DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3481
Título: Memórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemática
Título(s) alternativo(s): Memories, experiences and training of a teacher who wants to teach mathematics
Autor(es): Paim, Sabrina Felício
Orientador(es): Aikawa, Monica Silva
Palavras-chave: Formação docente;Teacher education;Saberes matemáticos;Mathematical knowledge;Pesquisa narrativa;Biographical research
Data do documento: 24-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PAIM, Sabrina Felício. Memórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemática. 2021. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O componente curricular matemática vem sofrendo alterações ao longo do tempo. A partir de um resgate das minhas memórias enquanto aluna da educação básica, questionei-me sobre a formação docente dos professores quanto a disciplina de matemática, pois, a meu ver não construí uma aprendizagem significativa. Durante a minha vivência na escola, a matemática foi tratada como uma disciplina em que fui levada a decorar e memorizar, a partir de uma aula monótona e sem qualquer relação com o cotidiano. Agora, como futura professora, questiono-me, como ensinar aquilo que nem sempre aprendi? Com o tema “Matemática e formação docente”, em uma pesquisa narrativa (auto)biográfica com abordagem qualitativa de pesquisa em educação, apresento neste trabalho, registros sobre minha experiência com a matemática desde a educação infantil até este momento de formação em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas e em estágios, obrigatórios ou não. O objetivo segue em linhas de identificar como esta vivência com a matemática se relaciona com minha formação enquanto professora dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa narrativa possibilita narrar, expressar, compartilhar a minha trajetória destacando pontos de aprendizagens e lições extraída das minhas experiências. Ao longo da pesquisa, identifiquei que os saberes dos docentes não são construídos apenas nas universidades, mas estão entrelaçados com vários saberes da sociedade ao longo de nossas vidas e que afetam diretamente a forma como enxergamos e entendemos esses saberes. Entender isso, é muito importante para refletirmos criticamente como futuras professoras que seremos ou que já somos. Pesquisas como a de Nacarato, Mengali e Passos (2009), apontam que professores polivalentes são, em geral, formados em contexto com pouco destaque em abordagens que deem privilégio às atuais tendências dos saberes matemáticos e por isso muitos saem despreparados matematicamente e acabam repetindo os mesmos processos metodológicos ao qual foram expostos.
Abstract: The mathematical component over the past decades has undergone intense curricular reforms. Many teachers do not receive teacher training that would work with a discipline in order to develop appropriate learning for children. During my experience at school, mathematics was treated as a discipline in which I was instigated to memorize and memorize, often transforming it into a monotonous class and without any relation to everyday life. Now, as a future teacher, I ask myself, how can I use what I have not always learned? Through a narrative (auto) biographical research with a qualitative approach to research in education, I presented records about my experience with mathematics in elementary school I and II, high school, academic in Pedagogy at the State University of Amazonas and in internships, mandatory or not, in order to identify how this experience with mathematics is related to my education as a teacher in the years of beginning of elementary school. Throughout the research, I identified that the knowledge of teachers is not only built in universities, but is intertwined with various knowledge from society throughout our lives and directly affects the way we see and understand disciplinary knowledge. Understanding this is very important for us to critically reflect on the future professionals that we will be or that we already are. The information points out that polyvalent teachers are, in general, trained in a context with little emphasis on approaches that give priority to the current trends in mathematical knowledge and therefore many leave mathematically unprepared and end up repeating the same methodological processes to which they were exposed.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3481
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemática.pdf719,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.