DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Ewerton Cassiano-
dc.date.available2022-03-10-
dc.date.available2022-03-10T18:32:23Z-
dc.date.issued2021-12-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3735-
dc.description.abstractCars that attend Formula SAE competition are recognized by the agility in curves and high acceleration from stand position, being such characteristics developed along an extensive work among many areas that comprises the vehicle. One of them, even though not outstanding, contributes significantly for a better performance, being the gear shifting system. This work has the goal of developing a simplified gear shifting system, aiming improvements related to pilot ergonomics and performance of the teams that adopt the structure established along the content, always having in mind the lowest cost possible and implementation/replication system easiness. To achieve this goal, the research happened through the development of a code responsible for gear changing process (paddle shift) and functional tests at hardware and firmware simulation platform called Proteus, comprising metal oxyde field effect transistors, solid state relays and microcontrolled platform (Arduino). As a result, the system presented expected operation in all simulations made.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTroca de marchaspt_BR
dc.subjectSoftware Embarcado,pt_BR
dc.subjectAcionamentos Pneumáticospt_BR
dc.subjectOtimização de Processospt_BR
dc.subjectPaddle Shiftpt_BR
dc.subjectEmbedded Softwarept_BR
dc.subjectPneumatic Triggerpt_BR
dc.subjectProcess Optimizationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de sistema de troca de marchas via borboleta para carros fórmula SAEpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of butterfly gear exchange system for Formula SAE carspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:32:23Z-
dc.creator.ID4332928145868672pt_BR
dc.contributor.advisor1Guzmán del Río, Daniel-
dc.contributor.advisor1ID6465735602112961pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465735602112961pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jozias Parente de-
dc.contributor.referee1ID1169202481169729pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1169202481169729pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Edgard Luciano Oliveira da-
dc.contributor.referee2ID5954475656970668pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5954475656970668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332928145868672pt_BR
dc.description.resumoOs carros que participam da competição Fórmula SAE são reconhecidos pela agilidade em curvas e alta aceleração partindo do repouso, sendo tais características desenvolvidas através de um longo trabalho entre as várias áreas que compõem o veículo. Uma delas, apesar de menos aparente, contribui de forma significativa para um melhor desempenho, sendo este o sistema de troca de marchas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de troca de marchas simplificado, visando melhorias de caráter ergonômico para o piloto e de desempenho para a equipe que adotar a estrutura definida ao longo do texto, tendo em mente o menor custo possível e facilidade de implementação/replicação do sistema. Para atingir este fim, a pesquisa ocorreu através do desenvolvimento de código responsável pelo processo de troca de marchas e testes funcionais por meio da plataforma de simulação de hardware e firmware Proteus, contendo transistores de efeito de campo, relés de estado sólido e plataforma microcontrolada (Arduino). Como resultado, o sistema apresentou funcionamento esperado durante todas as simulações efetuadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMáquinas Elétricas e Dispositivos de Potênciapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de sistema de troca de marchas via borboleta para carros fórmula SAE.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.