DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Adrielle Souza da-
dc.date.available2021-10-26T18:32:03Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Adrielle Souza da. O trabalho e a saúde do professor: indícios associados ao adoecimento na profissão. 2021. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3491-
dc.description.abstractThis study addresses the issue of work and teacher health, based on evidence associated with illness in the profession. Work, in the area of education, constitutes an activity that can occupy a large portion of the individual's time, increasingly causing the incidence of health problems, both at the beginning and at the end of the professional journey. The research had as a general objective to understand factors present in the context of the teaching work that lead to the illness of teachers. The methodology is structured as a qualitative research in education, developed from a bibliographical and documental survey, supported by the evidential paradigm, systematized by the Italian historian Carlo Ginzburg. The results showed that among the main illnesses that most affect teachers are psychosocial diseases (caused by intensifying work and stressful situations), musculoskeletal and cardiovascular diseases (which cause functional imbalance resulting from physical disorders), Burnout syndrome and voice disorders. And among the factors that most contribute to such diseases, the intensification and work overload, overcrowded classrooms, terrible salary conditions, devaluation, among others, stand out. In the current context, with the emergence of the coronavirus pandemic (COVID-19), cases of illness ended up getting worse, given the new working conditions in which professionals were exposed. Cases like these are present in several schools throughout the country, and here in Amazonas, I was able to witness some of these events during the internship and also through studies carried out in schools in the city of Manaus. Given the facts, this study showed that the transformations that affect society end up affecting the educational system. And therefore, in the teacher's work, which is increasingly complex and immersed in constant challenges, which generates a great impact on the teacher's health and makes him more vulnerable to occupational diseases.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectIllnesspt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.titleO trabalho e a saúde do professor: indícios associados ao adoecimento na profissãopt_BR
dc.title.alternativeThe teacher's work and health: evidence associated with illness in the professionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:32:03Z-
dc.contributor.advisor1Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Cinthia Vivianne Carvalho dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151438126220214pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2626279553704246pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a questão do trabalho e a saúde do professor, tendo por base indícios associados ao adoecimento na profissão. O trabalho, se constitui, na área da educação como uma atividade que pode ocupar grande parcela do tempo do indivíduo, acarretando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início como no final da caminhada profissional. A pesquisa teve como objetivo geral compreender fatores presentes no contexto do trabalho docente que levam ao adoecimento dos professores. A metodologia se estrutura como uma pesquisa qualitativa em educação, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico e documental, apoiada no paradigma indiciário, sistematizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg. Os resultados apontaram que dentre as principais enfermidades que mais acometem os professores encontram-se as doenças psicossociais (causadas pela intensificação de trabalho e situações estressoras), osteomusculares e cardiovasculares (que provocam desequilíbrio funcional, resultante de transtornos físicos), a síndrome de Burnout e distúrbios da voz. E dentre os fatores que mais contribuem para tais doenças, se destacam a intensificação e sobrecarga de trabalho, sala de aula superlotada, péssimas condições salariais, desvalorização, entre outros. No contexto atual, com o surgimento da pandemia do coronavírus (COVID-19) os casos de adoecimentos acabaram se agravando, diante das novas condições de trabalho em que os profissionais foram expostos. Casos como esses, se encontram presentes em várias escolas distribuídas por todo o país, e aqui no Amazonas, pude presenciar alguns desses acontecimentos no estágio e também através de estudos realizados em escolas na cidade de Manaus. Diante dos fatos, este estudo mostrou que as transformações que atingem a sociedade, acabam implicando no sistema educacional. E por conseguinte, no trabalho do professor, que se encontra cada vez mais complexo e imerso a desafios constantes, o que gera um grande abalo na saúde do professor e o deixa mais vulnerável às doenças ocupacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. ALESSI, Sandra et al. A crise sanitária aliada as consequências da pandemia pela Covid-19. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade. São Paulo. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_16097 74477.pdf AMORIM, S. N. M. de C. Distúrbio vocal e estresse: os efeitos do trabalho na saúde de professores/as do ensino fundamental de Goiânia. Universidade Católica de Goiás (Dissertação de mestrado): Goiânia, 2006.Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3038/1/SAMIA%20NEVES%20MA CIEL%20DE%20CARVALHO%20AMORIM.pdf ANTUNES, Ricardo. A Cidadania Negada. Buenos Aires. Editora CLACSO. 2000. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010021549/3antunes.pdf ARAÚJO, T et al. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Universidade Estadual de Feira de Santana. Santana – BA. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/BYh8RV9xyw6N6kdJSqqHkLg/?lang=pt&format=pdf ASSUNÇÃO, A; OLIVEIRA, D. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade. Campinas. v. 30, n. 107, p. 349-372. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fdCjfWkF8XYXTfyXGcgCbGL/?format=pdf&lang=pt Brasil. (1986). Ministério da Saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde – Relatório Final. Brasília/DF, 1986. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/rela torio_8.pdf BUENO, E; ALMEIDA, K. Um Olhar para Além do Capital: a Possibilidade de Superação do Modelo Neoliberal em Educação. Porto Das Letras, 1(2), p. 128 - 142. 2006. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/1782/8663 BUSS, P; FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 90 páginas. Março de 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?lang=pt CAMPOS, T; SCHROEDER, T. Processo saúde e doença na percepção de professores: um olhar para além do aspecto biológico. Revista Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo. Paraná. 2020. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/08/saude-professores.html 42 CARLOTTO, M. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Universidade de Santiago de Compostela. Psicologia em estudo. Maringá. v.7, n.1, p. 21-29. Junho de 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/?format=pdf&lang=pt CARRAPATO, P; CORREIA, P; GARCIA, B. Determinante da Saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde. Saúde e Sociedade. São Paulo. V26, n.3, p.676- 689, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/PyjhWH9gBP96Wqsr9M5TxJs/?format=pdf&lang=pt CORTEZ, P. et al. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Caderno de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/8d4rRcpjzrYjBhjvmrTLZpc/abstract/?lang=pt CRUZ, R. et al. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Eletrônica de investigação e docência. Santa Catarina. Julho de 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/1024-Texto%20del%20art%C3%ADculo-3364- 1-10-20130804%20(7).pdf CRUZ, R. et al. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Eletrônica de investigação e docência. Santa Catarina. Julho de 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/1024-Texto%20del%20art%C3%ADculo-3364- 1-10-20130804%20(7).pdf ESTEVE, José. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. 2°edição. Porto-Portugal. Porto Editora. 1999. FERREIRA, Shirley Alves. A Saúde do Professor. Faculdade de Educação – FE, Universidade de Brasília. Alto Paraíso de Goiás - GO, Março de 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5471/1/2013_ShirleyAlvesFerreira.pdf GARCIA, M; ANADON, S. Reforma educacional, intensificação e auto intensificação do trabalho docente. Educação e Sociedade. Campinas. v. 30, n. 106. p. 63-85. 2009.Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/F4ngy7gs3qcGKcSrJh5CB5s/abstract/?lang=pt GASPARINI, S. M; BARRETO, S. M; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p.189- 199, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GdZKH9CHs99Qd3vzY5zfmnw/?lang=pt&format=pdf GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2014.Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_ de_pesquisa.pdf 43 GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/82454/mod_resource/content/1/Ginzburg_ca rlo.pdf LAMEU, B et al. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho do professor de ensino fundamental. Arquivos do MUDI. Maringá. v.23, n.3, p. 60-72, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/51508-Texto%20do%20 artigo-751375186724-1-10-20191218.pdf LIMA, M; FILHO, D. Condições de trabalho e saúde do/a professor/a Universitário/a. Ciências e Cognição. Mato Grosso do Sul. Vol. 14, n.3. P. 62-82. Novembro de 2009. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/253/136 NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. 2°edição. Porto-Portugal. Porto Editora. 1999. OLIVEIRA, D.A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. Campinas-SP. v. 25, n. 89. p. 1127-1144. 2004 Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?lang=pt&format=pdf PACHIEGA, M; MILANI, D. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 220-234, set/dez. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/18323-81572-1-PB.pdf PIANA, M. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. Editora UNESP. São Paulo. 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-05.pdf QUEIROZ, Júlia; MARINHO, Tatiana. Profissão docente e saúde de professores da rede municipal de ensino da cidade de Manaus. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 575-593, jul/dez. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/6-13807-42125-1-sp-ft-revisado%20(3).pdf REIS, J. F. et al. Docência e exaustão emocional. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 229-253, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sbzFLvJbZLg69wmdVx7Ppkm/?lang=pt&format=pdf RIBEIRO, I. Q. B.; Araújo T. M.; Carvalho F. M.; Porto L. A.; Reis E. J. F. B. Fatores ocupacionais associados à dor musculoesquelética em professores. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 35, n. 1, p. 42-64, 2011. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/4dea/f665c4ea9ca505f641654fe57fbc835f4121.pdf 44 SOUZA, Adriana. O perfil do adoecimento docente na universidade de Brasília de 2006 a 2011. Universidade de Brasília. Brasília. Fevereiro de 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12950/1/2013_AdrianaModestoSousa.pdf SOUZA, Kátia R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?format=pdf&lang=pt TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente. 2°edição. Petrópolis-RJ. Editora Vozes.2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. file:///C:/Users/Samsung/Downloads/Projetos%20e%20 Relatórios%20de%20pesquisa%20-%20 Sylvia%20Constant%20 Vergara.pdf WITTER, Geraldina. Professor-estresse: análise de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/h6QnZWngyTbzwTVndgfRgWh/?lang=ptpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação na Pandemia COVIDpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O trabalho e a saúde do professor - indícios associados ao adoecimento na profissão.pdf663,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.