DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3441
Título: O Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia
Título(s) alternativo(s): The process of building teacher training in a protected area in the Amazon
Autor(es): Graça, Janaína Farias
Orientador(es): Moura, Maria Edeluza Ferreira Pinto de
Palavras-chave: Formação de professores;Teacher Training;Educação do Campo;Field Education;Sustentabilidade;Sustainability
Data do documento: 23-Dez-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GRAÇA, Janaína Farias. O Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia. 2020. 63 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A realidade educacional brasileira no campo da formação docente pode ser percepcionada de várias maneiras, pois dependendo de cada região em que é desenvolvida, há uma dinâmica e singularidades inerentes, que podem ser interpretadas através de inúmeros olhares, quando leva-se em consideração seus sujeitos, particularidades regionais, modalidades de ensino e as próprias dinâmicas adotadas pelas instituições para o desenvolvimento da formação. Na região Amazônica, as singularidades e a complexidade educacional no contexto rural tornam as dinâmicas de formação ainda mais particulares, principalmente quando levamos em consideração a formação de professores em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável situada em uma Área de Conservação localizada a muitos quilômetros de distância da Capital do Estado, onde o acesso é feito somente através das águas dos rios que banham essa região. Dessa forma o estudo aqui delimitado “O processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia”, que traz como objetivo: Compreender o trajeto e a contribuição do curso de Pedagogia do Campo para o desenvolvimento sustentável de uma Unidade de Conservação na possibilidade de produção curricular nele presente, busca relatar a trajetória percorrida na construção do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, pensado para uma Unidade de Conservação Sustentável em um município do interior do Estado. No decorrer desta pesquisa, fez-se necessária a compreensão da ideia de Unidade de conservação e da relação da tríade educação, ambiente e sustentabilidade, trazendo a luz dos fatos, as particularidades de regiões remotas, porém habitadas por povos e comunidades tradicionais, evidenciando a necessidade da formação de Professores com a perspectiva da Educação do Campo, que para nós o campo está diretamente relacionado com as águas e florestas, contribuindo assim para o processo de desenvolvimento sustentável da Reserva.
Abstract: The Brazilian educational reality in the field of teaching can be perceived in several ways, because depending on each region where it is developed, there is an inherent dynamic and singularities, which can be interpreted through countless looks, when one takes into consideration its subjects, regional particularities, teaching modalities and the very dynamics adopted by the institutions for the development of the formation. In the Amazon region, the singularities and educational complexity in the rural context make the dynamics of formation even more particular, especially when we take into consideration the formation of teachers in a Sustainable Development Reserve located in a Conservation Area many kilometers away from the Capital of the State, where access is made only through the waters of the rivers that bathe this region. Thus, the study outlined here "The process of construction in the training of teachers in a conservation unit in the Amazon", seeks to report on the trajectory traveled in the construction of the degree course in Field Pedagogy, developed by the University of the State of Amazonas, designed for a Sustainable Conservation Unit in a municipality in the interior of the state. During this research, it was necessary to understand the term Conservation Unit, its underlying and the relationship of the triad education, environment and sustainability, bringing the light of facts, the particularities of remote regions, but inhabited by traditional peoples and communities, highlighting the need for the training of teachers with the perspective of Field Education, that for us the field is directly related to the waters and forests, thus contributing to the process of sustainable development of the Reserve.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3441
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.