DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3595
Título: O uso de material didático e jogos no ensino de operações com números inteiros: estudos de caso com educandos jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): The use of educational material and games in teaching whole number operations: case studies with young and adult learners
Autor(es): Guimarães, Adilane Silva Matias
Orientador(es): Menezes, Maria Quitéria Afonso
Palavras-chave: Matemática;Math;Ensino aprendizagem;Teaching learning;Jogos educativos;Educational games;Educação de jovens e adultos;Education for young people and adults
Data do documento: 8-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GUIMARÃES, Adilane Silva Matias. O uso de material didático e jogos no ensino de operações com números inteiros: estudos de caso com educandos jovens e adultos. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é contribuir para ao processo de ensino aprendizagem de Operações com Números Inteiros por meio do uso de Material Didático e Jogos em uma turma da 5ª fase da EJA. Dentre os objetivos específicos destacam-se, observar a realidade de uma turma da 5ª fase com alunos que retomaram os estudos ou iniciaram na fase adulta; possibilitar Material Didático e Jogos para abordagem do conteúdo (Números Inteiros); analisar os resultados obtidos através de observação participante, teste diagnóstico e questionário. O processo metodológico se deu a partir da observação das aulas, foi aplicado um teste diagnóstico para verificar quais dificuldades existentes, então uma sequência didática foi elaborada com uso de Material Didático e Jogos de modo a ser realizada durante cinco aulas. Ao final foi feito um questionário para saber qual o ponto de vista do educando sobre a metodologia e outro par o professor(a). Este trabalho pode ser significativo para Universidade do Estado do Amazonas, que trabalha com Licenciatura em Matemática, devido à necessidade de se ampliar o olhar no campo da formação inicial do professor de Matemática, bem como, expandir a reflexão sobre o público diverso que se encontra nas escolas.
Abstract: The general objective of this work is to contribute to the teaching and learning process of Operations with Integers through the use of Material Didactics and Games in a group of the 5th phase of EJA. Among the specific objectives stand out, observing the reality of a 5th phase class with students who resumed their studies or started in adulthood; enable Didactic Material and Games to approach the content (Numbers integers); analyze the results obtained through participant observation, test diagnosis and questionnaire. The methodological process was based on the observation of classes, it was applied a diagnostic test to see what difficulties exist, then a didactic sequence was elaborated with the use of Didactic Material and Games in order to be held for five classes. At the end, a questionnaire was made to find out what the the student's point of view about the methodology and another pair of the teacher. This work may be significant for the State University of Amazonas, who works with a Degree in Mathematics, due to the need for to broaden the look in the field of initial training of Mathematics teachers, well how, to expand the reflection on the diverse public that is found in schools.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3595
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.