DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3449
Título: O Estágio supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Supervised Internship in the Pedagogy Course: perceptions of academics
Autor(es): Cardoso, Alyne Nogueira
Orientador(es): Araújo, Cristina Carvalho de
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Supervised internship;Curso de pedagogia;Pedagogy course;Formação docente;Formation teacher
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARDOSO, Alyne Nogueira. O Estágio supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicos. 2021. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho intitulado Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicos, tem como principal objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de pedagogia da Escola Normal Superior. Para tanto, buscou-se identificar as bases teóricas que fundamentam o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da ENS, investigar a contribuição do estágio para a formação dos acadêmicos de pedagogia, e apontar os desafios e possibilidades vivenciados no Estágio. A pesquisa fundamenta-se a partir de uma abordagem qualitativa, associada a pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário e a observação realizada no estágio supervisionado. Para a análise dos dados se fez necessário a utilização do método dialético. Caracterizou-se incialmente com pesquisa bibliográfica e documental, baseando-se em estudiosos como: Pimenta e Lima (2012); Ghedin (2018); Silva e Gaspar (2018); Garcia, Hypolito e Vieira (2005); Gauthier (1998). Como principais resultados, percebemos que o Estágio trouxe uma grande contribuição para a formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, dando a oportunidade de articularem os estudos teóricos com vivência da prática, colaborando para a construção da práxis pedagógica, além de trazer experiência para a formação e construção de sua identidade docente.
Abstract: The present work entitled Supervised Internship in the Pedagogy Course: perceptions of academics, its main objective is to understand the importance of supervised internship in the training of academics in the pedagogy of the Escola Normal Superior. To do so, we sought to identify the bases theoretical foundations for the Supervised Internship in the Pedagogy course at ENS, investigate the contribution of the internship to the training of academics in pedagogy, and point out the challenges and possibilities experienced in the Internship. THE research is based on a qualitative approach, associated with field research. As a data collection instrument, we use the questionnaire and the observation carried out in the supervised internship. For the analysis data, it was necessary to use the dialectical method. featured initially with bibliographic and documentary research, based on scholars such as: Pimenta and Lima (2012); Ghedin (2018); Silva and Gaspar (2018); Garcia, Hypolito and Vieira (2005); Gauthier (1998). As main results, we realized that the Internship brought a great contribution to the formation of academics of the pedagogy course, giving the opportunity to articulate the theoretical studies with practical experience, contributing to the construction of pedagogical praxis, in addition to bringing experience to the formation and construction of its teaching identity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3449
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Estágio supervisionado no Curso de Pedagogia - percepções dos acadêmicos.pdf688,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.