DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3443
Título: Entre o visível, e o invisível: o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior
Título(s) alternativo(s): Between the visible and the invisible: the case of the Baré women at the Escola Normal Superior
Autor(es): Galvão, Deise Socorro da Silva
Orientador(es): Bettiol, Célia Aparecida
Palavras-chave: Mulheres indígenas;Indigenous women;Narrativas;Narratives;Universidade;University
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GALVÃO. Deise Socorro da Silva. Entre o visível, e o invisível: o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior. 2020. 26 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus
Resumo: O uso das narrativas indígenas são fontes ricas para o conhecimento e a visibilidade cultural de seus povos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo refletir sobre a presença indígena na universidade tomando como ponto de partida a minha história de vida, focandose no percurso universitário, por meio de uma pesquisa narrativa coletiva com mais duas mulheres indígenas acadêmicas do povo Baré. Ao narrar nossas trajetórias e experiências, abordando nossos modos de socialização, conflitos, autonomia individual e social no processo de formação universitária, encontramos pontos que nos são comuns, linhas que se assemelham e outras que se diferenciam no que nos torna visíveis ou não no ambiente universitário. Esperamos que este trabalho possa abrir espaços para a socialização e partilhas das vivências e desafios enfrentados por mulheres indígenas no contexto da universidade, assim como apontar alternativas para superar as dificuldades frente às adversidades da vida acadêmica no processo de inclusão das diferentes formas de expressão e manifestação cultural e de outros conhecimentos.
Abstract: The uses of indigenous narratives are rich sources for the knowledge and cultural visibility of their peoples. In this sense, this work aimed to reflect on the indigenous presence in the university taking my life story as a starting point, focusing on the university path, through a collective narrative research with two more academic indigenous women from the Baré people. When narrating our trajectories and experiences, addressing our modes of socialization, conflicts, individual and social autonomy in the university formation process, we find points that are common to us, lines that are similar and others that differ in what makes us visible or not in the environment university. We hope that this work can open spaces for socialization and sharing the experiences and challenges faced by indigenous women in the context of the university, as well as pointing out alternatives to overcome the difficulties in the face of the adversities of academic life in the process of including different forms of expression and manifestation. Cultural and other knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3443
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o visível, e o invisível - o caso das mulheres baré na Escola Normal Superior.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.