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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Alyne Nogueira-
dc.date.available2021-10-06T17:26:50Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationCARDOSO, Alyne Nogueira. O Estágio supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicos. 2021. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3449-
dc.description.abstractThe present work entitled Supervised Internship in the Pedagogy Course: perceptions of academics, its main objective is to understand the importance of supervised internship in the training of academics in the pedagogy of the Escola Normal Superior. To do so, we sought to identify the bases theoretical foundations for the Supervised Internship in the Pedagogy course at ENS, investigate the contribution of the internship to the training of academics in pedagogy, and point out the challenges and possibilities experienced in the Internship. THE research is based on a qualitative approach, associated with field research. As a data collection instrument, we use the questionnaire and the observation carried out in the supervised internship. For the analysis data, it was necessary to use the dialectical method. featured initially with bibliographic and documentary research, based on scholars such as: Pimenta and Lima (2012); Ghedin (2018); Silva and Gaspar (2018); Garcia, Hypolito and Vieira (2005); Gauthier (1998). As main results, we realized that the Internship brought a great contribution to the formation of academics of the pedagogy course, giving the opportunity to articulate the theoretical studies with practical experience, contributing to the construction of pedagogical praxis, in addition to bringing experience to the formation and construction of its teaching identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogy coursept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormation teacherpt_BR
dc.titleO Estágio supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicospt_BR
dc.title.alternativeSupervised Internship in the Pedagogy Course: perceptions of academicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:26:50Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee2Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9010549784451252pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: percepções dos acadêmicos, tem como principal objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de pedagogia da Escola Normal Superior. Para tanto, buscou-se identificar as bases teóricas que fundamentam o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da ENS, investigar a contribuição do estágio para a formação dos acadêmicos de pedagogia, e apontar os desafios e possibilidades vivenciados no Estágio. A pesquisa fundamenta-se a partir de uma abordagem qualitativa, associada a pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário e a observação realizada no estágio supervisionado. Para a análise dos dados se fez necessário a utilização do método dialético. Caracterizou-se incialmente com pesquisa bibliográfica e documental, baseando-se em estudiosos como: Pimenta e Lima (2012); Ghedin (2018); Silva e Gaspar (2018); Garcia, Hypolito e Vieira (2005); Gauthier (1998). Como principais resultados, percebemos que o Estágio trouxe uma grande contribuição para a formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, dando a oportunidade de articularem os estudos teóricos com vivência da prática, colaborando para a construção da práxis pedagógica, além de trazer experiência para a formação e construção de sua identidade docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria I; PIMENTA, Selma G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP, no. 1 de 15 de maio de 2006.Insitui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2021. D’ÁVILA, Cristina Maria; Abreu. Roberta Melo de A. O estágio curricular supervisionado na formação de professores e pedagogos: entre a realidade e o dever. – 1. Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2014. GARCIA, Maria, M., HYPOLITO, Álvaro, M., VIEIRA, Jarbas, S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 31, nº 1, p. 45-56, 2005. GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: Ed. UNIJUI, 1998. GHEDIN, Evandro Luiz. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. IV COLBEDUCA e II CIEE - Braga e Paredes de Coura, Portugal. 24 e 25 de janeiro de 2018. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social– 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008. _______Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. _______. Fundamentos de metodologia científica – 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/3/Professor_Pesquisador_Reflexivo.pdf. Acessado em 28/05/2021. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2006. _______, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência; revisão técnica José Cerchi Fusari, - 7. Ed – São Paulo: Cortez, 2012. – (Coleção docência em formação. – Série saberes pedagógicos). _______, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. 33 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007. SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os Professores e a sua Formação. 3ª ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997. SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205- 221, jan./abr. 2018. UEA, Universidade do Estado do Amazonas. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Manaus, 2007. ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acessado em 30/05/2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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