DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3487
Título: Estágio na educação infantil: inquietações e reflexões sobre a inclusão escolar
Título(s) alternativo(s): Internship in early childhood education: concerns and reflections on school inclusion
Autor(es): Ribeiro, Aniele Cristiny Valente
Orientador(es): Lima, Osmarina Guimarães de
Palavras-chave: Estágio;Internship;Educação Infantil;Child education;Educação Especial;Special education;Inclusão Escolar;School inclusion
Data do documento: 4-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RIBEIRO, Aniele Cristiny Valente. Estágio na educação infantil: inquietações e reflexões sobre a inclusão escolar. 2021. 73 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A presente monografia trata do Estágio na Educação Infantil e Inclusão Escolar. O objetivo geral da pesquisa foi contextualizar como tem sido construída a formação docente para a inclusão escolar a partir das vivências do Estágio na Educação Infantil. Teve como objetivos específicos: Compreender os aspectos teóricos e a legislação educacional relacionados à Educação Infantil, Educação Especial e Inclusão Escolar; Evidenciar como tem sido desenvolvido o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e conhecer como a escola tem trabalhado a inclusão escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil da rede pública do Município de Itacoatiara/Am. Participaram da pesquisa três sujeitos: a Coordenadora de Educação Especial da Escola; A professora da sala de aula comum e a professora da Sala de Recursos Multifuncionais. A abordagem qualitativa norteou a coleta e a análise dos dados. Como instrumento/técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionário. Os resultados apresentam a contribuição do estágio para a formação docente no que se refere à inclusão escolar, mas também evidenciam as lacunas entre a legislação, os fundamentos teóricos e a realidade da inclusão escolar na escola investigada. Conclui-se que esse desencontro precisa ser superado, diante disso é necessário que a escola deixe de realizar apenas ações isoladas e desenvolva estratégias através de projetos apoiados pela Secretaria de Educação e pelas famílias. Sem essa parceria, o trabalho concentra-se no professor que sozinho pouco contribui para o desenvolvimento educacional das crianças público alvo da Educação Especial que se encontram em processo de inclusão em turmas da Educação Infantil na escola regular.
Abstract: This monograph deals with the Internship in Early Childhood Education and School Inclusion. O general objective of the research was to contextualize how training has been constructed. teacher for school inclusion from the experiences of the Internship in Early Childhood Education. Its specific objectives were: To understand the theoretical aspects and legislation educational related to Early Childhood Education, Special Education and School Inclusion; Show how the Supervised Internship in Early Childhood Education has been developed and know how the school has worked on school inclusion. The survey was carried out in a public kindergarten school in the municipality of Itacoatiara/Am. Three subjects participated in the research: the Special Education Coordinator of the School; The teacher in the regular classroom and the teacher in the Resource Room Multifunctional. The qualitative approach guided the collection and analysis of data. As an instrument/technique for data collection, bibliographical research was used, the document analysis and field research through a questionnaire. The results present the contribution of internship to teacher education with regard to school inclusion, but also highlight the gaps between the legislation, the theoretical foundations and the reality of school inclusion in the school investigated. It is concluded that this mismatch needs to be overcome, given that it is necessary that the school stops carrying out only isolated actions and develops strategies through projects supported by the Department of Education and families. Without this partnership, the work focuses on the teacher who alone contributes little to the educational development of children target audience of Special Education that are in the process of inclusion in Early Childhood Education classes at school regular.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3487
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio na educação infantil - inquietações e reflexões sobre a inclusão escolar.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.