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Título: Movimento, educação escolar indígena e os processos de (re)afirmações dos Kambeba na região do médio solimões-AM.
Título(s) alternativo(s): Movement, indigenous school education and the processes of (re)affirmations of the Kambeba in the region of the middle solimões-AM.
Autor(es): Macedo, Magiles de Souza
Orientador(es): Silveira, Cristiane da
Palavras-chave: Movimento Indígena;Médio Solimões;Afirmações Étinica
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a formação do movimento indígena e o papel da Educação Escolar Indígena nos processos de (re) afirmações das identidades étnicas dos Kambeba, na região do Médio Solimões/AM. Teve como método a abordagem qualitativa e como procedimento metodológico as pesquisas bibliográfica e documental. A fundamentação teórica foi baseada em Bartolomé (2006), Porro (1992), Barth (1995), Fontella (2020), Cunha (1992), Gondin (2007), Maciel (2007), Monteiro (1999), Santos (1999), Sampaio (2012), Faulhaber (1998), Luciano (2006), Oliveira (2004), dentre outros. Os resultados apontaram que as populações indígenas não foram atores sociais passivos no processo de colonização e demais momentos da história. Em todas as etapas do processo de encontro com o não indígena, os indígenas promoveram ações que denotam o seu protagonismo. Na segunda metade do século XX, o movimento indígena articulou diferentes grupos indígenas no Brasil. Tal movimento foi político, na medida em que essas populações passaram a reivindicar direitos como saúde, terra e educação. Este movimento foi de caráter étnico, pois propiciou a afirmação de etnias que se mantiveram em silêncio devido ao processo de colonização. Na região do Médio Solimões, a efetiva participação no movimento indígena resultou na afirmação étnica dos Kambeba. Nas últimas duas décadas, os Kambeba das comunidades Boará e Boarazinho, situadas na margem esquerda do rio Solimões no município de Tefé/AM, prosseguem o processo de afirmação em meio às influências da dita sociedade dominante. Estas populações, mesmo sem o apoio dos entes governamentais locais, promovem uma Educação Escolar Indígena, a partir de seus próprios processos de aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de suas identidades, cuja experiência foi analisada neste trabalho. A trajetória dos Kambeba revela apenas uma das facetas dos inúmeros grupos indígenas que fazem parte do imenso mosaico de populações que habitam a Amazônia e que precisam ser conhecidos não só pela academia, mas pela sociedade como um todo.
Abstract: The present work aimed to investigate the formation of the indigenous movement and the role of Indigenous School Education in the processes of (re)affirmation of the ethnic identities of the Kambeba, in the Middle Solimões/AM region. The same is based on the qualitative approach, having as methodological procedure the bibliographical and documental research. The theoretical foundation was based on Bartolomé (2006), Porro (1992), Barth (1995), Fontella (2020), Cunha (1992), Gondin (2007), Maciel (2007), Monteiro (1999), Santos (19993), Sampaio (2012), Faulhaber (1998), Luciano (2006), Oliveira (2004), among others. The results show that indigenous populations were not passive social actors in the colonization process and other moments in history. At all stages of the process of meeting the non-indigenous, the indigenous people promoted actions that denote their protagonism. In the second half of the 20th century, the indigenous movement articulated different indigenous groups in Brazil. This movement was political, as these populations began to claim rights such as health, land and education. This movement was ethnic in nature, as it allowed for the affirmation of ethnic groups that remained silent due to the colonization process. In the Middle Solimões region, effective participation in the indigenous movement resulted in the ethnic affirmation of the Kambeba. In the last two decades, the Kambeba of the Boará and Boarazinho communities, located on the left bank of the Solimões River, municipality of Tefé/AM, have continued the process of affirmation amid the influences of the so-called dominant society. These populations, even without the support of local government entities, promote Indigenous School Education based on their own learning processes that contribute to the strengthening of their identities and here we analyze the experience. Thus, the trajectory of the Kambeba reveals only one of the facets of the countless indigenous groups that are part of the immense mosaic of populations that inhabit the Amazon and that need to be known not only by academia, but by society as a whole.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3706
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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