Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Araci de Carvalho | - |
dc.date.available | 2021-10-06T17:14:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
dc.identifier.citation | FREITA, Araci de Carvalho. Uma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências. 2020. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3444 | - |
dc.description.abstract | This work aims to investigate my training path in Stages I and II, seeking to elucidate the extent to which the experiences lived in this internship environment contributed to my training and understanding about reading paradidactic books in the early years of elementary school and the its potential to awaken interest in science in the child subject, since during my trajectory in the pedagogy course I realized the importance of awakening science in children, because it is in science, in scientific research that we will find the answers to many things, be it in caring for the planet, the environment, progress in cities, technologies and especially health. At this moment when we were surprised by a pandemic of a virus totally unknown to the scientific community, it shows even more, how much in the sciences we can seek our answers and save lives. And it was in the paradidactic books that I saw a way to involve children in science. These books are usually colorful, with stories aimed at various interesting content for students to read and that certainly some of these subjects will attract the student's attention and that some content can be extracted for science, as well as the book The Little Prince that was the focus of my work. This work is developed in narratives, both from my memories during my journey at the university, my experiences and learning in the course subjects and which aroused my interest in the sciences, as well as what was observed during my journey in schools during internships I, II and also the narratives of teachers Agna Freitas, Ana Valéria and Genira Oliveira, who contributed with their experiences on the use of paradidactic books. So I hope that this work contributes to arouse interest for science in the classroom | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | Paradidactic books | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Internship | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | Uma viagem: eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | A trip: me, the little prince and teaching science | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T17:14:39Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Caroline Barroncas de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7898558694581023 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Mônica de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0219564272293424 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Leila Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5343470455865429 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3064302033214720 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar meu percurso de formação nos Estágios I e II, buscando elucidar em que medida as experiências vivenciadas neste ambiente de estágio contribuíram para a minha formação e compreensão sobre a leitura de livros paradidáticos nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu potencial de despertar no sujeito criança o interesse para a ciência, visto que durante minha trajetória no curso de pedagogia percebi a importância do despertar das ciências nas crianças, pois é nas ciências, nas pesquisas científicas que vamos encontrar as resposta para muitas coisas, seja no cuidado com planeta, meio ambiente, no progresso nas cidades, nas tecnologias e principalmente com a saúde. Nesse momento em que fomos surpreendidos por uma pandemia de um vírus totalmente desconhecido para a comunidade científica evidencia mais ainda, o quanto nas ciências podemos buscar nossas respostas e salvar vidas. E foi buscando nos livros paradidáticos que vi uma forma de envolver as crianças nas ciências. Esses livros geralmente são coloridos, com histórias voltadas para vários conteúdos interessantes para os alunos lerem e que certamente algum desses assuntos chamará a atenção do aluno e que se pode extrair algum conteúdo voltado para ciências, assim como o livro O pequeno príncipe que foi o foco deste meu trabalho. Este trabalho se desenvolve em narrativas, tanto de minhas memórias durante meu trajeto na universidade, minhas experiências e aprendizado nas disciplinas do curso e que me despertaram o interesse pelas ciências, bem como o que foi observado durante meu percurso nas escolas durante os estágios I, II e também as narrativas das professoras Agna Freitas, Ana Valéria e Genira Oliveira, que contribuíram com suas experiências sobre o uso dos livros paradidáticos. Assim espero que este trabalho contribua para despertar o interesse para as ciências na sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Rubens. Filosofia da Ciência - Introdução ao jogo e a suas regras. Edições: Loyola. São Paulo. 2005 ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BONDÍA, Jorge Larrosa. Artigo Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade de Barcelona – Espanha. 2002 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.Indagações Sobre Currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano.Organização do documento:Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento.Brasília. 2007. BRASIL.Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518 _versaofinal_site.pdf. Acesso em:20 de janeiro de 2020 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 BRASIL. Ministério da Saúde.Sobre a doença. O que é o Covid-19. Disponível em:https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acessado em: 15 de junho de 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em:20 de janeiro de 2020 CACHAPUZ, Antonio. et al. A Necessária renovação do ensino das ciências.Editora: Cortez. São Paulo. 2005. CUNHA, Léo. MAGALHÃES, Luiz. VIRA-LATA. 1ª edição. Coleção: Arca de Noé. 2015. CUNHA, Maria Isabel da. Conta-Me Agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista Faculdade de Educação, v. 23, 1997. DALCIN, Andreia. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetiké Unicamp, v. 15, n. 27, 2007. FRABETTI, Carlo. Alice no País das Ciências: Um passeio pela história da física. tradução: Marcos Bagno. 1ª edição. Editora: Ática. São Paulo. 2013. 46 FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do.; GOUVEIA, Mariley S. Flória. O Ensino de Ciências No Primeiro Grau. 2 ed. São Paulo: Editora atual, 1986. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. São Paulo. Autores Associados.1989. ________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014. GONÇALVES. Terezinha Valin Oliver. A pesquisa Narrativa e a Formação de Professores: reflexões sobre uma prática formadora. Belém: CEJUP, 2011. GULLICH, Roque Ismael da Costa. Educar Pela Pesquisa: Formação e Processos de Estudo e Aprendizagem com Pesquisa. Revista Ciências Humanas e Educação. ISSN1981-9250. Giruá-RS. 2007. LURIA. A. R. Vigotskiin. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Editora: Cone. 12ª. São Paulo. 2012 MACHADO. Ângelo. O Livro do Pé. 1ª edição. Editora: Lê. 2012. MORIN, Edgar.Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª Edição. São Paulo Editora: Cortez. São Paulo. 2000 LOBATO, Monteiro. O Poço do Visconde - Edição comentada. Editora: Globinho. 1ª edição.2010 NONO, Maévi Anabel. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Casos de Ensino Como Ferramentas de Formação de Professoras da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.www.portaldosprofessores.ufscar.br/casos/cead_consideracoes_gerais. doc. 2008. PORTAL DO GOVERNO. Secretária de Estado de Educação - SEDUC. Aula em Casa.Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 20 de Agosto de 2020. RABE, Márcia Maria King. LIMA, Siumara Apª de. CARLETTO, Marcia Regina. O uso da literatura infantil no ensino deciências na educação infantil. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Paraná. 2010. ROMÃO. José Eustáquio. Pedagogia dialógica.Cortez editora. São Paulo. 2002. 47 SABER CIÊNCIA. A ciência tem como objetivo explicar o mundo natural. 2013.Disponível em: https://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/artigos/o-que-e-a-ciencia-04.php. Acessado em: 19 de Out.de 2020. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno Príncipe. Tradução: Isolina Bresolin Vianna. São Paulo. Caminho Suave. 2015. SOLÉ. Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª edição. Porto alegre. Editora Artmed. 1998 SOUZA, Elizeu Clementino de. Memórias e Trajetórias de Escolarização: abordagem experimental e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista da FACED. ISSN1516-2907. Caxambu - MG. 2004. TERÁN, Augusto Fachin. CASCAIS, Maria das Graças Alves. Processos de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. in Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. UEA Edições. Manaus. 2016. TYSON, Neil de Grasse, Quer ensinar ciência aos filhos? Saia da frente deles. 2015. Disponível em: www.youtube.com › watch › v=oAgl6KRx3Ug. Acesso em: 27 de abr de 2020. UNESCO .Ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Brasília: ABIPTI, 2003.Texto baseado na "Conferência Mundial sobre Ciência, Santo Domingo, 10-12 mar, 1999" e na "Declaração sobre Ciências e a Utilização do Conhecimento Científico, Budapeste, 1999" VERASZTO. Estéfano Vizconde et al.Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM. São Paulo. 2009. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma viagem - eu, o pequeno príncipe e o ensino de Ciências.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.