DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3448
Título: A brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Play in child development in early childhood education
Autor(es): Gomes, Adriene de Azevedo
Orientador(es): Souza, Kelly Cristiane Silva de
Palavras-chave: Brincadeira;Just kidding;Cultura lúdica;Playful culture;Educação infantil;Child education;Aprendizagem;Learning
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GOMES, Adriene de azevedo. A Brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2021. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, tem por tema A brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil. Teve como objetivo geral: compreender como ocorre o processo de aprendizagem através das brincadeiras e, como específicos: a) entender a relação entre a brincadeira e o desenvolvimento social e cognitivo da criança, b) Identificar na prática docente o uso da brincadeira na construção social e cognitivo da criança. De modo a cumprir estes objetivos, o estudo foi orientado pelos teóricos Kishimoto (1994, 2008), Vygotsky (1999), entre outros. A pesquisa foi orientada pelo método fenomenológico e, quanto a natureza foi definida como qualitativa, de cunho participante, para cuja efetivação, adotamos como instrumentos o questionário semiestruturado. O trabalho está organizado em dois capítulos. No 1º capítulo apresentamos o resultado da pesquisa bibliográfica em torno do tema do estudo e no 2º capitulo dialogamos com os teóricos do 1º capítulo, para uma análise dos dados obtidos na pesquisa.
Abstract: This course completion work has as its theme The joke in child development in early childhood education. The general objective was: understand how the learning process takes place through playing and, as specific: a) understand the relationship between play and development social and cognitive of the child, b) Identify the use of play in teaching practice in the social and cognitive construction of the child. In order to fulfill these goals, the study was guided by the theorists Kishimoto (1994, 2008), Vygotsky (1999), between others. The research was guided by the phenomenological method and, as for nature was defined as qualitative, of a participatory nature, for whose implementation, we adopted as instruments the semi-structured questionnaire. The work is organized in two chapters. In the 1st chapter we present the result of the bibliographical research in around the theme of the study and in the 2nd chapter we dialogue with the theorists of the 1st chapter, for an analysis of the data obtained in the research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3448
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil.pdf393,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.