DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3446
Título: Gestão democrática: desafios e perspectivas a partir do estágio III
Título(s) alternativo(s): Democratic management: challenges and perspectives from stage III
Autor(es): Almeida, Gabriela Silva de
Orientador(es): Carvalho, Guiomar Lima de
Palavras-chave: Gestão Democrática;Democratic Management;Estágio Supervisionado III;Supervised Internship III;Escola Pública;Public school
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Gabriela Silva de. Gestão democrática: desafios e perspectivas a partir do estágio III. 2020. 37 f. TCC Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como tema: “Gestão Democrática: Desafios e perspectivas a partir do estágio III” e traz um levantamento do que foi observado durante o período de estágio supervisionado III, realizado no ano de 2019, buscando fazer uma reflexão acerca da gestão democrática no âmbito escolar. Objetivou-se conceituar gestão democrática; refletir o papel social da escola e suas implicações para a construção de um ensino aprendizagem de qualidade e identificar os desafios e perspectivas da gestão democrática através do observado no estágio supervisionado III. A pesquisa se deu em uma escola pública localizada na Zona Centro Sul de Manaus, onde foi realizado o estágio supervisionado III. Utilizou-se de uma abordagem conhecida como observação participativa, com anotações feitas em horário posterior ao estágio, visando, dessa forma, o não constrangimento dos sujeitos participantes da pesquisa. A escola objeto da nossa pesquisa participativa trabalha com o público da educação especial, em uma integração efetiva entre todos os membros participantes da instituição de ensino. Chega-se à conclusão de que a escola precisa sempre estar lutando para garantir a voz participativa da comunidade, dos alunos e professores e, principalmente, com a presença de um gestor com perfil democrático.
Abstract: This Course Conclusion Paper - TCC has as its theme: “Democratic Management: Challenges and perspectives from stage III” brings a survey of what was observed during the period of supervised internship carried out the year 2019 seeking to make a reflection on democratic management in schools. The objective was to conceptualize democratic management; reflect the social role of the school and its implications for the construction of quality teaching teaching and identify the challenges and perspectives of democratic management through what was observed in supervised internship III. The research took place in a public school located in the Central South Zone of Manaus, where supervised internship III was carried out. An approach known as participatory observation was used, where the notes were made after the internship, aiming at this, not to embarrass the subjects participating in the research. The school object of our participatory research, works with the public of special education, in an effective integration between all participating members of the educational institution. The conclusion is that the school must always be fighting to guarantee the participatory voice of the community, students and teachers and especially with the presence of a manager with a democratic profile.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3446
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão democrática - desafios e perspectivas a partie do estágio III.pdf334,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.