DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSinfronio, Odelice Alves-
dc.date.available2021-10-26T18:38:11Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationSINFRONIO, Odelice Alves. A formação do professor da educação de jovens e adultos em meio às reflexões de alfabetização em uma escola municipal de Manaus. 2021. 68 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3494-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the relationship between education and pegagogic practice of a teacher qualified for Education of Young People and Adults (called as EJA teacher in this text), considering specific reflections about alphabetization, as well as the participation of students from the first segment of this teaching mode, in a public school in the north district of Manaus city. On such purpose, a research had been developed by means of a bibliographic and documentary survey, based on postulates of Freire (2011; 2019); Arroyo (2013); Soares (1998); Paiva (2015) et al., as well as through field research in which direct observation of an teacher's work is carried out in Education for Young People and Adults practice, in order to identify studies and debates in the literature that are connected to education and pegagogic practice of an EJA teacher; evaluate of the theoretical-methodological references of teaching and learning practices for the development of students' reading skills; relate the theoretical-methodological assumptions involving praxis and new concepts of alphabetization in the Education for Young People and Adults. This is a descriptive research, with a qualitative approach. In data collection procedures, participant observation, interview with the manager and a questionnaire to teachers were used. Teacher training should be a special moment to assess such area of professional activity and the need to implement educational policies that lead to real training for working students. By emphasizing the relevance of the teacher's reflection on his own practice, on his classroom, seeking alternatives through research on new methodological approaches, improving his pedagogical practice, understanding that alphabetization is not just about schooling, since education is the way in which we expect to guarantee the formation of citizens with critical and participative roles in the decision-making processes of society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.titleA formação do professor da educação de jovens e adultos em meio às reflexões de alfabetização em uma escola municipal de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe training of teachers in youth and adult education in the midst of literacy reflections in a municipal school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:38:11Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401380147770438pt_BR
dc.description.resumoPor meio desse trabalho objetivou-se analisar a relação entre a formação e a prática pedagógica do professor da Educação de Jovens e Adultos em meio às reflexões de alfabetização. Assim como, a participação dos educandos do Primeiro Segmento dessa Modalidade de Ensino, em uma Escola pública da zona norte de Manaus. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, com base nos postulados de Freire (2011; 2019); Arroyo (2013); Soares (1998); Paiva (2015) dentre outros, bem como por meio de pesquisa de campo na qual é realizada a observação direta do trabalho do professor na EJA, a fim de identificar na literatura estudos e debates que se articulam com a formação e a prática do professor da Educação de Jovens Adultos; avaliar os referenciais teóricos-metodológicos das práticas de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos educandos da EJA; relacionar os pressupostos teórico-metodológicos envolvendo a práxis e as novas concepções de alfabetização nessa Modalidade de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Na coleta de dados, utilizou-se a observação participante, entrevista com a gestora e questionário aos professores. A formação de professores, deve ser um momento especial para avaliar a área de atuação profissional e a necessidade de se implantar políticas educacionais que conduzam a uma real formação para educandos trabalhadores. Enfatizando a relevância da reflexão do professor sobre a sua prática, sobre a sua sala de aula, buscando alternativas através de pesquisas de novas abordagens metodológicas, aprimorando sua prática pedagógica, tendo a compreensão de que alfabetizar não se reduz a apenas escolarizar, uma vez que é por meio da educação que se espera garantir a formação de cidadãos críticos e participativos nas tomadas de decisão na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens – 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. BARCELOS, Valdo. Formação e professores para Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Brasília, DF, 1996. Acesso em: 12 setembro 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão – 33 ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. COUTO, Sonia. A EJA não tem Lugar no MEC Atualmente. (Instituto Paulo Freire). Disponível em<www.deolhonosplanos.org.br. 2019. Artigos>. Acesso em 01.02.2020. DALBERIO Osvaldo; BORGES Maria Célia. Aspectos metodológicos e filosóficos que orientam as pesquisas em educação. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681- 5653) n.º 43/5 – 25 de julho de 2007 EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Acesso em 29.06.2021. DI PIERRO, M.; HADDAD, S. Escolarização de jovens e adultos - Disponível em: Coleção Cadernos Pedagógicos de EaD - 2000. Acesso em: 10 jul. 2020. ______; RIBEIRO, C.; MASAGAO, V.; JOIA, Orlando. Visões da educação jovens e adultos no Brasil. In: Cadernos CEDES (UNICAMP), Campinas, n.55, p.77, 2001. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 39 ed. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. ______. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 39.ed. São Paulo: Cortez, 2000. ______. Pedagogia do Oprimido. 32.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo. Editora Cortez, 2011. GADOTTI, Moacir. O MOVA-SP Estado e movimentos populares. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo. Editora Cortez, 2011. Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, M.C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira, n. 14, p. 108-122, maio/ago. 2000. INSTITUTO UNIBANO: BNCC: Pandemia amplia desafios para implementação. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/. Acesso em 02.07.2021. IRELAND, T.D; SPEZIA, C.H. (org.). Educação de Adultos em Retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA. Brasília. Virtual Books, 2014. Disponível em: <http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/educacao_adultos_retrospectiva _CONFINTEA.pdf>. Acesso em: 19 de abril de 2020. LAKATOS Eva Maria; MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. LACERDA, Ana; RAMALHO, Laís. Guia da Pesquisa na quarentena: obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social. Laboratório de Humanidades Digitais da PUC- Rio e Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais da PUC – Rio. Rio de Janeiro/RJ, 2020. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marly E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017. MORAES, Artur Gomes de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização. In: MORAES, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAl, Telma Ferraz. Alfabetização apropriação do sistema de escrita alfabética. – Belo Horizonte: Autentica, 2005. NETTO, José Paulo. O que é Marxismo. (Coleção primeiros passos 148) 9 ed. - São Paulo : Brasiliense, 1994. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos (Temas Brasileiros 2). São Paulo: Loyola 2015. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010. SOARES, Leôncio José Gomes. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação de Jovens e Adultos - Rio de Janeiro: DP&amp. 2002. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], n. 25, p.5-17, abr. 2004. Fap UNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782004000100002. ______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE, 1998. UNESCO. A Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos/Agenda para o Futuro da Educação de Adultos. In: Educação de jovens e adultos: memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: UNESCO, MEC, 2004. UNESCO . Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Brasília: UNESCO, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.