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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Nagila Simone Souza-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2021-12-01T19:31:59Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Nagila Simone Souza. Ensino e aprendizagem da matemática através de jogos para alunos com TDAH do 6º ano do ensino fundamental II. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3543-
dc.description.abstractStudents in general state that Mathematics is considered as a difficult discipline, but observations in the internship field reveal that the most of them did not have the opportunity to manipulate concrete materials, solve contextualized problems that could provide meaning to concepts, as a way to facilitate the visualization of theoretical classes applying in practice. Such problems are aggravated, even occurring certain prejudice, as students who are characterized by the manifestation of Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD are rated as "lazy students", thus, left out or excluded from the rest, as they need a different approach, so they can find success in their teaching routines. Analyzes of different approaches can serve as guidelines, since this behavioral disorder differs into three subtypes: ADHD with symptoms of inattention, or with symptoms of hyperactivity/impulsivity and the combined, then the professional of the degree who has a preparation of how dealing with these situations would differ from other professionals in the area, as it would have a different didactic. General objective of the work is to analyze the impact on student performance with the disorder, if contextualized questions were presented, of different levels of complexity, and with the use of concrete material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da matemática através de jogos para alunos com TDAH do 6º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning mathematics through games for students with ADHD in the 6th grade of elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T19:31:59Z-
dc.contributor.advisor1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes Junior, Rogerio Jacinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5695777219579869pt_BR
dc.description.resumoOs alunos em geral afirmam que a Matemática é considerada como uma disciplina difícil, porém observações em campo de estágio revelam que a maioria deles não teve a oportunidade de manipular materiais concretos, resolver problemas contextualizados que pudessem proporcionar significado aos conceitos, como forma de facilitar a visualização das aulas teóricas aplicando na prática. Tais problemas se agravam, ocorrendo até mesmo certo preconceito, pois alunos que tem a como característica a manifestação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH são taxados como “alunos preguiçosos”, sendo assim, deixados de lado ou excluídos dos demais, visto que necessitam de uma abordagem diferente, para que assim consigam encontrar êxito nas suas rotinas de ensino. As análises de abordagens diferentes podem servir como norteadoras, visto que este transtorno comportamental se difere em três subtipos: TDAH com sintomas de desatenção, ou com sintomas de hiperatividade/impulsividade e o combinado, logo o profissional da licenciatura que tem um preparo de como lidar com estas situações teria um diferencial dentre os demais profissionais da área, pois o mesmo teria uma didática diferente. Objetivo geral do trabalho é analisar o impacto no rendimento do aluno com o transtorno, se fossem apresentadas questões contextualizadas, de diferentes níveis de complexidade, e com a utilização de material concreto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGÊNCIA NACIONAL DE VIGIÂNCIA SANITÁRIA [ANVISA]. Boletim de farmacoepidemiologia.v.2, n.2, 2012. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/sngpc/boletins/2012/boletim_sngpc_2_2012_corrigid o_2.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2019. BENCZIK, E. B. P.; BROMBERG, M. C. Intervenções na escola. In: ROHD, L. A.; MATTOS, P. Princípios e estratégias em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003. FARREL, M. Dificuldades de Aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2008. FERREIRA, Giuliana Sorbara. TDAH: uma doença que se pega na escola. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/144463/ferreira_gs_dr_ara fcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y > Acesso em: 15 de março de 2019. LANDSKRON, L. M. F., & SPERB, T. M. (2008).Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo. Revista Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 153-167. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572010000200002>. Acesso em: 24 de maio 2019. MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: perguntas e respostas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 16 ed. Brasil: ABDA, 2015. MUSZKAT, Mauro; MIRANDA, Monica Carolina; RIZZUTTI, Sueli. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Vol.3. São Paulo: Cortez, 2011. PACHECO, L. M. B. (2005). Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem?!Temas em Psicologia, 13(1), 45-51.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572010000200002>. Acesso em: 24 de maio 2019. ROHDE, L. A., BARBOSA, G., TRAMONTINA, S., &POLANCZYK, G. (2000). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22(Supl. II): 7-11.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572010000200002>. Acesso em: 24 de maio 2019. SELLTIZ, Claire et ai. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa - 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. 46 ECHEVERRÍA, M. P. P. A solução de problemas em matemática. In: POZZO, J.I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Art.Med, 1998. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo, S.P. Ed. Ática, 2003. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: Percursos teóricos e metodológicos. 3º ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996. ANDRINI, Álvaro. Práticando Matemática: 5ª série. São Paulo: Editora do Brasil, 1989. GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: 6º ano (Caderno de atividades). 1º Ed. São Paulo: Editora FTD educação, 2012. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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