DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3456
Título: Um estudo sobre satisfação e sofrimento de professoras antes e no regime de teletrabalho em tempos de COVID-19
Título(s) alternativo(s): A Study on the satisfaction and suffering of teachers before and in the telework regime in times of COVID-19
Autor(es): Aquino, Cathlen Coelho de
Orientador(es): Rotondano, Érica Vidal
Palavras-chave: Trabalho Docente;Teaching Work;Sofrimento;Suffering;Satisfação;Satisfaction;Teletrabalho;Teleworking;COVID-19;COVID-19
Data do documento: 27-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AQUINO, Cathlen Coelho de. Um Estudo sobre satisfação e sofrimento de professoras antes e no regime de teletrabalho em tempos de COVID-19. 2021. 62 f. TCC (Graduação em Pedagogia) -universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O estudo abordou a temática da satisfação e sofrimento docente no exercício da profissão e objetivou analisar a satisfação e o sofrimento no exercício da docência antes e durante o regime de teletrabalho, durante a pandemia de COVID-19. Para isso, buscou-se levantar fatores que promoviam sofrimento e/ou satisfação com o exercício da docência tanto no trabalho presencial (antes da pandemia), quanto no teletrabalho (durante a pandemia); identificar mudanças trazidas pelo teletrabalho para a atuação docente e verificar possíveis estratégias que docentes estivessem utilizando para enfrentar possíveis sofrimentos advindos com a modalidade do teletrabalho. Participaram dessa pesquisa três professoras do 3o ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa realizada foi um estudo de caso que teve como instrumento de coleta de dados a observação participante – tanto presencial das turmas das participantes, quanto do grupo virtual que constituíram durante o teletrabalho -, análise documental, entrevista aberta e semiestruturada com as participantes pelo Google Meet e a aplicação de um questionário profissional pelo Google Forms. O estudo identificou que antes da pandemia turmas mistas, com alunos alfabetizados e não alfabetizados; defasagem etária dos alunos; produção de índices quantitativos que não correspondiam à realidade escolar eram fatores que causavam sofrimento docente, enquanto a satisfação se dava quando os esforços para alfabetizar eram reconhecidos pelos pais de alunos(as).Verificamos que o teletrabalho modificou o horário e a rotina do trabalho docente e que, neste novo regime, o sofrimento se deu pela sobrecarga, pela falta de um horário fixo para início e término das atividades, exigência de produzir evidências de que realmente estavam trabalhando além de excesso de mensagens de pais no WhatsApp, inclusive em horários considerados inadequados. A satisfação no teletrabalho foi um ponto polêmico, tendo em vista que, para algumas participantes era vantajoso trabalhar em casa e cuidar da família ao mesmo tempo, enquanto que para outra, era uma invasão do espaço privado do lar. Identificamos que entre as estratégias das docentes para lidar com o sofrimento advindo do teletrabalho estava a rede de apoio que era estabelecida por meio dos limites de horários e dias de trabalho ao longo da semana.
Abstract: The study addressed the theme of teacher satisfaction and suffering in the exercise of the profession and the objective was to analyze the satisfaction and suffering in the exercise of teaching before and during the telework regime during a COVID-19 pandemic. For this, factors that promoted suffering and/or satisfaction with the exercise of teaching were sought both in face-to-face work (before the pandemic) and in telework (during a pandemic); to identify changes brought about by telework to the teaching practice and to verify possible that teachers were using to face possible sufferings arising from the telework modality. Three teachers from the 3rd year of the early years of elementary school participated in this research. The qualitative research carried out was a case study that had participant observation as a data collection instrument - both in person from the participants' classes, and from the virtual group that constituted during the telework, document analysis, open and semi-structured interviews with the participants by Google Meet and the application of a professional questionnaire by Google Forms. The study identified that before the pandemic mixed classes, with literate and non-literate students; age lag of students; the production of quantitative indices that do not correspond to the school reality were factors that caused teacher suffering, while satisfaction occurred when efforts to teach literacy were made by the parents of students. We found that telework changed the schedule and routine of teaching and that in this new regime, the suffering was due to the overload, the lack of a fixed time to start and end activities, the requirement to produce evidence that they were really working and excessive messages from parents on WhatsApp, including data considered inadequate. Satisfaction with telework was a controversial point, as for some participants it was advantageous to work at home and take care of the family at the same time, while for others, it was an invasion of the private space of the home. We identified that between the teachers to deal with the suffering arising from telework was a red of support existing between them and the property of limit of times and days of work the long of week.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3456
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um Estudo sobre satisfação e sofrimento de professoras antes e no regime de teletrabalho em tempos de COVID-19.pdf827,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.