DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3502
Title: Análise do percurso gerativo de sentido no Conto a Dama Pé de Cabra
Authors: Arantes, Adriana Sevalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Manoel Domingos de Castro
Keywords: Semiótica; Literatura; Conto fantástico;Semiotics; Literature; Fantastic tale
Issue Date: 30-Nov-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como tema “Análise do percurso gerativo no Conto A Dama pé de Cabra”, é um estudo que analisa o conto fantástico “A Dama Pé de Cabra”, na perspectiva da semiótica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar através da semiótica o conto fantástico e suas características, e mostrar a sua importância no incentivo à leitura e escrita. A metodologia foi realizada em pesquisa bibliográfica, o método utilizado foi o indutivo, com uma abordagem qualitativo. Os teóricos que embasaram esse artigo foram: Costa & Costa (2011), que discorre sobre a pesquisa bibliográfica “é aquela realizada em livros, revistas, jornais, etc. Ela é básica para qualquer tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma”; Cândido (2008), que relata os efeitos positivos que uma obra literária pode trazer para “exercício da reflexão, a aquisição do saber, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso de beleza percepção da complexidade do mundo”; Marinelo (2009), que conceitua o conto fantástico; Gama (2010), que destaca a importância da utilização de narrativas fantásticas no incentivo à leitura e escrita dos jovens; Oliari (2004), que defini a semiótica; Fiori (2018), que salienta sobre o percurso gerativo de sentido e o Herculano (1970), autor da obra “A Dama Pé de Cabra”. A partir da semiótica greimasiana podemos construir novos conhecimentos com narrativas ou poemas. Os resultados do estudo foram de suma importância para a construção de conhecimentos, um aliado no incentivo à leitura e escrita dos alunos, também a análise do conto fantástico foram importantíssimos pois, trouxe um aprendizado significativo em relação ao fantástico assim como na semiótica francesa.
Abstract: This article has as its theme “Analysis of the generative path in the tale A Dama pé de Cabra”. It is a study about the fantastic tale “A Dama Pé de Cabra”, in the perspective of semiotics. The general objective of this research was to analyze through semiotics the fantastic story and its characteristics, and to show its importance in encouraging reading and writing. The methodology was carried out in bibliographic research. The method used was the inductive one, with a qualitative approach. The theorists who supported this article were: Costa & Costa (2011), who discusses bibliographic research “is the one carried out in books, magazines, newspapers, etc. Cândido (2008), who reports the positive effects that a literary work can bring to “exercise of reflection, the acquisition of knowledge, the ability to penetrate life's problems, the sense of beauty, perception of the complexity of the world”; Marinelo (2009), who conceptualizes the fantastic tale; Gama (2010), who highlights the importance of using fantastic narratives in encouraging young people to read and write; Oliari (2004), who defined semiotics; Fiori (2018), who highlights the generative path of meaning and Herculano (1970), author of the work “A Dama Pé de Cabra”. From the greimasian semiotics we can build new knowledgement with narratives or poems. The results of the study were of paramount importance for the construction of knowledge, an ally in encouraging students to read and write, also the analysis of the fantastic tale were extremely important because it brought a significant learning in relation to the fantastic as well as in French semiotics
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3502
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise do percurso gerativo de sentido no Conto a Dama Pé de Cabra.pdf544,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.