DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Aniele Cristiny Valente-
dc.date.available2021-10-26T18:24:29Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Aniele Cristiny Valente. Estágio na educação infantil: inquietações e reflexões sobre a inclusão escolar. 2021. 73 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3487-
dc.description.abstractThis monograph deals with the Internship in Early Childhood Education and School Inclusion. O general objective of the research was to contextualize how training has been constructed. teacher for school inclusion from the experiences of the Internship in Early Childhood Education. Its specific objectives were: To understand the theoretical aspects and legislation educational related to Early Childhood Education, Special Education and School Inclusion; Show how the Supervised Internship in Early Childhood Education has been developed and know how the school has worked on school inclusion. The survey was carried out in a public kindergarten school in the municipality of Itacoatiara/Am. Three subjects participated in the research: the Special Education Coordinator of the School; The teacher in the regular classroom and the teacher in the Resource Room Multifunctional. The qualitative approach guided the collection and analysis of data. As an instrument/technique for data collection, bibliographical research was used, the document analysis and field research through a questionnaire. The results present the contribution of internship to teacher education with regard to school inclusion, but also highlight the gaps between the legislation, the theoretical foundations and the reality of school inclusion in the school investigated. It is concluded that this mismatch needs to be overcome, given that it is necessary that the school stops carrying out only isolated actions and develops strategies through projects supported by the Department of Education and families. Without this partnership, the work focuses on the teacher who alone contributes little to the educational development of children target audience of Special Education that are in the process of inclusion in Early Childhood Education classes at school regular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.titleEstágio na educação infantil: inquietações e reflexões sobre a inclusão escolarpt_BR
dc.title.alternativeInternship in early childhood education: concerns and reflections on school inclusionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T18:24:29Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee1Bettiol, Célia Aparecida Bettiol-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia trata do Estágio na Educação Infantil e Inclusão Escolar. O objetivo geral da pesquisa foi contextualizar como tem sido construída a formação docente para a inclusão escolar a partir das vivências do Estágio na Educação Infantil. Teve como objetivos específicos: Compreender os aspectos teóricos e a legislação educacional relacionados à Educação Infantil, Educação Especial e Inclusão Escolar; Evidenciar como tem sido desenvolvido o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e conhecer como a escola tem trabalhado a inclusão escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil da rede pública do Município de Itacoatiara/Am. Participaram da pesquisa três sujeitos: a Coordenadora de Educação Especial da Escola; A professora da sala de aula comum e a professora da Sala de Recursos Multifuncionais. A abordagem qualitativa norteou a coleta e a análise dos dados. Como instrumento/técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionário. Os resultados apresentam a contribuição do estágio para a formação docente no que se refere à inclusão escolar, mas também evidenciam as lacunas entre a legislação, os fundamentos teóricos e a realidade da inclusão escolar na escola investigada. Conclui-se que esse desencontro precisa ser superado, diante disso é necessário que a escola deixe de realizar apenas ações isoladas e desenvolva estratégias através de projetos apoiados pela Secretaria de Educação e pelas famílias. Sem essa parceria, o trabalho concentra-se no professor que sozinho pouco contribui para o desenvolvimento educacional das crianças público alvo da Educação Especial que se encontram em processo de inclusão em turmas da Educação Infantil na escola regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEYER, Hugo Otto. O. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 22, p. 3344, 2003. BRASIL, Governo Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. – Brasília, 1988. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: MEC/SEB, 1996. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 10 de junho de 2021. BRASIL. Diretrizes Curriculares Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, instituída pela Resolução CNE/CEB 04/2009. Brasília, 2009. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. - Brasília: MEC/SEB, 2009. BRASIL. Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República/Casa Civil/ Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2011. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Nota Técnica nº 04/2013/MEC/SECADI/DPEE. – Brasília: MEC/DPEE, 2013. BRASIL, Governo Federal. Lei nº 13.136, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. – Brasília, 2015. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Indicadores da qualidade na Educação Infantil. - Brasília: MEC/SEB, 2018. GLAT, R. & PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. LIMA, Osmarina Guimarães de. Prática de Ensino e Pesquisa: o processo formativo do professor pesquisador. In: GHEDIN et al (Orgs.). Estágio na Formação de Professores: diferentes olhares. Manaus: Gráfica e Editora Raphaela Ltda, 2006. LIMA, Osmarina G. Relação entre a Rede Municipal de Ensino e o Terceiro Setor 61 para a Escolarização das Pessoas com Deficiência em Manaus. Programa de Pós graduação em Educação – PPGE- Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas. Tese de Doutorado. Manaus/Am, 2018. MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. Educadores recebem formação da prefeitura. In: SEMED/Manaus. Disponível em: https://semed.manaus.am.gov.br/educadores-do programa-de-gestao-da- alfabetizacao-recebem-formacao-da-prefeitura/. Acesso em 10 de junho de 2021. MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Manaus garante funcionamento da Educação Especial de forma remota. In: SEMED/Manaus. Disponível em: https://semed.manaus.am.gov.br/prefeitura-de-manaus-garante funcionamento-da-educacao-especial-de-forma-remota/. Acesso em 18 de junho de 2021. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006. MARIN, M. BRAUN, P. Ensino Colaborativo como prática de inclusão escolar. In: Glat, R. Pletsch, M. D. Estratégia educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro, 2013. MENDES. Enicéia Gonçalves; MALHEIRO, Cícera A. Lima In: MIRANDA, Therezinha G.; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUEFBA, 2012. MUBARAC SOBRINHO, Roberto S. A Organização do Trabalho Pedagógico e as Políticas de Educação Infantil no Brasil: Desafios e Perspectivas. X Congresso Internacional de Sociologia da Educação. Braga - Portugal, 2014. PIMENTA, S.G. (org.). O Estágio e a Docência. São Paulo: Cortez, 2004. SAMPAIO, Cristiane T.; SAMPAIO, Sônia Maria R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida / CRISTIANE T. SAMPAIO, SÔNIA MARIA R. SAMPAIO. - SALVADOR: EDUFBA, 2009. SANTOS, Simone Cardoso dos. A Importância do Lúdico no Processo Ensino Aprendizagem. Monografia de Especialização. Santa Maria, RS, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br. Acesso em 20 de junho de 2021. SILVA, Wanda Lúcia Borsato da. Mediação Pedagógica e Inclusão Escolar: perfil, papel e atuação do mediador-estagiário na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. Petrópolis/RJ, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio na educação infantil - inquietações e reflexões sobre a inclusão escolar.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.