DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3494
Título: A formação do professor da educação de jovens e adultos em meio às reflexões de alfabetização em uma escola municipal de Manaus
Título(s) alternativo(s): The training of teachers in youth and adult education in the midst of literacy reflections in a municipal school in Manaus
Autor(es): Sinfronio, Odelice Alves
Orientador(es): Menezes, Maria Quitéria Afonso
Palavras-chave: Escola;School;Educação de Jovens e Adultos;Education for young people and adults;Formação de professor;Teacher training;Alfabetização;Alphabetization
Data do documento: 28-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SINFRONIO, Odelice Alves. A formação do professor da educação de jovens e adultos em meio às reflexões de alfabetização em uma escola municipal de Manaus. 2021. 68 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Por meio desse trabalho objetivou-se analisar a relação entre a formação e a prática pedagógica do professor da Educação de Jovens e Adultos em meio às reflexões de alfabetização. Assim como, a participação dos educandos do Primeiro Segmento dessa Modalidade de Ensino, em uma Escola pública da zona norte de Manaus. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, com base nos postulados de Freire (2011; 2019); Arroyo (2013); Soares (1998); Paiva (2015) dentre outros, bem como por meio de pesquisa de campo na qual é realizada a observação direta do trabalho do professor na EJA, a fim de identificar na literatura estudos e debates que se articulam com a formação e a prática do professor da Educação de Jovens Adultos; avaliar os referenciais teóricos-metodológicos das práticas de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos educandos da EJA; relacionar os pressupostos teórico-metodológicos envolvendo a práxis e as novas concepções de alfabetização nessa Modalidade de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Na coleta de dados, utilizou-se a observação participante, entrevista com a gestora e questionário aos professores. A formação de professores, deve ser um momento especial para avaliar a área de atuação profissional e a necessidade de se implantar políticas educacionais que conduzam a uma real formação para educandos trabalhadores. Enfatizando a relevância da reflexão do professor sobre a sua prática, sobre a sua sala de aula, buscando alternativas através de pesquisas de novas abordagens metodológicas, aprimorando sua prática pedagógica, tendo a compreensão de que alfabetizar não se reduz a apenas escolarizar, uma vez que é por meio da educação que se espera garantir a formação de cidadãos críticos e participativos nas tomadas de decisão na sociedade.
Abstract: This work aims to analyze the relationship between education and pegagogic practice of a teacher qualified for Education of Young People and Adults (called as EJA teacher in this text), considering specific reflections about alphabetization, as well as the participation of students from the first segment of this teaching mode, in a public school in the north district of Manaus city. On such purpose, a research had been developed by means of a bibliographic and documentary survey, based on postulates of Freire (2011; 2019); Arroyo (2013); Soares (1998); Paiva (2015) et al., as well as through field research in which direct observation of an teacher's work is carried out in Education for Young People and Adults practice, in order to identify studies and debates in the literature that are connected to education and pegagogic practice of an EJA teacher; evaluate of the theoretical-methodological references of teaching and learning practices for the development of students' reading skills; relate the theoretical-methodological assumptions involving praxis and new concepts of alphabetization in the Education for Young People and Adults. This is a descriptive research, with a qualitative approach. In data collection procedures, participant observation, interview with the manager and a questionnaire to teachers were used. Teacher training should be a special moment to assess such area of professional activity and the need to implement educational policies that lead to real training for working students. By emphasizing the relevance of the teacher's reflection on his own practice, on his classroom, seeking alternatives through research on new methodological approaches, improving his pedagogical practice, understanding that alphabetization is not just about schooling, since education is the way in which we expect to guarantee the formation of citizens with critical and participative roles in the decision-making processes of society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3494
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.