DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3543
Título: Ensino e aprendizagem da matemática através de jogos para alunos com TDAH do 6º ano do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning mathematics through games for students with ADHD in the 6th grade of elementary school II
Autor(es): Santos, Nagila Simone Souza
Orientador(es): Amorim Neto, Alcides de Castro
Palavras-chave: Educação Matemática;Math education;TDAH;Jogos educativos;Educational games
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Nagila Simone Souza. Ensino e aprendizagem da matemática através de jogos para alunos com TDAH do 6º ano do ensino fundamental II. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Os alunos em geral afirmam que a Matemática é considerada como uma disciplina difícil, porém observações em campo de estágio revelam que a maioria deles não teve a oportunidade de manipular materiais concretos, resolver problemas contextualizados que pudessem proporcionar significado aos conceitos, como forma de facilitar a visualização das aulas teóricas aplicando na prática. Tais problemas se agravam, ocorrendo até mesmo certo preconceito, pois alunos que tem a como característica a manifestação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH são taxados como “alunos preguiçosos”, sendo assim, deixados de lado ou excluídos dos demais, visto que necessitam de uma abordagem diferente, para que assim consigam encontrar êxito nas suas rotinas de ensino. As análises de abordagens diferentes podem servir como norteadoras, visto que este transtorno comportamental se difere em três subtipos: TDAH com sintomas de desatenção, ou com sintomas de hiperatividade/impulsividade e o combinado, logo o profissional da licenciatura que tem um preparo de como lidar com estas situações teria um diferencial dentre os demais profissionais da área, pois o mesmo teria uma didática diferente. Objetivo geral do trabalho é analisar o impacto no rendimento do aluno com o transtorno, se fossem apresentadas questões contextualizadas, de diferentes níveis de complexidade, e com a utilização de material concreto.
Abstract: Students in general state that Mathematics is considered as a difficult discipline, but observations in the internship field reveal that the most of them did not have the opportunity to manipulate concrete materials, solve contextualized problems that could provide meaning to concepts, as a way to facilitate the visualization of theoretical classes applying in practice. Such problems are aggravated, even occurring certain prejudice, as students who are characterized by the manifestation of Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD are rated as "lazy students", thus, left out or excluded from the rest, as they need a different approach, so they can find success in their teaching routines. Analyzes of different approaches can serve as guidelines, since this behavioral disorder differs into three subtypes: ADHD with symptoms of inattention, or with symptoms of hyperactivity/impulsivity and the combined, then the professional of the degree who has a preparation of how dealing with these situations would differ from other professionals in the area, as it would have a different didactic. General objective of the work is to analyze the impact on student performance with the disorder, if contextualized questions were presented, of different levels of complexity, and with the use of concrete material.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3543
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.