DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaim, Sabrina Felício-
dc.date.available2021-10-26T17:53:57Z-
dc.date.issued2021-07-24-
dc.identifier.citationPAIM, Sabrina Felício. Memórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemática. 2021. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3481-
dc.description.abstractThe mathematical component over the past decades has undergone intense curricular reforms. Many teachers do not receive teacher training that would work with a discipline in order to develop appropriate learning for children. During my experience at school, mathematics was treated as a discipline in which I was instigated to memorize and memorize, often transforming it into a monotonous class and without any relation to everyday life. Now, as a future teacher, I ask myself, how can I use what I have not always learned? Through a narrative (auto) biographical research with a qualitative approach to research in education, I presented records about my experience with mathematics in elementary school I and II, high school, academic in Pedagogy at the State University of Amazonas and in internships, mandatory or not, in order to identify how this experience with mathematics is related to my education as a teacher in the years of beginning of elementary school. Throughout the research, I identified that the knowledge of teachers is not only built in universities, but is intertwined with various knowledge from society throughout our lives and directly affects the way we see and understand disciplinary knowledge. Understanding this is very important for us to critically reflect on the future professionals that we will be or that we already are. The information points out that polyvalent teachers are, in general, trained in a context with little emphasis on approaches that give priority to the current trends in mathematical knowledge and therefore many leave mathematically unprepared and end up repeating the same methodological processes to which they were exposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectSaberes matemáticospt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectBiographical researchpt_BR
dc.titleMemórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMemories, experiences and training of a teacher who wants to teach mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:53:57Z-
dc.contributor.advisor1Aikawa, Monica Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357283357pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Leila Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343470455865429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4492690676459551pt_BR
dc.description.resumoO componente curricular matemática vem sofrendo alterações ao longo do tempo. A partir de um resgate das minhas memórias enquanto aluna da educação básica, questionei-me sobre a formação docente dos professores quanto a disciplina de matemática, pois, a meu ver não construí uma aprendizagem significativa. Durante a minha vivência na escola, a matemática foi tratada como uma disciplina em que fui levada a decorar e memorizar, a partir de uma aula monótona e sem qualquer relação com o cotidiano. Agora, como futura professora, questiono-me, como ensinar aquilo que nem sempre aprendi? Com o tema “Matemática e formação docente”, em uma pesquisa narrativa (auto)biográfica com abordagem qualitativa de pesquisa em educação, apresento neste trabalho, registros sobre minha experiência com a matemática desde a educação infantil até este momento de formação em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas e em estágios, obrigatórios ou não. O objetivo segue em linhas de identificar como esta vivência com a matemática se relaciona com minha formação enquanto professora dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa narrativa possibilita narrar, expressar, compartilhar a minha trajetória destacando pontos de aprendizagens e lições extraída das minhas experiências. Ao longo da pesquisa, identifiquei que os saberes dos docentes não são construídos apenas nas universidades, mas estão entrelaçados com vários saberes da sociedade ao longo de nossas vidas e que afetam diretamente a forma como enxergamos e entendemos esses saberes. Entender isso, é muito importante para refletirmos criticamente como futuras professoras que seremos ou que já somos. Pesquisas como a de Nacarato, Mengali e Passos (2009), apontam que professores polivalentes são, em geral, formados em contexto com pouco destaque em abordagens que deem privilégio às atuais tendências dos saberes matemáticos e por isso muitos saem despreparados matematicamente e acabam repetindo os mesmos processos metodológicos ao qual foram expostos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRANTES, Paulo; SERRAZINA, Lurdes; OLIVEIRA, Isolina. A matemática na educação básica: reflexão participada sobre os currículos do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica, 1999. ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Tendências em Educação Matemática) AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 31/05/2019 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.) Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Matemática. Volume 3. Brasília, SEF, 1997. CECÍLIO, Camila; ALBUQUERQUE, Naiara. Avaliação processual: por que ir além das provas. Nova Escola (gestão), maio de 2019. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ABELHINHA. Projeto Político Pedagógico. Manaus, 2017. CHACÓN, Inés Maria Gómez. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003. COLETTI, Selene. Alfabetização matemática: 14 materiais para colaborar com a aprendizagem. Nova Escola, fev. 2021. CURI, Edda. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005. FIORENTINI, Dario. Alguns Modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: Zetetiké, ano 3, nº. 4, 1995, p.1-37. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, v.3, n.3 - p.393-405. Itajaí, set./dez. 2003. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/735/586. Acesso: 20/07/2021 GÓMEZ-GRANEL, Consuelo. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: RODRIGO, Maria José; ARNAY, José. (Orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1997. p.15- 41. 43 GULIN, Amarilda de Cácia; ROSÁRIO, Raimundo Ronilson Leal do. História da Matemática e sua contribuição na compreensão do uso cotidiano dessa ciência. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, volume 1, 2014. LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. - Campinas, SP : [s.n.], 2001. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/paulolima/arquivo/mestrado.pdf. Acesso: 20/07/2021 MARTINI, Maria Fernanda. Frações. In: Conquista: solução educacional. Curitiba, 2021. "Matematizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/matematizar. Acesso em: 28/06/2021. NACARATO, Adair Mendes. A produção de saberes sobre a docência escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Coleção Tendências em Educação Matemática.) NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, Unicamp/Faculdade de Educação, CEMPEM. V.12, n. 21, p. 9-33, jan./jun. 2004. NAVARRO, Mariano Stoeterau. O brincar na educação infantil. Paraná: 2009. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>. Acesso em: 08/07/2021. OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A formação de professores revisita os repertórios guardados na memória. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professores: significações do trabalho docente. Ijuí: Unijuí, 2000. P. 11-23. PASSEGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a _formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acesso: 20/07/2021. PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Algre: Artes Médicas, 1996. P. 186-235. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2008. SANTOS, Fatima Teresinha Oliveira. O lúdico e o brincar na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialista Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão. Universidade Federal do Paraná. Matinhos, p. 7 2015. SILVA, Adelmo Carvalho de; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Matemática e Literatura Infantil: Um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a Matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006. P. 207-236. 44 SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001 TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias, experiências e formação de uma professora que quer ensinar matemática.pdf719,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.