DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Filho, Wilton Pereira dos-
dc.date.available2021-12-01T19:42:42Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Wilton Pereira dos. Matemática financeira no ensino médio. 2019. 76 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3545-
dc.description.abstractThe research has the general objective to contribute to teaching and learning of Financial Mathematics through contextualization in the 3rd year of education In this way, it is intended that high school students can associate with reality, concepts such as percentage, interest, pension calculation, life insurance, solve problems related to financial math in daily life using examples such as water bills, electricity bills, proof of purchases, among others, and develop their self-criticism skills through choices. Believing that the Teaching of Mathematics needs to be related to the student's daily life, examples that are in their daily lives were used, that, in a way, are new to the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectMatemática finceirapt_BR
dc.subjectFinancial mathpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleMatemática financeira no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeFinancial math in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T19:42:42Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Nadime Mustafá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Kelly Alves Marães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415442901565242pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem o objetivo geral contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira através de contextualização no 3º ano do ensino Dessa forma, pretende-se que os alunos do ensino médio possam associar com a realidade, conceitos como porcentagem, juros, calculo de previdência, seguro de vida, solucionar problemas relacionados à matemática financeira no cotidiano usando exemplos como boletos de água, de luz, comprovante de compras, dentre outros, e desenvolver suas capacidades de autocritica mediante escolhas. Por acreditar que o Ensino da Matemática precisa estar relacionado com o cotidiano do estudante, foram usado exemplos que estão no dia a dia deles, que de certa forma, são novidades aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, Gustavo Henrique W. de. Seguros, Matemática Financeira e Atuarial: Noções Aplicadas ao Seguro. Rio de Janeiro: Funenseg, 2005. BRASIL (2000). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília/DF. 2000. BRASIL (2017) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Fundamental. Brasília: MEC. BRASIL (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília: MEC. CRESPO, Antônio Arnot. Matemática financeira fácil. 14.ed. atual. – São Paulo: Saraiva, 2009. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. FAVERI, D. B. Educação Financeira para Crianças. Encontro de extensão Proex, UDESC- Lages-SC, 2012. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a Ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987. FREITAS, Rony C. O. Educação Matemática na Formação Profissional de Jovens e Adultos. GIL, António Carlos, Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. Editora. São Paulo: Atlas S.A Brasil 1989. Disponível em https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e tc3a9cnicas-de-pesquisa-social-1989.pdf. Acesso em: 30 de março de 2019. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma relação dialógica na construção do conhecimento, v. 22: p. 51-59. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf. Acesso em: 31 de março de 2019. 41 Https://veja.abril.com.br/economia/62-milhoes-de-brasileiros-estao inadimplentes-diz-spc/ Acesso em: 12 outubros de 2019. KAWAUTI, Marcela. 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes, diz SPC. Revista Veja, São Paulo, 12 fevereiro 2019. Economia Https://veja.abril.com.br/economia/62-milhoes-de-brasileiros-estao inadimplentes-diz-spc/ Acesso em: 12 outubros de 2019. LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2007. NAVARRO, Antonio Fernando. Introdução à atuária, Rio de Janeiro: Roncarati, 2011 PERRENOUD, Philippe. Das diferenças culturais as desigualdades escolares: a avaliação e a norma num ensino indiferenciado. In: ALLAL, L. (et al); CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe. Avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986. Páginas 27- 69. Http://brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-da-avaliacao-de aprendizagem-como-pratica-reflexiva.htm. Acesso em 02 de abril de 2019 RONDELLI, Elizabeth. Material didático: Interatividade e fundamental. Disponível em: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/novembro06/mercado/mercado.htm. Acesso em: 31 de março de 2019. YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemática financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática financeira no ensino médio.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.