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Título: Crítica de poder estadunidense em filmes de guerra
Autor(es): Braga, Wendel Nascimento
Orientador(es): Silva, Gimima Beatiz Melo da
Palavras-chave: Ideologia Cultural;Indústria Cultural;Filmes de Guerra
Data do documento: 14-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O cinema hollywoodiano faz parte do contexto da chamada indústria cultural e sempre vem se destacando pelo domínio do mercado de filmes. A consequência que se tem é que ele se aproveita dessa condição para inserir nas narrativas fílmicas ideologias de superioridade cultural em relação às culturas dos outros povos, implicando muitas vezes na difusão de racismo e preconceito de várias ordens. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi demonstrar essa prática do uso da linguagem do cinema, no gênero Filmes de Guerra, como um fenômeno da difusão de ideologia de poder cultural estadunidense e instrumento de diferenciação social presente em produções cinematográficas hollywoodianas desse tipo. As análises foram desenvolvidas no sentido de identificar como se dão as circunstâncias em que as marcas aparecem ao longo das narrativas investigadas nos filmes escolhidos. Dessa forma, podem-se extrair evidências que constatam a intenção com que a obra foi realizada, evidenciando uma promoção da imagem de superioridade dos EUA, bem como possibilitando a crítica a essa estratégia de difusão dos elementos que destacam de alguma forma a crença numa superioridade cultural.
Abstract: Hollywood cinema is part of the context of the so-called cultural industry and has always stood out for its dominance of the film market. The consequence is that he takes advantage of this condition to insert ideologies of cultural superiority in relation to thecultures of other peoples in film narratives, often resulting in the spread of racism and prejudice of various orders. Thus, the objective of this research was to demonstrate this practice of using the language of cinema, in the War Films genre, as a phenomenon of diffusion of the ideology of American cultural power and an instrument of social differentiation present in Hollywood cinematographic productions of this type. The analyzes were developed in order to identify how the circumstances in which the brands appear along the narratives investigated in the chosen films occur. In this way, it is possible to extract evidence that confirms the intention with which the work was carried out, evidencing a promotion of the image of superiority in the US, as well as enabling the criticism of this strategy of diffusion of elements that somehow highlight the belief in superiority cultural.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3565
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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