DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Elen Caroline de Lima-
dc.date.available2021-10-07T15:32:27Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationPINTO, Elen Caroline de Lima. Modos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemia. 2021. 38 f. TCC(Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3450-
dc.description.abstractThis paper presents the question: What views do 1st year elementary school teachers have on training and their pedagogical practice? The objective is to understand how teachers in the 1st year of Elementary School see the relationship between initial training and pedagogical practice, especially at this time of pandemic. Among the specific objectives, we have: Know the authors and legal frameworks that guide the training of teachers and pedagogical practices; register my initial moment of teacher training in practice; and realize how teachers see training in relation to teaching practice. The interest in studying teacher training and pedagogical practice was awakened by discussions in the disciplines of the Pedagogy Course at the State University of Amazonas – UEA, for the experiences in the curricular internship and in the Teaching Initiation Program – PIBID. The methodology favored the qualitative approach, in the bias of descriptive research regarding the phenomenon of teacher education and its relationship with pedagogical practice. At first, we carried out an exploratory research of the landmarks (Constitution 1988 and LDB) and authors such as Freire (1996), Kramer and Souza (2003), Nóvoa (1999, 2009, 2011) and Pepper (1995, 2012) to understand the theme. The second moment was marked by my narrative of teacher training and by a collection of information through an online questionnaire carried out with teachers from the 1st of Elementary School of a School in the Public Teaching network where I took the curricular internship. As a result of the research, we highlight the process of identifying the subject, going from student to teacher, and the concern of educators in their practices in order to encourage the child's protagonism. Thus, we understand from this study that the initial training, added to previous experiences and looking at everyday school life, in addition to basing them on their performance, influences their pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.titleModos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemiapt_BR
dc.title.alternativeWays of seeing the training and practice of teachers in the 1st year of elementary school in the pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:32:27Z-
dc.contributor.advisor1Aikawa, Monica Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Katiania Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335444410796408pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1480529463891141pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a questão: Que olhares os professores do 1º ano do Ensino Fundamental têm sobre a formação e sua prática pedagógica? O objetivo é compreender como os professores do 1° ano do Ensino Fundamental veem as relações da formação inicial e a prática pedagógica, em especial, nesse momento de pandemia. Entre os objetivos específicos, temos: Conhecer os autores e marcos legais que orientam na formação de professores e práticas pedagógicas; registrar meu momento inicial de formação docente na prática; e perceber como os professores veem a formação na relação com a prática docente. O interesse em estudar a formação de professores e a prática pedagógica, despertou pelas discussões nas disciplinas do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, pelas experiências no estágio curricular e no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa, no viés da pesquisa descritiva quanto ao fenômeno da formação docente e sua relação com a prática pedagógica. No primeiro momento realizamos uma pesquisa exploratória dos marcos (Constituição 1988 e LDB) e autores como Freire (1996), Kramer e Souza (2003), Nóvoa (1999, 2009, 2011) e Pimenta (1995,2012) para compreensão do tema. O segundo momento foi marcado pela minha narrativa de formação docente e por uma coleta de informações através de questionário on-line realizado com docentes do 1º do Ensino Fundamental de uma Escola da rede Pública de Ensino onde realizei o estágio curricular. Como resultados da pesquisa destacamos o processo de identificação do sujeito, passando de estudantes para professor, e a preocupação dos educadores em suas práticas de forma a encorajar o protagonismo da criança. Assim, compreendemos a partir deste estudo que a formação inicial somada as experiências anteriores e olhar no cotidiano escolar, além de embasá-los em sua atuação, influencia suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Ministério da Educação. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. CUNHA, Maria Amália de Almeida. Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1535-1548, Edição Especial, 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 2003. BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Repositório da Universidade de Lisboa, 1999. Disponível: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/690. Acesso em 27/05/2021. NÓVOA, António. Profissão: docente. Revista Educação. Entrevista com Paulo Camargo em ago 2011. Disponível em: <revistaeducacao.uol.com.br textos 15 artigo2 711-1.asp >. Acesso em: 05 de junho de 2021. NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: ______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. PASSEGGI, Maria; NASCIMENTO, Gilcilene e OLIVEIRA Roberta de. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, 33, 2016. Painel COVID-19 Amazonas. Disponível em: http://saude.am.gov.br/painel/corona/. Acesso em:11/07/2021 PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 94, p. 58-73, agosto/1995. PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012. SAVIANI, Demerval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poiésis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19.pt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino fundamentalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modos de ver formação e a prática de professores do 1º ano do ensino fundamental na pandemia.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.