DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Marcos Bezerra de-
dc.date.available2021-10-26T17:43:28Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Marcos Bezerra de. A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões. 2021. 32 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3478-
dc.description.abstractThe present research aimed to understand the implications of the pedagogue's performance in the organization of pedagogical work. It is a qualitative research where it was used as technical procedure the field research with descriptive character. As an instrument for data collection we used participant observation, field notebook, and semi-structured interviews. To carry out the research we initially carried out a bibliographical survey for theoretical foundation about the theme under study, through books, other scientific productions and official documents. The research was based on scholars such as Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), among others. The research site was a municipal public school in the south-central zone of Manaus. We present during the work, some conceptions of the organization of pedagogical work, as well as a brief history of the formation and performance of the pedagogue. As results, we identified the challenges and possibilities of the pedagogue's performance facing the organization of the pedagogical work, and the articulation between pedagogue-teacher facing the teaching and learning of children. The results point to an organizational culture with assent among the subjects of the school, since it walks in the development of their projects in common agreement, which characterizes and encourages the culture of the school in a different way, strengthening in the coexistence of individuals who make the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectOrganization of pedagogical workpt_BR
dc.subjectAtuação do pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogue's workpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexõespt_BR
dc.title.alternativeThe role of the pedagogue in the organization of pedagogical work: implications and reflectionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:43:28Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223128364247556pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender as implicações da atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa de campo com caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação e a entrevista semiestruturada. Para a realização da pesquisa realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica sobre o tema em estudo, por meio de livros, outras produções cientificas e documentos oficiais. A pesquisa baseou se em estudiosos como Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), dentre outros. O local da pesquisa foi uma escola pública municipal da Zona Centro-Sul de Manaus. Apresentamos no decorrer do trabalho algumas concepções de organização do trabalho pedagógico, bem como um breve histórico da formação e atuação do pedagogo. Identificamos os desafios e possibilidades da atuação do pedagogo frente à organização do trabalho pedagógico, e a articulação entre pedagogo e professor diante do ensino e aprendizagem das crianças. Os resultados apontam uma cultura organizacional com assentimento entre os sujeitos da escola, visto que a mesma caminha no desenvolvimento dos seus projetos em comum concordância, o que caracteriza e encoraja a cultura da escola de forma diferenciada, se fortalecendo na convivência dos indivíduos que fazem a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Acesso em: 19 de novembro de 2020. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, n. 17, p. 101-110, 2001. CAIXEIRO, Cristina Maria Bicho Alpalhão. A cultura organizacional. In: Revista dAlentejo e Educação, n.º 2, DREA, 2011. p. 23-30. CAMPOS, P. R. I., ARAGÃO, A. M. F. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. CARVALHO, Renato Gil Gomes. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educación, v. 39, n. 2, p. 1-9, 2006. CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. DE CAMPOS TOZONI-REIS, Marília Freitas. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. — Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009. DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/organizacao/>. Acesso em: 6 julho de 2020. GARCIA, L. ABREU, K. F. S. Registro E Documentação Pedagógica Como Projeto De Formação Docente. In: OSTETTO, L. E. (orgs). Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática, 6.ª ed., São Paulo, Heccus Editora, 2018. _________. José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. (revisada e ampliada). Goiânia: Alternativa, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003. MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. PLACCO, V. M. N. de S. SOUZA, V. L. T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. PESTANA, Simone Freire Paes. AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Revista contemporânea de educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, 2014. SANTOS. Tatiana Schuhl dos. O planejamento coletivo no ciclo da alfabetização: a cultura da colaboração como possibilidade para a aprendizagem. [s.d.]. SALVADOR. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Coordenador pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Avante Educação e Mobilização Social. Salvador, 2012. SILVEIRA, D.T. CORDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Paraná, 2009. TAQUES, Mariana F. et al. O papel do pedagogo na gestão: possibilidades de mediação do currículo. Secretária de Estado da Educação-Paraná. Curitiba: SEED, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqTrabalho pedagógicopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico - implicações e reflexões.pdf374,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.