DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3541
Título: Aprendizagem móvel: criação e utilização de um aplicativo matemático para o ensino do plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Mobile learning: creation and use of a mathematical application for teaching the Cartesian plan in the 8th grade of elementary school
Autor(es): Assunção, Paulo Anderson Passos
Orientador(es): Lima, Geraldine Silveira
Palavras-chave: Tecnologia ensino de matemática;Technology teaching mathematics;Tecnologia móvel;Mobile technology;Avaliação da aprendizagem;Assessment of learning.
Data do documento: 26-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ASSUNÇÃO, Paulo Anderson Passos. Aprendizagem móvel: criação e utilização de um aplicativo matemático para o ensino do plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamental. 2019. 75 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho destaca a importância da utilização de um aplicativo, através do recurso tecnológico móvel para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental com ênfase em plano cartesiano, pois através de plataformas e softwares disponíveis na internet este trabalho mostra que o professor pode produzir seu próprio material de intervenção pedagógica vinculada às tecnologias móveis e aplicar em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em contribuir com uma abordagem vinculada à realidade tecnológica atual, com o uso de aplicativo móvel, no ensino e aprendizagem de Matemática destacando o assunto plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, dentre os objetivos específicos destacam-se: criar aplicativo educacional de matemática para atrair e ensinar aos 12 alunos conteúdos de plano cartesiano; elaborar uma atividade através de um aplicativo móvel para auxiliar na compreensão de plano cartesiano; avaliar os resultados obtidos da atividade proposta e verificar a contribuição do aplicativo para o estudo do conteúdo plano cartesiano. Dessa forma, será possível ressaltar a importância do recurso tecnológico ligado à aprendizagem do plano cartesiano e mostrar suas contribuições na realidade atual tecnológica móvel.
Abstract: This work highlights the importance of using an application, through the mobile technology resource for an 8th grade class Fundamental with an emphasis on the Cartesian plan, as through platforms and software available on the internet this work shows that the teacher can produce its own pedagogical intervention material linked to mobile technologies and apply in the classroom. In this context, the general objective of the research is to contribute with a approach linked to the current technological reality, using a mobile application, in the teaching and learning of Mathematics highlighting the Cartesian subject in the 8th year of elementary school. In this sense, among the specific objectives stand out: create math educational app to attract and teach students Cartesian content students; elaborate an activity through a mobile application to aid in understanding the Cartesian plane; evaluate the results obtained from the proposed activity and verify the application's contribution to the study of flat Cartesian content. In this way, it will be possible to highlight the importance of the technological resource linked to learning the Cartesian plane and show your contributions in the current mobile technological reality.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3541
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.