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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Adriene de Azevedo-
dc.date.available2021-10-06T17:23:43Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationGOMES, Adriene de azevedo. A Brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2021. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3448-
dc.description.abstractThis course completion work has as its theme The joke in child development in early childhood education. The general objective was: understand how the learning process takes place through playing and, as specific: a) understand the relationship between play and development social and cognitive of the child, b) Identify the use of play in teaching practice in the social and cognitive construction of the child. In order to fulfill these goals, the study was guided by the theorists Kishimoto (1994, 2008), Vygotsky (1999), between others. The research was guided by the phenomenological method and, as for nature was defined as qualitative, of a participatory nature, for whose implementation, we adopted as instruments the semi-structured questionnaire. The work is organized in two chapters. In the 1st chapter we present the result of the bibliographical research in around the theme of the study and in the 2nd chapter we dialogue with the theorists of the 1st chapter, for an analysis of the data obtained in the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectJust kiddingpt_BR
dc.subjectCultura lúdicapt_BR
dc.subjectPlayful culturept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePlay in child development in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:23:43Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Cristiane Silva de-
dc.contributor.referee1Pimenta, Neylane Aracelli de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445634370547774pt_BR
dc.contributor.referee2Aikawa, Mônica Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9862187655410783pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, tem por tema A brincadeira no desenvolvimento da criança na educação infantil. Teve como objetivo geral: compreender como ocorre o processo de aprendizagem através das brincadeiras e, como específicos: a) entender a relação entre a brincadeira e o desenvolvimento social e cognitivo da criança, b) Identificar na prática docente o uso da brincadeira na construção social e cognitivo da criança. De modo a cumprir estes objetivos, o estudo foi orientado pelos teóricos Kishimoto (1994, 2008), Vygotsky (1999), entre outros. A pesquisa foi orientada pelo método fenomenológico e, quanto a natureza foi definida como qualitativa, de cunho participante, para cuja efetivação, adotamos como instrumentos o questionário semiestruturado. O trabalho está organizado em dois capítulos. No 1º capítulo apresentamos o resultado da pesquisa bibliográfica em torno do tema do estudo e no 2º capitulo dialogamos com os teóricos do 1º capítulo, para uma análise dos dados obtidos na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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