DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, André Câmara-
dc.date.available2022-02-02-
dc.date.available2022-02-09T19:31:25Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3693-
dc.description.abstractThis research aims to analyze significant aspects of the educational trajectory of Antunes de Oliveira, focusing on the period from 1940 to 1961. The needs that he met from his social work as a Baptist pastor in the neighborhood of Educandos, in the city of Manaus (AM), added to his worldview, equated to a set of contingent actions. Antunes became a politician who participated intensely in the educational debate in the National Congress, around the approval of the first Law of Guidelines and Bases of National Education in 1961.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação no Amazonaspt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleAntunes de Oliveira: trajetória educacional e protagonismo no debate da LDB 4.024/61pt_BR
dc.title.alternativeAntunes de Oliveira: educational trajectory and protagonism in the debate of LDB 4.024/61pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T19:31:25Z-
dc.contributor.advisor1Rocha, Rafael Ale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732991T4&tokenCaptchar=03AGdBq258Ync28yWe6S4-Z-WPOzGDpUS2tVMYBeY_Mt0jzsHWlp2yLNcPweeTCur3S_YzDDGV_oPNZ1JsVfcSZR4uvAF4IWK6zmOeoemV44tYpPv4jnc0YQE_3I6-zLs1jyFllkfeoK3c1oD6VF15s64iQtEk6NyQHKdKa4f4eGaH2WiDhE43CASMKkKwy2M0Qb1yOqNkP-aPjy-6lwbPB252TF1MXKY29JeqO9b_rSX3VAQbA-Na4fyxkyK7H8YbDaffO0IlFCOeb0lFRXgIRxoPRhhrvQrY6AU33m1CG_hp4hfN4JPy7Ggsij5b_j4mGDrGehFtvjwYzPcH-d56iUFewxauEutI82Plg8ZrP-6FaG_iKxRtNvA2pnZ1zCOIupBRxQ-MT34ryofxS36cIqsXBUZ2ejX9g-eLG5fWUfR8lbs_iCqMpyodkmKlrvSbIJohGxJ-9RArSVro2A2b7bJuzW94SGBw3Apt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez, Cristiane Bonfim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709969Y0&tokenCaptchar=03AGdBq25FYh41x-WfOujHbuQi5Ze04r-og8TD0lVTjAjspzUIkRzRZ-vSrsVk0rE0Fzcy0vOqVKTctOCWhkiG3UetKGleAiHGSnnELfR4M6w9Mts_szeCbDfztAmD08I7gC-VZeBEKW968W__qHLJEbWB6bED-4Qgq_7WBrgtX3IF7LMp5IJL9yOOTGkYV2kvoZG9ciCiBxCfx1oSwix1yRgobyQKJr_QbEJfeVLoVIwsH333AiOFfx0GXNzQ9R0pVvSVci3d4wuwppP5M1kc0it02Nr6h1w5GRAtoc2HH-dqfReUFt_h0OOYY6t1m1hY0jLzd1NPGwkht_LoJJ6rmIdr1nP6970zqzpthre3H8S01TPV2dADnqu7aVXYulTtp0K3VmYe-TEQ0NiFR-8KuCMiRb5vSgVKsDSJtANRd6HeZKcM3IplzFzVl0NOZtmCEkRZg3fD0Qql71K-v4iN1XFceDbGh5UR8wpt_BR
dc.contributor.referee2Noronha, Nelson Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700221J9&tokenCaptchar=03AGdBq27nJELMY19vs8QC0Ti1U8SvXAxjtb8o8px-VsGiLfy1PJ7uahcJftOsp0VjupIUWlQUqu60Hi7jlTfcEPGttiE_rT8LpAmMV7JsFSEUSNu4Xat7bMNx160XBOSqO5z7O8NkfUxwgF8tF-NBkT6ui5ygG8j3CwqGKn6HNyASsXnQKq_zyF95FDN2xTCUUdDaZpRjO703cWfsvNE-3aW25n7pEMPP3t3Tdbn9KOoNbh0WuyLdMNrTFB_f6Q1FukJZUmUJxz0YgmhjtR6GSTl7GUpOXepbIX3Ltp7T4wxOrPdbzkQY5JSFr8W-mr4rn4h8g8L8lAJzABXRYG-mS_BpLkQlJ0aKRSs-Q3eWwO1cSTaieq_vbtxYUlCxBAjeGyVOldaExonCq6FxK5fDEAk2RUiGsk5rgPqISxgD1opvaMYhqdV2XE9WhLPZY55JLV5sHN_JsQm2FmxB5hZsf3OmV4XqSh9aWgpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8161419Z8&tokenCaptchar=03AGdBq24IiSnV3SHMLPs9ye2JkBAstyhZoqucKbhuotAKzYl8eV-Trvq0LZXhmwsYJhhbFzUhX30EKwkf6ej2y_5dJw9crZu4ihLZ2iMzpWjlKjsiQ9yRldDHd3EV5apbbdejNzEpN6HVmKbqKaHX-emhoj78JbQ9swNRZkTVrWMxhiKiSXln4HuqlkyNPnbOsQwGhDncnUbvmZ7os_9qSi51_1zrqLO10gv3JRqHxSSWqPkEfViLestEr4-IgN3RYQnQ0Ph-LD5YaFi57O16CruJB0LsLtqaaPUDJKAO6UF8pbEX1e5Oc6m65nEjyHn7Txg7ivLhvDYKZKq2cSlmr_twchO0OSZNX4BOs0lL7AN0oAMv9pa4zvPddookaWQEeuBGDBHruIXtlEtYrfePI7Lo3yQLtCMZZT6BxyR7xqrIfgzbc-NBrRSgKtZAQag6R--i50r0s2eOprnK6MMeInhFh_yoomKe6Qpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata de alguns aspectos da trajetória educacional de Antunes de Oliveira, concentrando-se no período de 1940 a 1961. Propõe-se também analisar seu protagonismo no debate educacional em torno da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961. As necessidades que este conheceu a partir do seu trabalho social como pastor batista no bairro de Educandos, na cidade de Manaus (AM), somadas a sua visão de mundo, se equacionou a um conjunto de ações contingentes. A coleta de dados foi feita através de intensa análise documental e entrevistas realizadas com um filho e com membros da igreja fundada por Antunes, os quais conviveram com ele. Utilizamos a ferramenta fenomenológica de análise de conteúdo aplicada à crítica da história, visto sua abrangente e desafiadora possibilidade de estudo e exploração qualitativa de mensagens e informações. Análise dos resultados demonstram que Antunes se torna um político que participa intensamente no debate educacional no Congresso Nacional, em torno da aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961. Ao ser confirmado como o autor do projeto de lei de n.º 2.222/57, que se transformou na LDB 4.024/61, Antunes de Oliveira pode ser considerado como protagonista na historiografia da educação. Portanto, pode-se afirmar que ele contribuiu para a democratização do ensino no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesAJURICABA, Nelson. Antunes de Oliveira - vida e ministério: depoimento [out. 2020]. Entrevistador: André Câmara Chaves. Manaus: UEA-AM, 2020. Conversa mediante Google Documentos. Entrevista concedida ao Projeto de Mestrado Antunes de Oliveira: Trajetória educacional e protagonismo n o d ebate d a LDB 4 .024/61. ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011. ALMEIDA, Dinoráh Lopes Rubim. A narrativa da Nova História Política: Representações dos subterrâneos da Historiografia. In Anais do V Encontro Internacional UFES/Paris-Est. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/UFESUPEM/article/view/11781. Acesso em: 10 de março de 2020. ALMEIDA-FILHO, Naomar de e COUTINHO, Denise. Causalidade, Contingência, Complexidade: o Futuro do Conceito de Risco. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):95-137, 2 007. ALMEIDA JÚNIOR, Antônio. A propósito da atualização do projeto de diretrizes e bases da educação nacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Vol. XXIX, no 70, abril-junho de 1 958. AMORIM, M. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin, d ialogismo e p olifonia. São P aulo: Contexto, 2012, p . 1 7-43. ARANTES, Antônio Augusto (Org.). Produzindo o passado: estratégia de construção do patrimônio c ultural. S ão P aulo: E d. Brasiliense, 1984. ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo, posfácio de Celso Lafer. - 10.ed. - R io de J aneiro: Forense U niversitária, 2007. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Editora P erspectiva SA, 2016 ARON, Raymond. Introduction à la philosophie de l’histoire. Paris: ed. Gallimard, 1945 apud SCHAFF, Adam. História e Verdade. tradução Maria Paula Duarte; revisão Carlos Roberto F. Nogueira. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1986. (Série novas direções). ARON, Raymond. L es guerres en c haîne. Gallimard, 1951 ASTOFE, Abigail Ferreira Alves et al.. "D a gênese do ensino gratuito à campanha nacional de educandários gratuitos: notas de estudo em diderot e condorcet" . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36365>. Acesso em: 27/10/2020 1 4:56 187 AZEVEDO, Israel Belo de. A celebração do indivíduo: a formação do pensamento batista brasileiro. B rasil: E ditora Unimep, 1996. B BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. As concepções educacionais de Martinho Lutero. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 33, n. 1, p. 163-183, Apr. 2007. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022007000100011&lng=e n&nrm=iso>. access on 26 May 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100011. BARROS, José D’Assunção. Teoria e metodologia: algumas distinções fundamentais entre as duas dimensões, no âmbito das ciências sociais e humanas. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 273-289, mai. 2013, p. 274. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. BENEVIDES, M. V . A U DN e o udenismo. Rio d e Janeiro: P az e Terra, 1 981. BEEK E MARK JONES. Teologia Puritana: doutrina para a vida. Trad. Marcio Leonardo Redondo – São P aulo: Vida n ova, 2 016, 1 504p BIÉLER, André. A força oculta d os p rotestantes. S ão P aulo: Cultura Cristã, 1 999. BÖLTING, Rudolf. D icionário g rego-português. Imprensa nacional, 1 941. BOURDIEU, Pierre. A representação política, elementos para uma teoria do campo político. In: O p oder s imbólico. Lisboa: D IFEL, 1989. BOURDIEU, P ierre. A ilusão biográfica. In: F ERREIRA, M . d e M .; AMADO, J . Usos e abusos d a história oral. 8 . e dição. R io de J aneiro, FGV, 2006, p . 1 83-191 ( texto o riginal de 1979). BOURDIEU, P ierre. U sos sociais d a ciência. Unesp, 2 004. BOURDIEU, Pierre; MICELI, Sergio. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1 974. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. tradução Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. — N ova ed. — R io d e J aneiro: E lsevier, 2004. — 7 ª reimpressão BOFF, L. (2014). A p orção feminina d e J esus. M andrágora, 20( 20), 1 29-145. BUFFA, Ester. Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo: Cortez, 1979 BUNYAN, John. Graça abundante ao principal dos pecadores: uma autobiografia de John Bunyan. S ão J osé d os Campos: Fiel, 2 012. 188 BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales - 1929-1989 . T radução Nilo O dália. – S ão P aulo: E ditora Universidade Estadual P aulista, 1991. BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. Brasil: Companhia d as Letras, 2010. BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais. L isboa: E ditora Presença, 1 972. BRITO, Rosa Mendonça de. O neokantismo no brasil. Editora da Universidade do Amazonas, Manaus, v . 1 , p .1-240, 1 997. BRÜZEKE, Franz Josef. A descoberta da contingência pela teoria social. Sociedade e Estado, Brasília, v . 17, n . 2 , p . 283-308, jul./dez. 2002. BROWN, Patterson et al. A doutrina de São Tomás do ser necessário. Fundamento, n. 4, 2012. C CABRERA, Julio. Margens das filosofias da linguagem: conflitos e aproximações entre analíticas, hermenêuticas, fenomenologias e metacríticas da linguagem. Brasília: Editora Universidade d e B rasília, 2 003. 320p. CALVINO, João. Sobre o Governo Civil. Institutio Christianae Religionis, Livro IV, trad. Carlos Eduardo Silveira Matos, In: Lutero e Calvino. Sobre a autoridade secular. São Paulo: Martins Fontes, 1995 CALVINO, João. As Institutas da Religião Cristã . São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989. 3,4 v . CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo . Brasil: Vozes, 1998. CARDOSO, Ciro Flamarion S. VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. "Democratização do ensino" revisitado. Educ. Pesqui. , São Paulo, v. 30, n. 2, pág. 327-334, agosto de 2004. Disponível em <h ttp://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1517-97022004000200011 & lng= en\ nrm=iso>. a cesso em 09 d e outubro de 2020. " Democratização d o e nsino" r evisitado CASTRO, Celso; D’ARAÚJO, Maria Celina. Ernesto Geisel. RJ: Fundação Getúlio Vargas, 1997. CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, [ s. l.] , v. 20, ed. 46, p. 249-259, m aio-ago. 2 010. 189 CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes. Entre o Camelo e o Leão: a dialética do giro dervixe: uma etnografia d o S ama-a d ança g irante dos dervixes d a o rdem S ufi M evlevi. 1997. CAMPELO, Firmino Alves. Antunes de Oliveira como político: depoimento [out. 2020]. Entrevistador: André Câmara Chaves. Manaus: UEA-AM, 2020. Vídeos digitais gravados pelo Google Meet. Entrevista concedida ao Projeto de mestrado Antunes de Oliveira: Trajetória e ducacional e protagonismo no d ebate d a LDB 4 .024/61. CAMPOS, Pedro Humberto Faria; LIMA, Rita De Cássia Pereira. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Cad. Pesqui. , São Paulo , v. 48, n. 167, p. 100-127, Mar. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S0100-15742018000100100 & lng= en\ nrm=iso>. access on 11 Jan. 2021. Capital s imbólico, representações sociais, grupos e o campo d o r econhecimento CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. A escrita da história, v. 2, p. 65-109, 1982. CHACÓN, Rodrigo. S trauss a nd H usserl. Idealistic S tudies, v. 44, n. 2 /3, p . 2 81-295, 2014. CHAVES, M.C. Ribeirinhos na travessia produzida: análise de um projeto de estado no Amazonas . Dissertação de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas-Instituto de Estudos Avançados e m E ducação. 1 1990. CHAVES, Maria C. C. A Igreja Batista de Constantinópolis e formação cidadã: depoimento [out. 2020]. Entrevistador: André Câmara Chaves. Manaus: UEA-AM, 2020. Conversa mediante Google Documentos. Entrevista concedida ao Projeto de Mestrado Antunes de Oliveira: Trajetória educacional e p rotagonismo n o debate d a L DB 4 .024/61. COHN, Gabriel (Org.). Weber. 6. e d. S ão Paulo: Á tica, 1 997. CORRÊA, Ionadir Rodrigues. A noção de teleologia na concepção de história em Husserl no texto “a crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental”. São Paulo: USP, junho d e 2 012. COELHO, Lígia Martha C. da Costa. História da Educação Integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, a br. 2009. COELHO, T eixeira. O que é a ção c ultural. São P aulo: Brasiliense, 1 988. COLSON, Charles W.; PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos? Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2000, p . 3 3. COSTA, Diarlison Lucas Silva da. A sociologia do conhecimento de karl mannheim: entre Ideologia e Ciência. Cadernos de Pesquisa em Ciência Política: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, Teresina, ano 3, v. 5, ed. 3, p. 36, jul./set. 2 016. CURY, Carlos Roberto Jamil. Por um novo plano nacional de educação. Cadernos de Pesquisa, v . 41, n . 1 44, p. 790-811, 2 011. 190 CURY, Jamil. Palestra realizada na Universidade Federal do Amazonas sobre “A Nova LDB no Brasil” - Auditório R io N egro, 1992. D DA SILVA ALMEIDA, Anderson. Almirante Aragão: do Golpe de 1964 ao exílio no Uruguai. P erseu: História, Memória e P olítica, n. E special, 2014. DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1 959. DE OLIVEIRA, Liliane Costa; PINTO, Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra. Os primeiros passos do Protestantismo na Amazônia. Estudos de religião, v. 31, n. 2, p. 101-126, 2017 DIAS, Edinea M ascarenhas. A i lusão d o f austo: M anaus, 1890-1920. Manaus: V aler, 1999 DILTHEY, W. G . Historia de la pedagogía. 5 .ed. Buenos Aires: L osada, 1957. DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas – tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. DILTHEY, Wilhelm. Teoría de la concepción del mundo. Trad. Eugenio Ímaz. Mèxico: Fondo de C ultura Econômica, 1 978. DILTHEY, Wilhelm. In: SPITZ, Lewis W. (ed.). The Reformation; Basic Interpretations. Reino Unido: H eath, 1972, p . 1 7 DUBY, G. ARIES, P. DA DURIE, E. GOFF, J. L. História e nova história. Trad. Carlos da Veiga Ferreira. Lisboa: T eorema, 1986. DURAN, MARIA RENATA DA CRUZ; BENTIVOGLIO, JULIO. Paul Ricoeur e o lugar da memória na historiografia contemporânea. Dimensões: UFES – Programa de Pós-Graduação em História, Espírito Santo, v. 30, p. 213-244, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/viewFile/6162/4503. A cesso e m: 7 jul. 2 020. DOMINGOS, Gaspar João. Igreja metodista: um laboratório de ensino e formação libertadora: das origens inglesas à experiência angolana e aos desafios contemporâneos. 2019. Master's T hesis. U niversidade d e Évora. DOOYEWEERD, Herman. E stado e s oberania. S ão Paulo: V ida Nova, 2 014. DOOYEWEERD, H. A New Critique of Theoretical Thought. Deel 3. The Structures of Individuality of T emporal R eality. 2 013. 191 DOOYEWEERD, Herman. No crepúsculo do pensamento ocidental. Introdução de James K. Smith. Brasília: M onergismo, 2018. DOSSE, François. A h istória e m m igalhas. A nnales, 1992. DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Notas do subsolo. Trad. Maria Aparecida Botelho Pereira Soares. Porto Alegre: L&PM, 2008. DOS PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes. Gramsci e a hegemonia cultural no plano internacional. In : Cultura e Direitos Humanos nas Relações Internacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2 016. v. 2 , p. 65-75. DREHER, Martin N.. A Igreja Latino-americana no contexto mundial. 3. ed. São Leopoldo: Editora S inodal, 1 999. 244 p. DUTRA, Crysman. Uma breve história da filosofia analítica. Sapere aude – Belo Horizonte, v. 9 – n. 18, p. 506-514, jul./Dez. 2 018 – ISSN: 2177-6342. E ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Org. Michael Schröter; trad. Vera Ribeiro; rev. téc. e notas, R enato J anine R ibeiro. Rio de Janeiro: Jorge Z ahar Ed., 1 994. F FEBVRE, Lucien. Martinho Lutero, um destino. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: T rês E strelas, 2012. FEBVRE, Lucien. Le Problème de l'incroyance au XVIo siècle; la religion de Rabelais. Albin Michel, 2 003. FICO, Carlos. O grande irmão: da operação Brother Sam aos anos de chumbo . Rio de Janeiro: Civilização B rasileira, 2008. FLORESTAN, Florestan. Mário de Andrade e o Folclore Brasileiro. Revista do Arquivo Municipal, 1 946. FREITAG, B. A teoria crítica ontem e hoje. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 186p. Pp. 59-60 FRESTON, Paul. Protestantismo e política no Brasil: da constituinte ao impeachment. 1993. 307f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279821>. A cesso e m: 18 jul. 2 018. FRANCO, Sérgio de Gouvêa. “Dilthey: compreensão e explicação" e possíveis implicações para o método clínico. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 15, 192 n. 1, p. 14-26, Mar. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142012000100002&lng=e n&nrm=iso>. access on 04 Sept. 2020. https://doi.org/10.1590/S1415-47142012000100002. G GINZBURG. Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de uma moleiro perseguido pela i nquisição. São P aulo: C ompanhia das Letras, 1987. GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. I nvestigar em Educação - IIa. S érie, Número 1 , 2014. GOMES, Amandio. Uma ciência do psiquismo é possível? A psicologia empírica de Kant e a possibilidade de uma ciência do psiquismo. Rev. Dep. Psicol. , UFF , Niterói, v. 17, n. 1, pág. 103-111, junho de 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232005000100008&lng=e n&nrm=iso>. acesso em 23 de fevereiro de 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000100008 GOMES, Saul António. Hagiografia, arte e cultura no Outono da Idade Média. Revista Diálogos Mediterrânicos, 2 014, 6: 2 9-55. GOTO, Tommy Akira. Introdução à Fenomenologia e a Psicologia Fenomenológica (parte IV). São Paulo, 5 mar. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sEcvWpZhGUQ, acesso e m 24 fev. 2021. GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Turim: Einaudi, 1975. GRANDO, Vitor. A ressurreição da teologia natural na filosofia analítica do século xx. Revista Eletrônica E spaço T eológico ISSN 2 177-952X. V ol. 8 , n . 1 4, jul/dez, 2 014, p. 18-30. GUTIÉRREZ, Silvia. El análisis del discurso neoconservador de Ronald Reagan. UNAM, FCPyS, México (tesis d e d octorado e n sociología), 1996. H HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 2o. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1992. LE GOFF, Jacques, 1924 - História e memória; tradução: Bernardo Leitão... [et al.]. 5o ed. - Campinas, SP: E ditora da U nicamp, 2003. HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a revolução inglesa de 1640. São P aulo: Companhia d as L etras, 1 987. HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX - 1914 a 1991 . São Paulo: Companhia d as Letras, 1995. 193 HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. introd. e trad. Urbano Zilles. – 2 ed. P orto A legre: E DIPUCRS, 2002. J JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Brasil: Zahar, 1990. JOSGRILBERG, Rui. Vivência filosófica e espiritualidade cristã em Edith Stein. Revista Notandum, Cemoroc-Feusp/IJI–Univers. d o P orto , n. 33, p . 1 3-22. K KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Col: Textos clássicos. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. KAHLMEYER-MERTENS, R. S. DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas – tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010: Resenha. Veritas, [ s. l.] , v. 57, n. 3, p. 223-226, set./dez. 2012. DOI DOI: 10.15448/1984-6746.2012.3.11549. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332336491. Acessado em 2 de julho 2020. KING, Martin Luther. As palavras de Martin Luther King. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2 010. KINZO, D’Alva Gil. Oposição e autoritarismo: gênese e trajetória do MDB 1966/1967. São Paulo: V értice; E ditora Revista dos T ribunais, 1 988 KUYPER, A braham. C alvinismo. LeBooks Editora, 2020. KUYPER, A braham. H et Calvinisme: zes s tone-lezingen. 1 899. L LAGO, Davi. Brasil polifônico: os evangélicos e as estruturas de poder. 1. ed. São Paulo: mundo cristão, 2 018. LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. A influência dos Irmãos da Vida Comum na obra Didáctica Magna de Comenius. Aracajú: VI Seminário do HISTEDBR, 2003. Disponível em:<http://www.histedbr.fac.unicamp.br/art6 1 3.pdf>. A cesso e m: 2 6 maio 2020. LANGSTON, A. B . V erdadeira democracia. 1917. 194 LECHTE, John. Cinqüenta pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. Trad. F ábio F ernandes. B rasil: D ifel, 2 002 LE GOFF, Jacques. História e memória. tradução: Bernardo Leitão... [et al.]. 5o ed. - Campinas, SP: E ditora da U nicamp, 2003. LE GOFF, Jacques. O Deus da Idade Média . 3ª. Ed. Rio de Janeiro: A Civilização Brasileira, 2013. LEITE, Cláudio Antônio Cardoso. Cosmovisão Cristã e Transformação. Brasil: Editora Ultimato, 2 006. LEITE, Eudes Fernando; BALLER, Leandro; CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Entrevista com Ronaldo Vainfas: História, Historiografia e pós-graduação brasileiras. Revista Eletrônica H istória em Reflexão, v. 1, n. 1, 2 007. LESSA, Sérgio. P ara c ompreender a o ntologia d e L ukács. 3° E d. I juí: U nijuí, 2 007. LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de M. (Orgs.). Usos e a busos d a história o ral. R io de j aneiro: F GV, 1 996, p.167-182. LOPES, Renato. Thomas Carlyle (1795-1881) In: MARTINS, Estevão Rezende (Org.). A História pensada: teoria e método na historiografia europeia do Século XIX. São Paulo: Contexto, 2010 LOPES, Augustus Nicodemus. A B íblia e s eus i ntérpretes. S ão P aulo: Cultura Cristã, 2 013. LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2 011. LORIGA, Sabina. A biografia como problema. In: REVEL, Jacques (org). Jogos de escalas: a experiência d a microanálise. Rio d e Janeiro: E d. F GV, 1 998. LORIGA, Sabina; SCHMIDT, Benito Bisso. Entrevista com Sabina Loriga: a história biográfica. M étis: h istória & cultura. C axias do S ul, RS, 2003, p . 2 0. LOSURDO, Domenico. O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer. B oitempo E ditorial, 2019. LOVE, J oseph. O regionalismo g aúcho. São P aulo: Perspectiva, 1975. LÖWY, Michael. Marx e Engels como sociólogos da religião. Lua Nova , São Paulo, n. 43, p. 157-170, 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451998000100009&lng=e n&nrm=iso>. acesso e m 0 8 out. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451998000100009. LUCCHESSI, Laura Pelegrín; PORTA, González Porta; ARIEL, Mario. Estudos Neokantianos, Ed. Loyola, San Pablo, 2011, 322 pp. Cuestiones de Filosofía, n. 16, p. 238-242, 2014. 195 LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I / György Lukács, 1885-1971; tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. - São Paulo : Boitempo, 2012. 2v. LUZURIAGA, Lorenzo. A educação religiosa reformada. História da educação e da pedagogia. S ão P aulo: N acional, 1963, 108-124. LUZURIAGA. A educação pública religiosa. In: ____. História da educação pública. História da educação p ública São Paulo: N acional, 1 959. p. 5-22. M MADUREIRA, Jonas. I nteligência h umilhada. B rasil: V ida Nova, 2 017. MADUREIRA, Jonas. Lição 2: Psicologia é ciência? In : Cinco lições sobre cosmovisão e psicologia. São Paulo, 4 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bL-fONjebvU. Acesso em: 4 j un. 2 020. MAGALHÃES FILHO, Glauco Barreira. A Reforma Protestante e o Estado de Direito. 1a Ed. S ão Paulo: F onte E ditorial, 2 014. MALERBA, Jurandir. Thomas Carlyle. In: MALERBA, Jurandir (Org.). Lições de história: o caminho d a ciência no longo s éculo XIX. Rio d e J aneiro: E ditora FGV, 2010 MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5a. E dição. S ão P aulo: A tlas, 2003. MARROU, Henri-Irénée. Delà connaissance historique. 1º. ed. Paris: Éditions du Seuil, 1954 apud SCHAFF, Adam. História e Verdade. tradução Maria Paula Duarte; revisão Carlos Roberto F. Nogueira. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1986. (Série novas direções). MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro . Trad. de Conceição J ardim e Eduardo Lúcio N ogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1 972. MATOS, Gabriel Dayan Stevão de; VALLE, Bortolo. Introdução ao pensamento jusfilosófico de Herman Dooyeweerd. Tabulæ - Revista de Philosophia, Curitiba, v. 1, n. 1º, p. 9 - 36, 18 out. 2017. MAUÉS, Raymundo Heraldo. Cristianismos Amazônicos e Liberdade religiosa: Uma abordagem histórico-antropologica. Trabalho apresentado na Oficina sobre Direitos Humanos, Liberdade Religiosa e Territorialidade, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Revista A ntropolítica. S ão Luis: n . 9, p. 77-100, 2 000, p. 8 8-89. MAUAD, Ana Maria. Teoria da História. v. 1 / Ana Maria Mauad, Lucia Grinberg. Pedro Spinola Pereira C aldas. Rio de Janeiro: Fundação C ECIERJ, 2010. 196 MENDES JR, Antônio & Maranhão, Ricardo (orgs.) (1981). Brasil História: texto e consulta. S ão P aulo, B rasiliense, vol. 4: E ra V argas. MENDES, Eber da Cunha. A teologia política de joão calvino (1509-1564) na institutas da religião cristã (1536) . Orientador: Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado) - D iscente, Vitória, 2 009. MISES, Von. Teoria e história: uma interpretação da evolução social e econômica. São Paulo: I nstituto Ludwig Von M ises Brasil. 2014. MOLL, Jaqueline (Org). Educação Integral: texto referência para o debate nacional. MEC, SECAD, B rasília, 2 009. MONTALVÃO, S. A LDB de 1961: apontamentos para uma história política da educação. Revista Mosaico. Rio de Janeiro, ano II, edição 3, p. 01 – 21, jul. 2010. Disponível em http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=node/35.Acesso em 10 d e maio d e 2 020. MONTALVÃO, Sérgio. Liberdade de ensino versus totalitarismo: a semântica política dos substitutivos de Carlos Lacerda durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases (1958-1959) . Revista de H istória ( São P aulo), n. 169, p . 2 93-322, 2013, p . 296. MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica & utopia nos anos 1920-1930 . S ão Paulo: E ditora Unesp, 2009. MONTEIRO, Walmir dos Santos. “Nada no bolso ou nas mãos" influências de existencialismo sartreano na contracultura brasileira (1960-1970). Vassouras - RJ, Dissertação (Mestrado) e m H istória, U niversidade S everino Sombra, 2 007. MONTEIRO, Norma de Góis (Org.) O Brasil de Clóvis Salgado. Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio B arreto, 2 007 MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. MORAES, Maria Célia Marcondes de. Reformas de ensino, modernização administrada: a experiência de Francisco Campos – anos vinte e trinta. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, N úcleo d e P ublicações, 2000. MOREIRA, Ivome. A filosofia p olítica d e E dmund B urke. É R ealizações Editora, 2 019. N NALLI, Marcos A. G. Foucault e a fenomenologia: uma leitura da proto-arqueologia e de Histoire de la folie (1954-1961). Tese (doutoramento em Filosofia) - UNICAMP. Campinas, 2003. NALLI, Marcos. Um rastro a desaparecer na praia do pensamento: Foucault e a Fenomenologia. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 15, n. 2, p. 108-114, dez. 2009 . 197 Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000200006&ln g=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2020, p. 1. NEGRO, Antonio L uigi. Paternalismo, p opulismo e h istória s ocial. C adernos AEL, 2004. NICODEMUS. A ugustus. F ides r eformata. V .1, n .1. São Paulo: E ditora Mackenzie, 1996. NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano II . Editora Companhia das Letras, 2008. NUNES, R . A . da C . H istória d a Educação n o R enascimento. S ão P aulo: E PU, 1 980 NUNES, Alexandre Silva. Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 2 7, p. 0 21-035, 2016. O OLABUÉNAGA, José Ignacio Ruiz; ISPIZUA, María Antonia. La descodificación de la vida cotidiana: m étodos de investigación cualitativa. B ilbao: U niversidad d e Deusto, 1 989. OLIVEIRA, Betty A. de. Centelha em restolho seco: uma contribuição para a história dos primórdios d o trabalho b atista n o B rasil . 1985. ORTEGA Y GASSET, J osé. Meditacöes de Quixote. B rasil: L ivro Ibero-Americano, 1 967. OTRANTO, C. R. & PAMPLONA, R. M. Educação Profissional do Brasil do Império à Reforma Capanema: Dicotomia na Educação e na Sociedade Brasileira. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 2008, Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/873.pdf, a cessado e m 0 2 s et. 2020. P PAIM, Antônio [ 1977]. Problemática d o culturalismo. Rio de Janeiro: G raficon. PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, n. 8-9, p. 77-96, Aug. 1995. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1995000100007&lng=e n&nrm=iso>. access on 24 July 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100007. PEARCEY, Nancy R. e THAXTON, Charles B. A alma da ciência: fé cristã e filosofia natural. Trad. Susana Klassen do original The soul of science. São Paulo: Cultura Cristã, 2005. 348 p. 198 PEARCEY, Nancy. O Cristianismo é um estímulo, não um obstáculo à Ciência. Trad. Marcelo Herberts. Versões anteriores do artigo foram enviadas ao Fórum Megaviews, Laboratório N acional de Los Alamos, 2 4 de S etembro d e 2 003. PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta: libertando o cristianismo de seu cativeiro cultura. Brasil: CPAD, 2006. PELLI, Ronaldo. J ango, o conciliador. R evista d e H istória. R io de J aneiro, 19 j ul. 2 011. PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. PEREIRA, Ricardo et al. O marxismo na produção educacional brasileira das décadas de 1970-1980 . 2 009. PERES, S. P. Husserl e o projeto de psicologia descritiva e analítica em Dilthey. Memorandum, 27, 12-28. Recuperado em 04 de junho de 2020 de www.fafich.ufmg.br/memorandum/a27/peres01, 2014. PORTE JR., Wilson. Os Batistas e suas origens. Disponível em http://www.escolacharlesspurgeon.com.br/files/pdf/Os_Batistas_e_Suas_Origens.pdf, acessado em 3 nov. 2019. R RANIERI, Nina Beatriz Stocco; ALVES, Angela Limongi Alvarenga. Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar. São Paulo: Cátedra UNESCO de Direito à Educação/Universidade d e São P aulo ( USP) , 2018. RANQUETAT JR, Cesar. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. R evista S ociais e H umanas, 2 008. REALE, Miguel. Teoria tridimensional do Direito: preliminares históricas e sistemáticas. Ed. S araiva, 1 968. REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio d e J aneiro: Z ahar, 2 014. REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora d a FGV, 1998. RIBEIRO, José Eustáquio. Da sincronia à diacronia: os “três tempos” da “história total” de Braudel a partir de um diálogo com Lévi-Strauss. OPSIS, Catalão, v. 9, n. 12, jan-jun, 2009. RIBEIRO, Ezilene Nogueira et al. Eurico Alfredo Nelson (1862-1939) e a inserção dos Batistas em B elém do Pará. 2 011 199 RICOEUR, Paul. História e verdade. 2 .º ed., R io de Janeiro: Ed. F orense, 1979. RICOEUR, Paul. Temps et Récit. P aris: S euil: 1 983 RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. RICOEUR, Paul. O e clipse da n arrativa. I n: T empo e N arrativa. C ampinas: Papirus, 1994. RICOEUR, Paul. L’identité narrative. E sprit, P aris, n. 140-141, j uil.-aôut, 1988d. RINGER, Fritz K.. Metodologia de Max Weber: unificação das ciências culturais e sociais. São Paulo: E dusp, 2 004. 1 86 p . RIZZINI, Irma. O cidadão polido e o selvagem bruto: a educação dos meninos desvalidos na Amazônia Imperial. R io d e J aneiro: U FRJ/IFCS/PPGHIS, 2004. RIZZINI, Irma. A assistência à infância na passagem para o século XX: da repressão à reeducação. In: F órum E ducacional. 1 990. p. 77-94 RYKEN. P hilip Graham. C osmovisão Cristã. S ão P aulo: E ditora Cultura Cristã, 2015, 1 12p ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil: 1930 - 1973 . Petrópolis: Vozes, 1978 e 1984. ROUGE, Jean- François; ARMANET, Max; DESMENDT, Gérard. As convicções europeias do historiador Jacques Le Goff. REVISTA IHU ON-LINE , Rio Grande do Sul, 3 abr. 2014. Instituto Humanitas Unisinos - IHU, p. 1-3. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/529915-as-conviccoes-europeias-do-historiador-jacques-l e-goff. Acesso e m: 27 fev. 2021. S SÁ, R. N. As contribuições de Dilthey para uma fundamentação hermenêutica das ciências h umanas. Boletim I nterfaces d a Psicologia da U FRuralRJ, 2 , 2009, p . 3 8-43. SALES, Jean Rodrigues. História do Partido Comunista do Brasil (PCdoB): um balanço bibliográfico. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 21, p. 290 ‐ 311. maio/ago. 2017. SAMPAIO, M. C. H. A experiência com a linguagem em Bakhtin e Heidegger. Trabalho apresentado no Intercâmbio Nacional de Pesquisas em Linguística Aplicada – INPLA, UNICSUL/PUC-São Paulo: 2 013a. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições A frontamento, 2 010. 5 9p. 200 SANTOS, Mário Ferreira. Origem dos Grandes Erros Filosóficos. São Paulo: Matese, 1964. SANTOS, Roberg Januário; BARROS, Lucilvana Ferreira. Santo Agostinho e a decadência romana: recepções clássicas e fundamentação do pensamento cristão no ocidente. Revista Labirinto ( UNIR), v . 20, p . 1 84-202, 2 014. SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8. ed. São Paulo: Autores Associados, 2 000. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2 007. - ( Coleção memória d a e ducação) SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: LDB trajetória, limitada e perceptivas. 12. ed. Campinas S ão P aulo: Autores A ssociados, 2011. 2 83 p. SAVIANI, Demerval. Sentido da Pedagogia e papel do pedagogo. 9. ed. São Paulo: Revista da Associação Nacional de E ducação, 1985. SAVIANI, Dermeval. A importância da 2ª Conferência Nacional de Educação. Este texto foi composto pela articulação de seis artigos encaminhados para publicação no Semanário “A Fonte”, de São Sepé – RS, entre os dias 15/11/2014 e 27/12/2014 apud ALVES, Hélio de Mattos. Dermeval Saviani: Por que é importante implantar o Sistema Nacional de Educação no Brasil? Olhar do Campus: Notícias, comentários e artigos sobre educação, Rio de Janeiro, 18 nov. 2014. Parte do jornal, localizar entre os posts Nem Harvard, nem Bolonha e Anísio Teixeira e a cultura. Disponível em: Olhar do Campus: Notícias, comentários e artigos sobre e ducação. A cesso e m: 1 set. 2020. SARAIVA, Luiz Fernando; PIÑEIRO, Théo Lobarinhas. Compreender o Império: Usos de Gramsci no B rasil n o s éculo X IX. A nais d o XXVI S impósio N acional de História, 2 011. SCHAFF, Adam. História e Verdade. tradução Maria Paula Duarte; revisão Carlos Roberto F. Nogueira. 3 ª edição. São P aulo: Martins Fontes, 1 986. (Série novas direções). SCHMIDT, Benito Bisso. Entrevista com Sabina Loriga: a história biográfica. MÉTIS: história & cultura – v . 2 , n . 3, p. 11-22, j an./jun. 2 003. SCHÜTZ, Alfred. Bases da Fenomenologia. In Fenomenologia e relações sociais. Textos escolhidos de Alfred S chütz. Rio de J aneiro: Zahar, 1 979b. P arte I . SCOTT, Walter. L os p uritanos de Escocia. Antonio B ergnes, 1 838. SECRETO, Maria Verônica. Soldados da borracha: trabalhadores entre o sertão e a Amazônia n o governo V argas . S ão P aulo: Fundação P erseu Abramo, 2007. SEMERARO, Giovanni. Intelectuais “orgânicos" em tempos de pós-modernidade. Cadernos Cedes, v. 26, n. 7 0, p . 373-391, 2 006. 201 SELL, Carlos Eduardo. Democracia com liderança: Max Weber e o conceito de democracia plebiscitária. Revista Brasileira d e C iência Política, 2 011, 5 : 139-166. SOUZA, Márcio N. C. Algumas considerações sobre a sociologia de Alfred Schütz. Revista eletrônica dos pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 9 – n. 1– janeiro-julho/2012 – ISSN: 1806-5023. SKIDMORE, Thomas. Brasil: d e Getúlio a Castelo. R io de Janeiro, S aga, 1 969. STEPHANOU, Maria & BASTOS.M.H.C. Histórias e Memórias da História da Educação no Brasil. V ol. I II - S éculo X X.. Editora V ozes.2005. SILVA, Roberto Bitencourt da. Alberto Pasqualini:: trajetória política e pensamento trabalhista. 2012. 1 v. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós- Graduação em História, U niversidade F ederal Fluminense, Niterói, 2 012. SILVA, Taís Andrade da. Dos ideais da redemocratização a defesa da iniciativa privada: o anteprojeto de Clemente Mariani, de 1948 e o substitutivo de Lacerda, de 1958 : Discussões para a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, v . 1 6, p . 1-13, 2011. SILVA, Edmar Luis da. Compreender a vida, fundamentar a história: a crítica da razão histórica em Wilhelm D ilthey (1833-1911). 2 006. SILVEIRA, Fábio. Imprensa e política: o caso Belinati. Londrina: Edições Humanidades, 2004. STARLING, Heloisa Maria Murgel. Os senhores das Gerais: os novos inconfidentes e o golpe de 1964. Petrópolis: V ozes, 1 986. SUCUPIRA, N. O Ato adicional de 1834 e a descentralização da educação. In: FÁVERO, O. (Org). A Educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas Autores Associados, 1996. p.55-68. T TEIXEIRA, A. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. 7 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1971. p .13-41. TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5o. ed. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ [1O. ed. em 1957) TEIXEIRA, A nísio. E ducação é um d ireito. S ão P aulo, E ditora Nacional, 1968. THOMPSON, Edward Palmer. BOTTMANN, Denise. A formação da classe operária inglesa, 1: a á rvore da liberdade. B rasil: Paz e T erra, 2011. THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a maldição de Adão . Rio de 202 Janeiro: Paz e T erra, 1 988a. V ol. II. THOMPSON, E. P. Patrícios e plebeus. In: Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia n a América. Belo Horizonte: I tatiaia, 1 977. TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo – Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2 004. TUCHMAN, Barbara W .. A M archa d a Insensatez. R io de Janeiro: Bestbolso, 2 012. V VANDENBERGHE, Frédéric. Do estruturalismo ao culturalismo: a filosofia das formas simbólicas d e E rnest C assirer. S ociedade e E stado , v . 33, n . 3 , p . 653-674, 2 018. VAINFAS, Ronaldo. Os protagonistas anônimos da história: micro-história. Rio de Janeiro: Campus, 2 002. VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e História Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; e VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1 997. VAINFAS, Ronaldo. Triunfo da obra: le goff entre as mentalidades, a memória e a história. Brathair, v . 16, n . 2 , 2016. VELASQUES FILHO, Prócoro. MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Introdução ao Protestantismo n o B rasil. B rasil: E dições L oyola, 1990 VIEIRA, Carlos Eduardo; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Thompson e Gramsci: história, política e processos d e f ormação. Educ. S oc, v. 3 1, n. 111, p. 519-537, 2010. VIEIRA, David Gueiros. O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil , 2. ed. Brasília: E ditora UnB, 1980. VINCENT, Andrew. I deologias p olíticas m odernas. R io de J aneiro: Editora Z ahar, 1995. VILLALOBOS, José Eduardo Rodrigues. Diretrizes e bases da educação: ensino e liberdade. S ão P aulo: Ed. USP/Pioneira, 1969. VILHENA, Tony Welliton da Silva. O pensamento político do Jornal O Apologista Christão Brazileiro na transição juridopolítica do Estado Nacional (1890-1891) . Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais. Belém: Universidade Federal do Pará/UFPA, 2008 W WALD, George. The Origin of Life . Scientific American: The Physics and Chemiestry of 203 Life, New Y ork: S imon & S chuster, 1959 WEBER, Max. E conomía y Sociedad. 2a e d. México, F ondo d e C ultura E conómica, 1 974. WORLEY, M.. The Foundations of the British Labour Party. 2. ed. Reino Unido: Taylor & Francis Ltd, 2 009. WURMBRAND, Richard. Torturado por amor a cristo. Trad. Israel Gueiros Filho. 5.º ed. rev. São Paulo: Imprensa Metodista, 1976. Escritos p arlamentares Anais d a Câmara dos Deputados ( Biblioteca d o C ongresso Nacional, B rasília, DF). Diário do Congresso Nacional, de 13 de novembro de 1948 a 5 de setembro de 1963 (Biblioteca do C ongresso N acional, B rasília, D F). Arquivos d o CPDOC/FGV Biografia de Albérico Antunes de Oliveira, CPDOC/FGV. disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/alberico-antunes-de-oliveira. Acessado e m 1 0 de junho de 2019. Partido Trabalhista Brasileiro (1945-1965), CPDOC/FGV. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/partido-trabalhista-brasileiro-19 45-1965, acessado em 28 d e julho de 2 020. Dicionário Histórico B iográfico Brasileiro pós 1930. 2 ª e d. Rio d e Janeiro: E d. F GV, 2 001 COSTA, Canrobert Pereira da, CPDOC/FGV. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/costa-canrobert-pereira-da, acessado em 2 8 de j ulho d e 2020. O cenário econômico no período parlamentarista. CPDOC/FGV. Disponível em https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/O_cenario_econ omico_no_periodo_parlamentarista, a cessado e m 1 1 d e janeiro de 2 021. Outros OLIVEIRA, Betty Antunes de. FUNDAÇÃO Amazônia: Resenha historiográfica - 1937 a 1988. Destinatário: arquivo da F AMA. R io de Janeiro, 2 6 d ez. 2 009. Carta. Ata da sessão solene de organização da Igreja Batista de Constantinópolis. SESSÃO SOLENE DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA BATISTA DE CONSTANTINÓPOLIS, realizada no dia 3 de setembro de 1940, à Estrada de Constantinópolis, em Manaus, Estado do 204 Amazonas. Manaus: [ s. n.] , 1940. A. Antunes de Oliveira: presidente, pastor fundador; Floriano dos Anjos V ale: 1 .º secretário fundador. ANDRADE, Mário de. Carta de Mário de Andrade a Manuel Bandeira. 18 de dezembro de 1924, em Marcos Antonio de Moraes (org.), Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. Educação Integral, Salto para o Futuro, Ano XVIII boletim 13, Governo Federal do Brasil, Agosto de 2008. Como estava o Brasil antes de 1964. Disponível em Como estava o Brasil antes do golpe de 1964. São Paulo, 4 j un. 2 020. Acesso em: 4 j un. 2 020.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antunes de Oliveira - tragetória educacional e protagonismo no debate da LDB 4.024-61.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.