DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3450
Título: Modos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemia
Título(s) alternativo(s): Ways of seeing the training and practice of teachers in the 1st year of elementary school in the pandemic
Autor(es): Pinto, Elen Caroline de Lima
Orientador(es): Aikawa, Monica Silva
Palavras-chave: Formação de professores;Teacher training;Prática pedagógica;Pedagogical practice;Estágio;Internship
Data do documento: 27-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PINTO, Elen Caroline de Lima. Modos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemia. 2021. 38 f. TCC(Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho apresenta a questão: Que olhares os professores do 1º ano do Ensino Fundamental têm sobre a formação e sua prática pedagógica? O objetivo é compreender como os professores do 1° ano do Ensino Fundamental veem as relações da formação inicial e a prática pedagógica, em especial, nesse momento de pandemia. Entre os objetivos específicos, temos: Conhecer os autores e marcos legais que orientam na formação de professores e práticas pedagógicas; registrar meu momento inicial de formação docente na prática; e perceber como os professores veem a formação na relação com a prática docente. O interesse em estudar a formação de professores e a prática pedagógica, despertou pelas discussões nas disciplinas do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, pelas experiências no estágio curricular e no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa, no viés da pesquisa descritiva quanto ao fenômeno da formação docente e sua relação com a prática pedagógica. No primeiro momento realizamos uma pesquisa exploratória dos marcos (Constituição 1988 e LDB) e autores como Freire (1996), Kramer e Souza (2003), Nóvoa (1999, 2009, 2011) e Pimenta (1995,2012) para compreensão do tema. O segundo momento foi marcado pela minha narrativa de formação docente e por uma coleta de informações através de questionário on-line realizado com docentes do 1º do Ensino Fundamental de uma Escola da rede Pública de Ensino onde realizei o estágio curricular. Como resultados da pesquisa destacamos o processo de identificação do sujeito, passando de estudantes para professor, e a preocupação dos educadores em suas práticas de forma a encorajar o protagonismo da criança. Assim, compreendemos a partir deste estudo que a formação inicial somada as experiências anteriores e olhar no cotidiano escolar, além de embasá-los em sua atuação, influencia suas práticas pedagógicas.
Abstract: This paper presents the question: What views do 1st year elementary school teachers have on training and their pedagogical practice? The objective is to understand how teachers in the 1st year of Elementary School see the relationship between initial training and pedagogical practice, especially at this time of pandemic. Among the specific objectives, we have: Know the authors and legal frameworks that guide the training of teachers and pedagogical practices; register my initial moment of teacher training in practice; and realize how teachers see training in relation to teaching practice. The interest in studying teacher training and pedagogical practice was awakened by discussions in the disciplines of the Pedagogy Course at the State University of Amazonas – UEA, for the experiences in the curricular internship and in the Teaching Initiation Program – PIBID. The methodology favored the qualitative approach, in the bias of descriptive research regarding the phenomenon of teacher education and its relationship with pedagogical practice. At first, we carried out an exploratory research of the landmarks (Constitution 1988 and LDB) and authors such as Freire (1996), Kramer and Souza (2003), Nóvoa (1999, 2009, 2011) and Pepper (1995, 2012) to understand the theme. The second moment was marked by my narrative of teacher training and by a collection of information through an online questionnaire carried out with teachers from the 1st of Elementary School of a School in the Public Teaching network where I took the curricular internship. As a result of the research, we highlight the process of identifying the subject, going from student to teacher, and the concern of educators in their practices in order to encourage the child's protagonism. Thus, we understand from this study that the initial training, added to previous experiences and looking at everyday school life, in addition to basing them on their performance, influences their pedagogical practices.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3450
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemia.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.