DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3693
Título: Antunes de Oliveira: trajetória educacional e protagonismo no debate da LDB 4.024/61
Título(s) alternativo(s): Antunes de Oliveira: educational trajectory and protagonism in the debate of LDB 4.024/61
Autor(es): Chaves, André Câmara
Orientador(es): Rocha, Rafael Ale
Palavras-chave: Educação;Educação no Amazonas;História da Educação
Data do documento: 26-Mai-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa trata de alguns aspectos da trajetória educacional de Antunes de Oliveira, concentrando-se no período de 1940 a 1961. Propõe-se também analisar seu protagonismo no debate educacional em torno da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961. As necessidades que este conheceu a partir do seu trabalho social como pastor batista no bairro de Educandos, na cidade de Manaus (AM), somadas a sua visão de mundo, se equacionou a um conjunto de ações contingentes. A coleta de dados foi feita através de intensa análise documental e entrevistas realizadas com um filho e com membros da igreja fundada por Antunes, os quais conviveram com ele. Utilizamos a ferramenta fenomenológica de análise de conteúdo aplicada à crítica da história, visto sua abrangente e desafiadora possibilidade de estudo e exploração qualitativa de mensagens e informações. Análise dos resultados demonstram que Antunes se torna um político que participa intensamente no debate educacional no Congresso Nacional, em torno da aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961. Ao ser confirmado como o autor do projeto de lei de n.º 2.222/57, que se transformou na LDB 4.024/61, Antunes de Oliveira pode ser considerado como protagonista na historiografia da educação. Portanto, pode-se afirmar que ele contribuiu para a democratização do ensino no país.
Abstract: This research aims to analyze significant aspects of the educational trajectory of Antunes de Oliveira, focusing on the period from 1940 to 1961. The needs that he met from his social work as a Baptist pastor in the neighborhood of Educandos, in the city of Manaus (AM), added to his worldview, equated to a set of contingent actions. Antunes became a politician who participated intensely in the educational debate in the National Congress, around the approval of the first Law of Guidelines and Bases of National Education in 1961.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3693
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antunes de Oliveira - tragetória educacional e protagonismo no debate da LDB 4.024-61.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.