DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssunção, Paulo Anderson Passos-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2021-12-01T19:09:27Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Paulo Anderson Passos. Aprendizagem móvel: criação e utilização de um aplicativo matemático para o ensino do plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamental. 2019. 75 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3541-
dc.description.abstractThis work highlights the importance of using an application, through the mobile technology resource for an 8th grade class Fundamental with an emphasis on the Cartesian plan, as through platforms and software available on the internet this work shows that the teacher can produce its own pedagogical intervention material linked to mobile technologies and apply in the classroom. In this context, the general objective of the research is to contribute with a approach linked to the current technological reality, using a mobile application, in the teaching and learning of Mathematics highlighting the Cartesian subject in the 8th year of elementary school. In this sense, among the specific objectives stand out: create math educational app to attract and teach students Cartesian content students; elaborate an activity through a mobile application to aid in understanding the Cartesian plane; evaluate the results obtained from the proposed activity and verify the application's contribution to the study of flat Cartesian content. In this way, it will be possible to highlight the importance of the technological resource linked to learning the Cartesian plane and show your contributions in the current mobile technological reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectTechnology teaching mathematicspt_BR
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectMobile technologypt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAssessment of learning.pt_BR
dc.titleAprendizagem móvel: criação e utilização de um aplicativo matemático para o ensino do plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMobile learning: creation and use of a mathematical application for teaching the Cartesian plan in the 8th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T19:09:27Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Rodrigo Choji de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915653613278294pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho destaca a importância da utilização de um aplicativo, através do recurso tecnológico móvel para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental com ênfase em plano cartesiano, pois através de plataformas e softwares disponíveis na internet este trabalho mostra que o professor pode produzir seu próprio material de intervenção pedagógica vinculada às tecnologias móveis e aplicar em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em contribuir com uma abordagem vinculada à realidade tecnológica atual, com o uso de aplicativo móvel, no ensino e aprendizagem de Matemática destacando o assunto plano cartesiano no 8º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, dentre os objetivos específicos destacam-se: criar aplicativo educacional de matemática para atrair e ensinar aos 12 alunos conteúdos de plano cartesiano; elaborar uma atividade através de um aplicativo móvel para auxiliar na compreensão de plano cartesiano; avaliar os resultados obtidos da atividade proposta e verificar a contribuição do aplicativo para o estudo do conteúdo plano cartesiano. Dessa forma, será possível ressaltar a importância do recurso tecnológico ligado à aprendizagem do plano cartesiano e mostrar suas contribuições na realidade atual tecnológica móvel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVAREZ, L. Gestão: Ensino de programação é aposta de colégios em todo o Mundo. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/211/aposta-no futuroo-ensino-de-programacao-temse-espalhado-como-330266-1.asp.> Acesso em: 13 abri. 2019. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BAIRRAL, Marcelo Almeida. Educação e matemática em dispositivos móveis: construindo uma agenda de pesquisas educacionais focadas no aprendizado em tablets Rio de janeiro. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/269114106_Educacao_e_matematica_em _dispositivos_moveis_construindo_uma_agenda_de_pesquisas_educacionais_focad as_no_aprendizado_em_tablets.> Acesso em: 20 jan. 2019. BOYER, Carl B., História da Matemática. São Paulo, Edgard Blücher, 1974. BAIRRAL, M. et al. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: editora da UFRJ, 2015. BARROS, Anderson. DINIZ, Diana. Aplicativos matemáticos e a democratização do ensino de matemática. São Paulo. 2016. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7596_3533_ID.pdf.> Acesso em: 17 fev. 2019. BORBA. M. et al. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. BACCA, Paula Cristina. Primeiros Passos no plano cartesiano: Atividades didáticas.Blumenau.2013.Disponível:<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25 617_12218.pdf.> Acesso em : 15 fev. 2019. CHAVANTE, Eduardo Rodrigues. CONVERGÊNCIAS: MATEMÁTICA. São Paulo: Edições SM, 2015. CARVALHO, Mercedes. FREITAS, Raphael de oliveira. Tecnologias móveis: tablets e smartphones no ensino da matemática. Sorocaba. 2017. Disponível em: <http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/341/508.> Acesso em: 1 mar. 2019. CARVALHO, Leandro S. G. de. OLIVEIRA, Elaine Harada T. de. SENA, Denise Maciel. Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. Manaus. 2014. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2943/2677.> Acesso em: 15 jan. 2019. 51 COSTA, Francisco José Carvalho. COSTA, Alana Jéssica Carvalho. RODRIGUES, Acássio Paiva. VASCONCELLOS, Tulio Flávio de. O uso de softwares aplicativos no ensino da matemática: A tecnologia como figura de mediação pedagógica.CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,3,2016, Ceará, Anais eletrônico...Ceará,Realize,2016.8p. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_S A8_ID6008_15082016184242.pdf.> Acesso em : 22 fev. 2019. CONEGLIAN, Stella G. Grenier.SANTOS, Christina Aparecida dos santos. MELO, José j. pereira. Reflexões sobre a vida de Descartes e o plano cartesiano. SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2,2010, Cascavel, Anais eletrônicos... Cascavel, unioeste, 2010.13p. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/280.pdf.> Acesso em :17 jan. 2019. COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A era dos smartphones: Um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasil. Brasília. 2014. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9405/1/2014_GustavoLeuzingerCoutinho.pdf.> Acesso em: 3 mar. 2019. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre, Artmed, 3º ed. 2010. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo. Papirus, 23ª ed. 2012. EVES, Howard W. Tópicas de história da matemática para uso em sala de aula: geometria. São Paulo: Atual, 1992. FARIA, Bruna Pinheiro. Fatores que motivam os jovens da geração z nas organizações. Brasília. 2016. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/15982/1/2016_BrunaPinheiroFaria_tcc.pdf.> Acesso em: 15 mar. 2019. FREITAS, Jarlison. Utilização de Aplicativo de Celular para Tabuada Auxiliando no Processo de Ensino-Aprendizagem. Boa Vista. 2016. Disponível em: <https://ufrr.br/liead/index.php?option=com_phocadownload&view=category&d ownload=105:utilizacao-de-aplicativo-de-celular-para-tabuada-auxiliando noprocesso-de-ensino-aprendizagem&id=22:polo-sao-joao-dabaliza&Itemid=309.> Acesso em: 10 nov. 2018. FERREIRA, Esmênia Furtado. Integração das Tecnologias ao Ensino da Matemática: percepções iniciais. ENCONTRA BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓ-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,19,2015, Juiz de Fora, XIX Encontro...Juiz de fora . PPGEM/UFJF,2015. 11p. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_esmenia_ferreira.pdf.> Acesso em: 13 dez. 2018. 52 GERHARDT , Tatiana Engel. Métedos de pesquisa. Porto Alegre. UFRGS. 2009. Disponível em : <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.> Acesso em: 20 mar. 2019. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007. MAGEDANZ, Adriana. COMPUTADOR: Ferramenta de trabalho no Ensino (de Matemática). 2004. 14 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Pós graduação Lato Sensu,Univates, Lajeado, 2004. Disponível em: <http://ensino.univates.br/~magedanza/pos/artigo_final_adriana_magedanz.pdf.> Acesso em: 4 fev. 2019. SEIFERT, Leila. A Utilização De Recursos Tecnológicos Como Alternativa Para O Ensino Da Matemática Construções Básicas No Geogebra: Triângulos. Cianorte. 2008. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_l eila_cristina_escudeiro.pdf.> Acesso em: 27 jan. 2019. SILVA, Vera L. R. A Contextualização e a Valorização da Matemática: Representações Sociais de Alunos do Ensino Médio. Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes. 2004. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/03/CC52299708804.pdf.> Acesso em: 10 jan. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.