DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3455
Title: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: um espaço para a equidade de gênero
Other Titles: Toys and games in early childhood education: a space for gender equality
Authors: Dias, Daiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Rotondano, Érica Vidal
Keywords: Brinquedos;Toys;Brincadeiras;Jokes;Educação Infantil;Child education;Equidade de Gênero;Gender Equity
Issue Date: 27-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: DIAS, Daiane da Silva. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: um espaço para a equidade de gênero. 2021. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como temática a educação voltada para a equidade de gênero na Educação Infantil. Com o objetivo de analisar se as professoras de duas turmas de 2º período de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Manaus percebiam a escola como um espaço adequado para trabalhar a equidade de gênero a partir dos brinquedos e brincadeiras das crianças. Para isso, buscamos identificar como estas concebiam a equidade de gênero; suas expectativas em torno dos brinquedos e brincadeiras para meninas e meninos e se utilizavam os espaços das brincadeiras para uma educação promotora da equidade de gênero. O estudo qualitativo realizado caracterizou-se como um estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio da observação participante nas turmas e entrevista aberta semi estruturada com duas participantes. Os resultados sinalizaram não haver um conhecimento teórico sobre a equidade de gênero por parte das professoras e que, embora houvesse indícios de expectativas tradicionais em torno do gênero feminino e masculino na escolha dos brinquedos e brincadeiras, a proposta pedagógica e a metodologia de ensino do local, que privilegia a liberdade das crianças, estariam contribuindo para mudanças nessas representações e oportunizando, embora que de forma não consciente e intencional, um espaço para a promoção da equidade de gênero em sala de aula.
Abstract: This research had as its theme the education aimed at gender equity in Early Childhood Education. With the aim of analyzing whether the teachers of two 2nd period classes at a Municipal Children's Education Center (CMEI) in Manaus perceived the school as an adequate space to work on gender equality based on children's toys and games. For this, we sought to identify how they conceived gender equity; their expectations regarding toys and games for girls and boys and the spaces for games were used for an education that promotes gender equality. The qualitative study carried out was characterized as a case study, with data collected through participant observation in the classes and open semi-structured interview with two participants. The results indicated that there was no theoretical knowledge about gender equality on the part of the teachers and that, although there were signs of traditional expectations around the female and male gender in the choice of toys and games, the pedagogical proposal and the teaching methodology of the place , which privileges children's freedom, would be contributing to changes in these representations and providing, albeit not consciously and intentionally, a space for the promotion of gender equality in the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3455
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.