DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Estefany Pereira da-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-02-18T20:36:02Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3702-
dc.description.abstractThis research aims to draw a scenario and its resonances caused by the Pandemic of COVID-19 that has plagued the world since the beginning of 2020, based empirically on the city of Alvarães, in the interior of amazonas. The awakening to this theme comes from supervised internship ii course that provided reflections on the history teaching in times of pandemic The methodology was constructed from the interdisciplinary approach that configured these analyses of these memories and experiences experienced by teachers and students in the municipality of Alvarães/AM during the term of the COVID-19 pandemic,we sought to capture the subjective points of view experienced by each of these people, and many of these perspectives were shared and our understanding of how this teaching and learning process occurred history in this pandemic scenario.The theoretical foundation was anchored in Santos Bittencourt (2009), Palú et. Al. (2020), Negreiros et.al. (2021), Rodrigues et. Al. (2021) among others. Highlighting the construction of a denser reflection on its difficulties, challenges, overcoming and adaptations to this new configuration of education imposed by the pandemic that has plagued contemporary society, in which it came to profoundly affect all the structures of Brazilian society and world and we still feel its resonances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia do COVID-19; Ensino de História; Alvarães/AMpt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemic; History Teaching; Alvarães/AM.pt_BR
dc.titleO ensino de história em tempos de pandemia: o cenário de Alvarães/AM (2020-2021)pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of history in times of pandemic: the scenario of Alvarães/AM (2020-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T20:36:02Z-
dc.contributor.advisor1Holanda, Yomarley Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565605620250789pt_BR
dc.contributor.referee1Holanda, Yomarley, Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565605620250789pt_BR
dc.contributor.referee2Lisboa, Cecília Creuza Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309689384675786pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Manoel Domingos de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332003288110141pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5316639387178076pt_BR
dc.description.resumoEstá pesquisa objetiva desenhar um cenário e suas ressonâncias causados pela Pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde o início do ano de 2020, tendo por base empírica a cidade de Alvarães, interior do Amazonas. O despertar para esta temática advém por intermédio da disciplina de Estágio Supervisionado II que proporcionou reflexões sobre o ensino de História em tempos de pandemia. A metodologia fora construída a partir da abordagem interdisciplinar que configurou essas análises destas memórias e experiências vividas pelos docentes e discentes do município de Alvarães/AM durante a vigência da Pandemia de COVID-19, buscou-se captar os pontos de vistas subjetivos vivenciados por cada uma dessas pessoas, sendo que muitas dessas perspectivas foram compartilhadas e fundamentam a nossa compreensão de como ocorreu este processo de ensino e aprendizagem de História neste cenário pandêmico. A fundamentação teórica foi ancorada em Santos (2020), Bittencourt (2009), Palú et. al. (2020), Negreiros et.al. (2021), Rodrigues et. al. (2021) dentre outros. Destacando-se a construção de uma reflexão mais densa sobre as suas dificuldades, desafios, superações e readaptações a esta nova configuração de ensino impostos pela pandemia que assolou a sociedade contemporânea, em que veio a afetar profundamente todas as estruturas da sociedade brasileira e mundial, e ainda sentimos as suas ressonâncias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN. Giorgio. Reflexões sobre a peste. Itália: Uma Voce, 2020. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/una-voce-giorgio-agamben>. Acesso em: 22 jul. 2021. ALUNOS, do 6º ao 9º ano. Poemas de uma quarentena. Escola Municipal Profª Ilka Muller de Mello, 2020. Disponível em: <www.navegantes.sc.gov.br>. Acesso em: 19 ago. 2021. BARRETO, Andreia Cristina Freitas. ROCHA, Daniele Santos. COVID E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES INSS 2675-1291- Disponível em: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade – Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11. Acesso em: 30 de junho de 2021. BITTAR, E. C. B. GenJuridico. Coronavírus: uma pandemia para rever as patologias sociais do cotidiano, 2020. Disponível em:<http://genjuridico.com.br/2020/04/13/coronavirus-pandemia patologias-sociais/#_ftn1>. Acesso em: 27 jul. 2021. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº13.979, de 06/02/2020. Brasília, 2020. Disponível em http://www.planalto. gov.br. Acesso em: 09 de julho de 2021. CABRINI, Conceição. et. al. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1994. CONJUVE, Conselho Nacional de Juventude. Pesquisa Juventudes e a Pandemia de Coronavírus. Relatório de Resultados. Jun. 2020. CUNHA, Antônio Eugênio. Praticas Pedagógicas para a inclusão e diversidade 2.ed. Rio de Janeiro: Walk, 2012. DANTAS, Suzyneide Soares. A prática docente em tempos de pandemia de Covid-19: inquietação produtiva. 2020. Disponível: <http://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks//conedu/2020/ebook3/TRABALHO_EV14 0_MD7_SA100_ID5596_28082020150138.pdf>. Acesso em: 8 out. 2021. 48 DAYRREL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG,1999. DECRETO Nº 42061, de 16 de Março de 2020. Disponível em: <leisestaduais.com.br>. Acesso em: 13 set. 2021. _____Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2003. _ Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronaviruso-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 03 de jul 2021 às 09h:22min. _Disponível em: <https:/www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametros-curriculares-nacionais documento-completo-atualizado-e-interativo>. Acesso em: 13 de set 2021 às 18h:42min. _ Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/alvaraes/panorama>. Acesso em: 20 de set 2021 às 13h:06min. FERREIRA, C. A. L. Ensino de História e a Incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma reflexão. Revista de História Regional, v. 4, n. 2, Ponta Grossa, PR, Inverso 1999, p.139-157. FONSECA, S. G.. A construção de saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o ensino de história na educação; In: Ensino de história: sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: Manud X: FAPERJ, 2007. (Trabalhos apresentados no V Encontro Nacional Perspectiva de Ensino de História, Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas, realizado no Rio de Janeiro, de 26 a 29 de julho de 2004. p. 149 – 156). FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1970. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983. p. 27-41. GUIMARÃES, V. S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. São Paulo: Papirus, 2004. GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: Editora UNESP, 2004. LAGARES; Rosilene. A educação no tocantins no cenário da pandemia do novo Coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/AEducacao no-Tocantis-no-cenario-de-pandemia-Rosilene-Lagares.pdf. Acesso em: 19 jul. 202I. MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. 6.ª Ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda., 2003. NEGREIROS, Fauston. Ferreira, Breno de Oliveira. (Org.). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? . São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 1106p. O PENSADOR, Gabriel. Estudo Errado. Ainda é só o começo. Sony Music, 1995. PALÚ, Janete. Et. al. Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. PEREIRA, Leda Tessari Castello. Leitura de estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2005. PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência – 7. ed – São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação. – Séries saberes pedagógicos). PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Espanha, n. 8, abr.1996. REICH, Evânia. BORGES, Maria de Lourdes. XAVIER, Raquel Cipriani. (Org.). Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Editora Nefipoline, 2020. RODRIGUES, Clarisse Gonçalves. Ensino fundamental: as alternativas da escola para educar em tempo de isolamento social. Pedagogia-Tubarão, 2020. RODRIGUES, João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues. Et. al. Ensino de Graduação em tempos de pandemia: Experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas. Manaus: EDUA, 2021. SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Ed. Almedina, Coimbra, 2020. SAVIANI, D. Trabalho educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v.12, n. 34, p. 152-180, 2007. Disponível em: http://wwwscielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 02 jul. de 2021. SCHMIDT, M. A. A formação do professor de história. In: BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998. SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História. São Paulo, vol. 25, n. 67, p. 297-308. Disponível em: <www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 dez. 2020. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. 2020. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/principais-consultas/legilacao/30586-legislacao-periodo-do-covid 19. Acesso em: 01 jul. 2021. SEIXAS, RAUL. O Dia em que a Terra Parou. Warner Music Brasil, 1977. THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 50 UNESCO. Adverse consequences of school closures, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences>. Acesso em: 24 ago. 2021pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história em tempos de pandemia - o cenário de Alvarães-AM (2020-2021).pdf723,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.