DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Gabriela Silva de-
dc.date.available2021-10-06T17:18:04Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gabriela Silva de. Gestão democrática: desafios e perspectivas a partir do estágio III. 2020. 37 f. TCC Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3446-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper - TCC has as its theme: “Democratic Management: Challenges and perspectives from stage III” brings a survey of what was observed during the period of supervised internship carried out the year 2019 seeking to make a reflection on democratic management in schools. The objective was to conceptualize democratic management; reflect the social role of the school and its implications for the construction of quality teaching teaching and identify the challenges and perspectives of democratic management through what was observed in supervised internship III. The research took place in a public school located in the Central South Zone of Manaus, where supervised internship III was carried out. An approach known as participatory observation was used, where the notes were made after the internship, aiming at this, not to embarrass the subjects participating in the research. The school object of our participatory research, works with the public of special education, in an effective integration between all participating members of the educational institution. The conclusion is that the school must always be fighting to guarantee the participatory voice of the community, students and teachers and especially with the presence of a manager with a democratic profile.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic Managementpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado IIIpt_BR
dc.subjectSupervised Internship IIIpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleGestão democrática: desafios e perspectivas a partir do estágio IIIpt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management: challenges and perspectives from stage IIIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:18:04Z-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Guiomar Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591439093179685pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como tema: “Gestão Democrática: Desafios e perspectivas a partir do estágio III” e traz um levantamento do que foi observado durante o período de estágio supervisionado III, realizado no ano de 2019, buscando fazer uma reflexão acerca da gestão democrática no âmbito escolar. Objetivou-se conceituar gestão democrática; refletir o papel social da escola e suas implicações para a construção de um ensino aprendizagem de qualidade e identificar os desafios e perspectivas da gestão democrática através do observado no estágio supervisionado III. A pesquisa se deu em uma escola pública localizada na Zona Centro Sul de Manaus, onde foi realizado o estágio supervisionado III. Utilizou-se de uma abordagem conhecida como observação participativa, com anotações feitas em horário posterior ao estágio, visando, dessa forma, o não constrangimento dos sujeitos participantes da pesquisa. A escola objeto da nossa pesquisa participativa trabalha com o público da educação especial, em uma integração efetiva entre todos os membros participantes da instituição de ensino. Chega-se à conclusão de que a escola precisa sempre estar lutando para garantir a voz participativa da comunidade, dos alunos e professores e, principalmente, com a presença de um gestor com perfil democrático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Belisário HCL. Dicionário de sinônimos da língua portuguesa. Elfez,[SL], 2001. BRANDÃO, Z. Diálogo com Anísio Teixeira sobre a escola brasileira. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 95-101, jan./abr. 1999. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração –Volume I. São Paulo: Makron, 2001. COSTA, Renata Luiza da; LIBÂNEO, José Carlos. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: a mediação docente e as possibilidades de formação. Educação em Revista, v. 34, 2018. DE LIMA FREIRE, Rosimeire; ROCHA, Augusto César Barreto. Análise Crítica do Planejamento da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Prefeitura de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, v. 8, n. 15, p. 0077-0090, 2017. DESLANDES, Suely Ferreira, GOMES Romeu, MINAYO, Maria Cecília, NETO Cruz Otavio. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21º edição Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002. FIGARO, Roseli. Paulo Freire, comunicação e democracia. Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 7-15, 2015. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. Cortez Editora, 1995. LACERDA, Beatriz Pires de. Administração escolar. São Paulo: Pioneira, 1977. LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização/ José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 10ª Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Cortez, 2012. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola-teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001. LIBÂNEO, P.; OLIVEIRA, M.; TOSCHI, S. M. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-34, 2007. LÜCK, Heloísa et al. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, v. 1, 2009. LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, v.2, 2006.Série Cadernos de Gestão. LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola.11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, v.3, 2013.Série Cadernos de Gestão. MANAUS, Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação - Departamento de Gestão Educacional - Divisão de Educação Infantil. Proposta Pedagógico-Curricular para Educação Infantil. Manaus, 2016. MANIFESTO, DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. A Reconstrução Educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932. MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: PioneiraThomson,2002. MANAUS. Secretaria Municipal de Educação-Subsecretaria de Gestão Educacional Departamento de Gestão Educacional Divisão Distrital Zonal Sul. Projeto PolíticoPedagógico. Manaus, 2017. SANDER, Benno. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 23, n. 3, 2007. SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Autores associados, 1995. SANTOS, Kelly Cristina Batista dos. Conselho de Escola: cenários e desafios de uma escola pública de Natal. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. SHIROMA, E.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. SOUZA, ALL de. Qualidade do ensino público e democratização da gestão escolar: pressupostos, implicações e perspectivas. SOUZA JUNIOR, L. de; FRANÇA, MSB de. (Orgs.). Políticas de gestão e práticas educativas: a qualidade de ensino. Brasília: Líber Livro, p. 278-291, 2011. SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em revista, v. 25, n. 3, p. 123-140, 2009. SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, MICHELLY Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. TORRES, Leonor Lima. A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública. Revista: Educação, sociedade e culturas. n.32. p.91-103, jun.2011. Disponível em: http:hdl.handle.net/1822/ 20935. Acesso em :27 agosto 2020. ZANKOSKI, S. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEstágio Supervisionadopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão democrática - desafios e perspectivas a partie do estágio III.pdf334,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.