DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3459
Title: Projeto de um sistema de aferições de baixo custo para parâmetros termodinâmicos de uma bancada dinamométrica
Other Titles: Design of a low-cost gauging system for thermodynamic parameters of a dynamometric bench
Authors: Monteiro, Caio César Pantaleão
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Ricardo Wilson Aguiar da
Keywords: Motor de combustão interna;Sistema de aferição;Dinamômetro;Arduíno;Internal combustion engine;Gauging system;Dynamometer;Arduino
Issue Date: 16-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de aferições de baixo custo, com base no Arduíno e alguns sensores, para parâmetros termodinâmicos de uma bancada dinamométrica. Propriedades importantes dos motores de combustão interna, como testes e análises de desempenho, e uma perspectiva histórica a respeito do uso dos mesmos na atualidade são destacados, visto também que as preocupações ambientais sobre o uso sustentável dos recursos têm aumentado consideravelmente. O sistema dinamométrico experimental consiste em um motor de combustão interna acoplado a elementos que permitam a verificação de torque e potência ao freio. Busca-se através do sistema projetado, além de sua viabilização e construção, verificar a possibilidade de se medir o consumo específico de combustível e de se realizar balanços energéticos e exergéticos.
Abstract: This work presents the development of a low-cost gauging system, based on Arduino and some sensors, for thermodynamic parameters of a dynamometric bench. Important properties of internal combustion engines, such as performance tests and analyses, and a historical perspective regarding their current use are highlighted, as environmental concerns about the sustainable use of resources have increased considerably. The experimental dynamometric system consists of an internal combustion engine coupled to elements that allow the verification of torque and power to the brake. Through the projected system, in addition to its feasibility and construction, the aim is to verify the possibility of measuring the specific consumption of fuel and of carrying out energy and exergy balances.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3459
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.