do texto, tendo em mente o menor custo possível e facilidade de implementação/replicação do sistema. Para atingir este fim, a pesquisa ocorreu através do desenvolvimento de código responsável pelo processo de troca de marchas e testes funcionais por meio da plataforma de simulação de hardware e firmware Proteus, contendo transistores de efeito de campo, relés de estado sólido e plataforma microcontrolada (Arduino). Como resultado, o sistema apresentou funcionamento esperado durante todas as simulações efetuadas.
Abstract: Cars that attend Formula SAE competition are recognized by the agility in curves and high acceleration from stand position, being such characteristics developed along an extensive work among many areas that comprises the vehicle. One of them, even though not outstanding, contributes significantly for a better performance, being the gear shifting system. This work has the goal of developing a simplified gear shifting system, aiming improvements related to pilot ergonomics and performance of the teams that adopt the structure established along the content, always having in mind the lowest cost possible and implementation/replication system easiness. To achieve this goal, the research happened through the development of a code responsible for gear changing process (paddle shift) and functional tests at hardware and firmware simulation platform called Proteus, comprising metal oxyde field effect transistors, solid state relays and microcontrolled platform (Arduino). As a result, the system presented expected operation in all simulations made.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3735
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