DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3545
Título: Matemática financeira no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Financial math in high school
Autor(es): Santos Filho, Wilton Pereira dos
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Educação financeira;Financial education;Matemática finceira;Financial math;Ensino médio;High school
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS FILHO, Wilton Pereira dos. Matemática financeira no ensino médio. 2019. 76 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa tem o objetivo geral contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira através de contextualização no 3º ano do ensino Dessa forma, pretende-se que os alunos do ensino médio possam associar com a realidade, conceitos como porcentagem, juros, calculo de previdência, seguro de vida, solucionar problemas relacionados à matemática financeira no cotidiano usando exemplos como boletos de água, de luz, comprovante de compras, dentre outros, e desenvolver suas capacidades de autocritica mediante escolhas. Por acreditar que o Ensino da Matemática precisa estar relacionado com o cotidiano do estudante, foram usado exemplos que estão no dia a dia deles, que de certa forma, são novidades aos alunos.
Abstract: The research has the general objective to contribute to teaching and learning of Financial Mathematics through contextualization in the 3rd year of education In this way, it is intended that high school students can associate with reality, concepts such as percentage, interest, pension calculation, life insurance, solve problems related to financial math in daily life using examples such as water bills, electricity bills, proof of purchases, among others, and develop their self-criticism skills through choices. Believing that the Teaching of Mathematics needs to be related to the student's daily life, examples that are in their daily lives were used, that, in a way, are new to the students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3545
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática financeira no ensino médio.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.