DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3452
Title: A literatura infanto juvenil: estratégias metodológicas na educação infantil
Other Titles: Children's Literature: methodological strategies in early childhood education
Authors: Santos, Efrain da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Evany do
Keywords: Literatura Infantojuvenil;Children's Literature;Contação de história;Storytellin;Educação Infantil;Early Childhood Education;Estratégias metodológicas;Methodological strategies
Issue Date: 30-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SANTOS, Efrain da Silva. A Literatura infanto juvenil: estratégias metodológicas na educação infantil. 2021. 67 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa que culminou em um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia, teve parte desenvolvida presencialmente antes da pandemia e parte realizada durante o contexto pandêmico da Covid19. Tem como tema A Literatura Infantojuvenil: estratégias metodológicas na Educação Infantil. E como pergunta: quais estratégias metodológicas potencializam o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil? Após reflexões inquietantes e analíticas construímos como objetivo geral elencar possíveis estratégias metodológicas que potencializem o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: mapear referenciais teóricos sobre conceitos da Literatura Infantojuvenil; selecionar estratégias metodológicas para o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil; experienciar estratégias metodológicas na Educação Infantil com a Literatura Infantojuvenil e analisar o uso das estratégias metodológicas selecionadas para potencializar o trabalho com a Literatura Infantojuvenil na Educação Infantil. Iniciamos por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento de autores renomados, entre eles citamos Coelho (2000), Meireles (1984) e Pereira (2006) e Documentos Educacionais Legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA-2018). Os sujeitos da pesquisa foram crianças de cinco anos de idade matriculadas numa Escola de Educação Infantil da Zona Leste de Manaus/AM. Os instrumentos para coleta de dados foram a Observação Participante e o uso do Diário de Campo. A metodologia utilizada foi a fenomenologia, a pesquisa é de tipo qualitativa. Ao concluir a pesquisa evidenciamos que as estratégias metodológicas potencializam a Contação de Histórias deixando o seu desenvolvimento mais atraente, atrativo, lúdico e que facilitam o processo de abstração, bem como desperta e estimula a curiosidade por novos tipos de leitura.
Abstract: The present research, which culminated in a Course Conclusion Paper - TCC of the Pedagogy Course, was partly developed before the pandemic and partly carried out during the pandemic context of Covid19. Its theme is Children's Literature: methodological strategies in Children's Education. And as a question: which methodological strategies enhance the work with Children's Literature in Children's Education? After disquieting and analytical reflections, we constructed as a general objective to list possible methodological strategies that potentialize the work with Children's Literature in Children's Education. Specific goals are: to map theoretical references about concepts of Children's and Youth Literature; to select methodological strategies to work with Children's and Youth Literature in Children's Education; to experience methodological strategies in Children's Education with Children's Literature and to analyze the use of the selected methodological strategies to potentiate the work with Children's and Youth Literature in Children's Education. We started by conducting a bibliographic and documental research, with a survey of renowned authors, among them we mention Coelho (2000), Meireles (1984) and Pereira (2006) and Legal Educational Documents such as the Common National Curricular Base (BNCC-2018) and the Amazon Curricular Reference (RCA-2018). The research subjects were five year-old children enrolled in a School of Early Childhood Education in the East Zone of Manaus/AM. The instruments for data collection were Participant Observation and the use of the Field Diary. The methodology used was phenomenology, and the research is qualitative. At the end of the research, it was evident that the methodological strategies enhance Storytelling, making its development more appealing, attractive, playful and that they facilitate the abstraction process, as well as arouse and stimulate curiosity for new types of reading.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3452
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Literatura infanto juvenil - estratégias metodológicas na educação infantil.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.