DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3702
Título: O ensino de história em tempos de pandemia: o cenário de Alvarães/AM (2020-2021)
Título(s) alternativo(s): The teaching of history in times of pandemic: the scenario of Alvarães/AM (2020-2021)
Autor(es): Silva, Estefany Pereira da
Orientador(es): Holanda, Yomarley Lopes
Palavras-chave: Pandemia do COVID-19; Ensino de História; Alvarães/AM;COVID-19 pandemic; History Teaching; Alvarães/AM.
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Está pesquisa objetiva desenhar um cenário e suas ressonâncias causados pela Pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde o início do ano de 2020, tendo por base empírica a cidade de Alvarães, interior do Amazonas. O despertar para esta temática advém por intermédio da disciplina de Estágio Supervisionado II que proporcionou reflexões sobre o ensino de História em tempos de pandemia. A metodologia fora construída a partir da abordagem interdisciplinar que configurou essas análises destas memórias e experiências vividas pelos docentes e discentes do município de Alvarães/AM durante a vigência da Pandemia de COVID-19, buscou-se captar os pontos de vistas subjetivos vivenciados por cada uma dessas pessoas, sendo que muitas dessas perspectivas foram compartilhadas e fundamentam a nossa compreensão de como ocorreu este processo de ensino e aprendizagem de História neste cenário pandêmico. A fundamentação teórica foi ancorada em Santos (2020), Bittencourt (2009), Palú et. al. (2020), Negreiros et.al. (2021), Rodrigues et. al. (2021) dentre outros. Destacando-se a construção de uma reflexão mais densa sobre as suas dificuldades, desafios, superações e readaptações a esta nova configuração de ensino impostos pela pandemia que assolou a sociedade contemporânea, em que veio a afetar profundamente todas as estruturas da sociedade brasileira e mundial, e ainda sentimos as suas ressonâncias.
Abstract: This research aims to draw a scenario and its resonances caused by the Pandemic of COVID-19 that has plagued the world since the beginning of 2020, based empirically on the city of Alvarães, in the interior of amazonas. The awakening to this theme comes from supervised internship ii course that provided reflections on the history teaching in times of pandemic The methodology was constructed from the interdisciplinary approach that configured these analyses of these memories and experiences experienced by teachers and students in the municipality of Alvarães/AM during the term of the COVID-19 pandemic,we sought to capture the subjective points of view experienced by each of these people, and many of these perspectives were shared and our understanding of how this teaching and learning process occurred history in this pandemic scenario.The theoretical foundation was anchored in Santos Bittencourt (2009), Palú et. Al. (2020), Negreiros et.al. (2021), Rodrigues et. Al. (2021) among others. Highlighting the construction of a denser reflection on its difficulties, challenges, overcoming and adaptations to this new configuration of education imposed by the pandemic that has plagued contemporary society, in which it came to profoundly affect all the structures of Brazilian society and world and we still feel its resonances.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3702
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história em tempos de pandemia - o cenário de Alvarães-AM (2020-2021).pdf723,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.