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Título: O trabalho e a saúde do professor: indícios associados ao adoecimento na profissão
Título(s) alternativo(s): The teacher's work and health: evidence associated with illness in the profession
Autor(es): Costa, Adrielle Souza da
Orientador(es): Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
Palavras-chave: Adoecimento;Illness;Amazonas;Pandemia da COVID-19;COVID-19 pandemic;Saúde;Health;Trabalho docente;Teaching work
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Adrielle Souza da. O trabalho e a saúde do professor: indícios associados ao adoecimento na profissão. 2021. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente estudo aborda a questão do trabalho e a saúde do professor, tendo por base indícios associados ao adoecimento na profissão. O trabalho, se constitui, na área da educação como uma atividade que pode ocupar grande parcela do tempo do indivíduo, acarretando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início como no final da caminhada profissional. A pesquisa teve como objetivo geral compreender fatores presentes no contexto do trabalho docente que levam ao adoecimento dos professores. A metodologia se estrutura como uma pesquisa qualitativa em educação, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico e documental, apoiada no paradigma indiciário, sistematizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg. Os resultados apontaram que dentre as principais enfermidades que mais acometem os professores encontram-se as doenças psicossociais (causadas pela intensificação de trabalho e situações estressoras), osteomusculares e cardiovasculares (que provocam desequilíbrio funcional, resultante de transtornos físicos), a síndrome de Burnout e distúrbios da voz. E dentre os fatores que mais contribuem para tais doenças, se destacam a intensificação e sobrecarga de trabalho, sala de aula superlotada, péssimas condições salariais, desvalorização, entre outros. No contexto atual, com o surgimento da pandemia do coronavírus (COVID-19) os casos de adoecimentos acabaram se agravando, diante das novas condições de trabalho em que os profissionais foram expostos. Casos como esses, se encontram presentes em várias escolas distribuídas por todo o país, e aqui no Amazonas, pude presenciar alguns desses acontecimentos no estágio e também através de estudos realizados em escolas na cidade de Manaus. Diante dos fatos, este estudo mostrou que as transformações que atingem a sociedade, acabam implicando no sistema educacional. E por conseguinte, no trabalho do professor, que se encontra cada vez mais complexo e imerso a desafios constantes, o que gera um grande abalo na saúde do professor e o deixa mais vulnerável às doenças ocupacionais.
Abstract: This study addresses the issue of work and teacher health, based on evidence associated with illness in the profession. Work, in the area of education, constitutes an activity that can occupy a large portion of the individual's time, increasingly causing the incidence of health problems, both at the beginning and at the end of the professional journey. The research had as a general objective to understand factors present in the context of the teaching work that lead to the illness of teachers. The methodology is structured as a qualitative research in education, developed from a bibliographical and documental survey, supported by the evidential paradigm, systematized by the Italian historian Carlo Ginzburg. The results showed that among the main illnesses that most affect teachers are psychosocial diseases (caused by intensifying work and stressful situations), musculoskeletal and cardiovascular diseases (which cause functional imbalance resulting from physical disorders), Burnout syndrome and voice disorders. And among the factors that most contribute to such diseases, the intensification and work overload, overcrowded classrooms, terrible salary conditions, devaluation, among others, stand out. In the current context, with the emergence of the coronavirus pandemic (COVID-19), cases of illness ended up getting worse, given the new working conditions in which professionals were exposed. Cases like these are present in several schools throughout the country, and here in Amazonas, I was able to witness some of these events during the internship and also through studies carried out in schools in the city of Manaus. Given the facts, this study showed that the transformations that affect society end up affecting the educational system. And therefore, in the teacher's work, which is increasingly complex and immersed in constant challenges, which generates a great impact on the teacher's health and makes him more vulnerable to occupational diseases.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3491
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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