DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3444
Título: Uma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): A trip: me, the little prince and teaching science
Autor(es): Freitas, Araci de Carvalho
Orientador(es): Oliveira, Caroline Barroncas de
Palavras-chave: Livros paradidáticos;Paradidactic books;Ensino de ciências;Science teaching;Estágio;Internship;Narrativas;Narratives
Data do documento: 16-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FREITA, Araci de Carvalho. Uma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências. 2020. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar meu percurso de formação nos Estágios I e II, buscando elucidar em que medida as experiências vivenciadas neste ambiente de estágio contribuíram para a minha formação e compreensão sobre a leitura de livros paradidáticos nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu potencial de despertar no sujeito criança o interesse para a ciência, visto que durante minha trajetória no curso de pedagogia percebi a importância do despertar das ciências nas crianças, pois é nas ciências, nas pesquisas científicas que vamos encontrar as resposta para muitas coisas, seja no cuidado com planeta, meio ambiente, no progresso nas cidades, nas tecnologias e principalmente com a saúde. Nesse momento em que fomos surpreendidos por uma pandemia de um vírus totalmente desconhecido para a comunidade científica evidencia mais ainda, o quanto nas ciências podemos buscar nossas respostas e salvar vidas. E foi buscando nos livros paradidáticos que vi uma forma de envolver as crianças nas ciências. Esses livros geralmente são coloridos, com histórias voltadas para vários conteúdos interessantes para os alunos lerem e que certamente algum desses assuntos chamará a atenção do aluno e que se pode extrair algum conteúdo voltado para ciências, assim como o livro O pequeno príncipe que foi o foco deste meu trabalho. Este trabalho se desenvolve em narrativas, tanto de minhas memórias durante meu trajeto na universidade, minhas experiências e aprendizado nas disciplinas do curso e que me despertaram o interesse pelas ciências, bem como o que foi observado durante meu percurso nas escolas durante os estágios I, II e também as narrativas das professoras Agna Freitas, Ana Valéria e Genira Oliveira, que contribuíram com suas experiências sobre o uso dos livros paradidáticos. Assim espero que este trabalho contribua para despertar o interesse para as ciências na sala de aula.
Abstract: This work aims to investigate my training path in Stages I and II, seeking to elucidate the extent to which the experiences lived in this internship environment contributed to my training and understanding about reading paradidactic books in the early years of elementary school and the its potential to awaken interest in science in the child subject, since during my trajectory in the pedagogy course I realized the importance of awakening science in children, because it is in science, in scientific research that we will find the answers to many things, be it in caring for the planet, the environment, progress in cities, technologies and especially health. At this moment when we were surprised by a pandemic of a virus totally unknown to the scientific community, it shows even more, how much in the sciences we can seek our answers and save lives. And it was in the paradidactic books that I saw a way to involve children in science. These books are usually colorful, with stories aimed at various interesting content for students to read and that certainly some of these subjects will attract the student's attention and that some content can be extracted for science, as well as the book The Little Prince that was the focus of my work. This work is developed in narratives, both from my memories during my journey at the university, my experiences and learning in the course subjects and which aroused my interest in the sciences, as well as what was observed during my journey in schools during internships I, II and also the narratives of teachers Agna Freitas, Ana Valéria and Genira Oliveira, who contributed with their experiences on the use of paradidactic books. So I hope that this work contributes to arouse interest for science in the classroom
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3444
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma viagem - eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.