DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3684
Título: A importância das metodologias ativas no ensino de matemáica em cursos tecnológicos de nível superior
Título(s) alternativo(s): The importance of active methodologies in teaching mathematics in higher-level technological courses
Autor(es): Moraes, Valdison Luiz Cruz de
Orientador(es): Amorim Neto, Alcides de Castro
Palavras-chave: Metodologias Ativas;Active Methodologies;Educação Matemática;Mathematics Education;Ensino Híbrido;Hybrid Teaching
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MORAES, Valdison Luiz Cruz de. A importância das metodologias ativas no ensino de matemática em cursos tecnológicos de nível superior. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Estudos relativos à Educação Matemática no ensino superior retrata alguns aspectos que vivenciamos na prática, entre os quais destacamos, o deficit de aprendizagem em consequência do quantitativo de alunos ingressantes nas universidades cada vez mais despreparados, a necessidade e possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais viva e significativas para os estudantes e a carência de se repensar o processo didático pedagógico. Baseado neste contexto esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar o efeito da introdução da modalidade de Ensino Hibrido, no processo de ensino-aprendizagem de Matemática em turmas de cursos tecnólogos de nível superior. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa participante com abordagem quali-quantitativa, na qual se utilizou de questionários, entrevistas e observações diretas, buscando-se refletir sobre como as metodologias de ensino influenciam na aprendizagem dos estudantes e, na prática docente. O lócus da pesquisa é uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na zona norte de Manaus, e os sujeitos da pesquisa estudantes de três turmas, que estão cursando o segundo período nos cursos de Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e professores de Matemática dos referidos cursos. Para análise dos dados optou-se pelo método estatístico sistemático em conjunto com as ferramentas de qualidade Diagrama de Causa e Efeito e 5W2H. Os dados coletados, tabulados, analisados e expostos ao longo do estudo, nos permite apresentar algumas conclusões, que de certa forma confirmam o que vem sendo enfatizado pelos pesquisadores desta temática. Os modelos de ensino tradicionais, pautados apenas no uso de livros e apostilas didáticas, precisam ser superados e substituídos por estratégias de ensino dinâmicas, preferencialmente as que usam TDICS e possibilite ao aluno se tornar protagonista do saber no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com base nos resultados das intervenções aplicadas na pesquisa constatou-se que a modalidade de Ensino Híbrido é, como muitos estudos e debates sobre tendências da educação no século XXI indicam, um dos possíveis caminho para a transformação da educação. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Educação Matemática. Ensino Híbrido.
Abstract: Studies related to Mathematics Education in higher education portray some aspects that we experience in practice, among which we highlight the learning deficit as a consequence of the number of students entering universities that are increasingly unprepared, the need and possibility of transforming classes into more significant and relevant learning experiences for students and the shortage of rethinking the pedagogical didactic process. Based on this context, this research has as main objective to evaluate the effect of the introduction of the Hybrid Teaching modality in the teaching-learning process of Mathematics in classes of higher-level technologist courses. As methodological procedures, it was adopted in this research a quali-quantitative approach, in which questionnaires, interviews, and direct observations were used, seeking to reflect on how teaching methodologies influence student learning and teaching practice. The locus of the research is a private Higher Education Institution (IES), located in the north zone of Manaus, and the research subjects are students from three classes, who are attending the second period in the courses of Logistics, Human Resources Management, Management Quality and Mathematics teachers of these courses. For data analysis, it was chosen the systematic statistical method together with the quality tools Cause and Effect Diagram and 5W2H. The data collected, tabulated, analyzed, and exposed throughout the study allows us to present some conclusions, which in a way confirm what has been emphasized by researchers on this thematic. Traditional teaching models, based only on the use of textbooks and course packets, need to be overcome and replaced by dynamic teaching strategies, preferably those that use TDICS and enable the student to become the protagonist of knowledge in the teaching-learning process. Thus, based on the results of the interventions applied in the research, it was found that the Hybrid Education modality is, as many studies and debates on trends in education in the 21st century indicate, one of the possible paths for the transformation of education. Keywords: Active Methodologies. Mathematics Education. Hybrid Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3684
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância das metodologias ativas no ensino de matemáica em cursos tecnológicos de nível superior.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.