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dc.contributor.authorGuimarães, Adilane Silva Matias-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-03T20:35:54Z-
dc.date.issued2019-11-08-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Adilane Silva Matias. O uso de material didático e jogos no ensino de operações com números inteiros: estudos de caso com educandos jovens e adultos. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3595-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to contribute to the teaching and learning process of Operations with Integers through the use of Material Didactics and Games in a group of the 5th phase of EJA. Among the specific objectives stand out, observing the reality of a 5th phase class with students who resumed their studies or started in adulthood; enable Didactic Material and Games to approach the content (Numbers integers); analyze the results obtained through participant observation, test diagnosis and questionnaire. The methodological process was based on the observation of classes, it was applied a diagnostic test to see what difficulties exist, then a didactic sequence was elaborated with the use of Didactic Material and Games in order to be held for five classes. At the end, a questionnaire was made to find out what the the student's point of view about the methodology and another pair of the teacher. This work may be significant for the State University of Amazonas, who works with a Degree in Mathematics, due to the need for to broaden the look in the field of initial training of Mathematics teachers, well how, to expand the reflection on the diverse public that is found in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.titleO uso de material didático e jogos no ensino de operações com números inteiros: estudos de caso com educandos jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeThe use of educational material and games in teaching whole number operations: case studies with young and adult learnerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T20:35:54Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ivanilza Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1751959965923531pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é contribuir para ao processo de ensino aprendizagem de Operações com Números Inteiros por meio do uso de Material Didático e Jogos em uma turma da 5ª fase da EJA. Dentre os objetivos específicos destacam-se, observar a realidade de uma turma da 5ª fase com alunos que retomaram os estudos ou iniciaram na fase adulta; possibilitar Material Didático e Jogos para abordagem do conteúdo (Números Inteiros); analisar os resultados obtidos através de observação participante, teste diagnóstico e questionário. O processo metodológico se deu a partir da observação das aulas, foi aplicado um teste diagnóstico para verificar quais dificuldades existentes, então uma sequência didática foi elaborada com uso de Material Didático e Jogos de modo a ser realizada durante cinco aulas. Ao final foi feito um questionário para saber qual o ponto de vista do educando sobre a metodologia e outro par o professor(a). Este trabalho pode ser significativo para Universidade do Estado do Amazonas, que trabalha com Licenciatura em Matemática, devido à necessidade de se ampliar o olhar no campo da formação inicial do professor de Matemática, bem como, expandir a reflexão sobre o público diverso que se encontra nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Elioenai; VOGT, Maria. Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia. Revista Educação, Santa Maria, v.30, n. 2, p. 195-214, jan/dez. 2005. BANDEIRA, Denise. Material didático: criação, mediação e ação educativa. 1ºed. Curitiba: Intersaberes, 2017. BARCELOS, Luciana Bandeira. O que é Qualidade na Educação de Jovens e Adultos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2. p. 487-509, abri/jun. 2014. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 2017. BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, MEC, 2002. CARRAHER, Terezinha Nunes. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988. CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. 4º ed. São Paulo: Cortez, 2011. CORRÊA, Guilherme Carlos. EJA, educação e escolarização. In: Reunião Cientifica da ANPED, 10., 2014. Anais da X Reunião Cientifica da ANPED.Florianópolis: UDESC, p. 01-12. 2014. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 23ª Ed. São Paulo: Papirus, 2012 DOOLEY, L. M. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources, 2002. DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n.92, p.1115-1139, out. 2005. FONSECA, Maria. Educação Matemática de Jovens e Adultos. 3ºed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FONSECA, Maria. Educação Matemática de Jovens e Adultos: Especificidades, Desafios e Contribuições. Belo Horizonte: Autêntica. 2007. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011. GRATTAN, C.H.Educação de Adultos: Ideias Norte Americanas de 1710 a 1950. Trad. Raul de Polillo. São Paulo: IBRASA, 1964. HADDAD, Sérgio. Tendências atuais a educação de Jovens e adultos no Brasil. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES, 1993. Anais do encontro latino-americano sobre educação de jovens e adultos trabalhadores. p.86-108, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1994. HADDAD, Sérgio. ; PIERRO, Maria Clara Di . Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n.14, p.108-130, mai/jun/jul/ago. 2000. IBGE. Agência IBGE Notícias, 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para 2015>. Acesso em 19 ago.2019 JARDILINO, José; ARAÚJO, Regina. Educação de Jovens e Adultos: Sujeitos, Saberes e práticas. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2014 LUDOJOSKI, Roque L. Andragogia o Educacion del Adulto. Mexico: Editorial Guadalupe, 1972 MACHADO, Maria Margarida. Formação de Professores Para a EJA: Uma Perspectiva de Mudança. Retratos da Escola, v.2, Brasília, jan/dez, 2008 MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade. Rio De Janeiro: Vozes, 1994 MARCONE, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento de metodologia cientifica. 7ºed. São Paulo : Atlas, 2010. PARANÁ. SEED. Documentos Preliminares das Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos no estado do Paraná. Curitiba, 2005. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987 RAMOS, Rosemary Lacerda. Por uma educação lúdica. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org). Ludopedagogia – Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: UFBA/FACED, 2000. RIBEIRO, Flávia Dias. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Curitiba: Ibpex, 2008. SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos: O que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e Adultos. 2.ed. Curitiba: Ibpex, 2011. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. trad. Daniel Grassi. Porto Alegre : Bookman, 2001 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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