DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGraça, Janaína Farias-
dc.date.available2021-10-06T17:05:13Z-
dc.date.issued2020-12-23-
dc.identifier.citationGRAÇA, Janaína Farias. O Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia. 2020. 63 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3441-
dc.description.abstractThe Brazilian educational reality in the field of teaching can be perceived in several ways, because depending on each region where it is developed, there is an inherent dynamic and singularities, which can be interpreted through countless looks, when one takes into consideration its subjects, regional particularities, teaching modalities and the very dynamics adopted by the institutions for the development of the formation. In the Amazon region, the singularities and educational complexity in the rural context make the dynamics of formation even more particular, especially when we take into consideration the formation of teachers in a Sustainable Development Reserve located in a Conservation Area many kilometers away from the Capital of the State, where access is made only through the waters of the rivers that bathe this region. Thus, the study outlined here "The process of construction in the training of teachers in a conservation unit in the Amazon", seeks to report on the trajectory traveled in the construction of the degree course in Field Pedagogy, developed by the University of the State of Amazonas, designed for a Sustainable Conservation Unit in a municipality in the interior of the state. During this research, it was necessary to understand the term Conservation Unit, its underlying and the relationship of the triad education, environment and sustainability, bringing the light of facts, the particularities of remote regions, but inhabited by traditional peoples and communities, highlighting the need for the training of teachers with the perspective of Field Education, that for us the field is directly related to the waters and forests, thus contributing to the process of sustainable development of the Reserve.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleO Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazôniapt_BR
dc.title.alternativeThe process of building teacher training in a protected area in the Amazonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T17:05:13Z-
dc.contributor.advisor1Moura, Maria Edeluza Ferreira Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222187284716113pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vanderlete Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541529698411066pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224642829979457pt_BR
dc.description.resumoA realidade educacional brasileira no campo da formação docente pode ser percepcionada de várias maneiras, pois dependendo de cada região em que é desenvolvida, há uma dinâmica e singularidades inerentes, que podem ser interpretadas através de inúmeros olhares, quando leva-se em consideração seus sujeitos, particularidades regionais, modalidades de ensino e as próprias dinâmicas adotadas pelas instituições para o desenvolvimento da formação. Na região Amazônica, as singularidades e a complexidade educacional no contexto rural tornam as dinâmicas de formação ainda mais particulares, principalmente quando levamos em consideração a formação de professores em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável situada em uma Área de Conservação localizada a muitos quilômetros de distância da Capital do Estado, onde o acesso é feito somente através das águas dos rios que banham essa região. Dessa forma o estudo aqui delimitado “O processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia”, que traz como objetivo: Compreender o trajeto e a contribuição do curso de Pedagogia do Campo para o desenvolvimento sustentável de uma Unidade de Conservação na possibilidade de produção curricular nele presente, busca relatar a trajetória percorrida na construção do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, pensado para uma Unidade de Conservação Sustentável em um município do interior do Estado. No decorrer desta pesquisa, fez-se necessária a compreensão da ideia de Unidade de conservação e da relação da tríade educação, ambiente e sustentabilidade, trazendo a luz dos fatos, as particularidades de regiões remotas, porém habitadas por povos e comunidades tradicionais, evidenciando a necessidade da formação de Professores com a perspectiva da Educação do Campo, que para nós o campo está diretamente relacionado com as águas e florestas, contribuindo assim para o processo de desenvolvimento sustentável da Reserva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. Outros sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ; Vozes,2017. ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (Org.) Por uma educação do Campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo. A educação Básica e movimento Social do Campo. Brasília, DF ,2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/edbasicapopular.pdf. Acesso 15 nov. 2020. BARROS, Rosival. Localização da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari . Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Localizacao-da-Reserva-de-Desenvolvimento-SustentavelUacari-AM-Fonte_fig1_277029656. Acesso 05 out. 2020. BECKER, Bertha K. Amazônia: nova geografia, nova política regional e nova escala de ação. In: COY, Martin e KOHLHEPP, Gerd (coord.). Amazônia sustentável: desenvolvimento sustentável entre políticas públicas, estratégias inovadoras e experiências locais. Disponível em <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1103-4.htm> . Acesso 15 nov.2020. BOFF, Leonardo. Sustentabilidade, o que é- o que não é..4ª edição. Editora Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2015. BRASIL. Constituição. Artigo 225 Capítulo VI Do meio Ambiente. DF: Centro Gráfico, 1988.. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso 10 mar. 2020. BRASIL, Constituição. Artigo 202 Da Educação. DF: Centro Gráfico, 1988.. Disponível em:https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_202_.asp . Acesso em 10 mar.2020. BRASIL Escola. Reforma Agrária. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/reforma-agraria.htm. Acesso em 27 nov. 2020. BRASIL. Secretária-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos.Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso 25 nov.2020. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão inclui na LDB pedagogia da alternância para jovens do campo. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/524960-comissao-inclui-na-ldb-pedagogia-da-alternancia-para-jovensdo-campo/. Acesso 20 out. 2020. COELHO FILHO, Mateus de Souza. A Iniciação Científica de Professores em Formação Inicial do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, Pólo Parintins-AM. 2012... Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/2587/1/A%20inicia%C3%A7%C3%A3o%20cient %C3%ADfica%20de%20professores%20em%20forma%C3%A7%C3%A3o%20inicial%20do%20curso% 20de%20pedagogia%20da%20Universidade%20do%20Estado%20do%20Amazonas%2C%20polo%20P arintins%20-%20Am.PDF. Acesso 12 nov. 2020. CONSELHO Estadual de Educação do Amazonas. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106&Itemid=181. Acesso 20 nov.2020. DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Na Reforma Agrária- PRONERA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso 10 out.2020. 60 DIAS, Genebaldo freire. Educação Ambiental Princípios e práticas. 8ª edição,Editora: Gaia Ltda SP,2003. DIEGUES, Antônio. O Mito moderno da Natureza Intocada, 3ª Edição. NUPAUB São Paulo:2001. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Transamazônica". Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/transamazonica.htm. Acesso 17 nov.2020. FREIRE, Paulo. Educação Como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas a outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Pedagogia-da-indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso 15 nov. 2020. FUNDAÇÃO Amazonas Sustentável. Disponível em: https://fas-amazonas.org/fas-e-uea-assinam-termo-de-parceria-voltado-para-educacao-em-comunidadesribeirinhas. Acesso em 04 abr. 2020. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Programa de Integração Nacional – PIN. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/programa-de-integracao-nacional-pin. Acesso 10 Mar. 2018. GADELHA, Lucinete. Entrevista Semi-Estruturada com a Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Amazonas. Via Google Meet.17 Set.2020. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 6º edição, Editora: Petrópolis, São Paulo, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOVERNO do Estado do Amazonas. Curso de Pedagogia do Campo da UEA formará professores de comunidades ribeirinhas. Disponível em: http://www.amazonas.am.gov.br/2018/11/curso-de-pedagogia-do-campo-da-uea-formara-professores-decomunidades-ribeirinhas/. Acesso 23 mar.2020. GOVERNO do Estado do Amazonas. Período do Defeso. Disponível em http://www.amazonas.am.gov.br.acesso em 05 out. 2020 às 11:00. GOOGLE MAPS. Manaus- Carauari. . Disponível em: https://www.google.com/maps. Acesso em 12 Set. 2020. G1. Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da UEA tem inscrições abertas até sexta. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/04/25/curso-de-licenciatura-em-pedagogia-do-campo-da -uea-tem-inscricoes-abertas-ate-sexta-26.ghtml. Acesso 30 mar.2020. HALL, Stuart. A centralidade da cultura. Notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e realidade, Porto Alegre, v.22, nº2, jul/dez. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso 25 nov.2020. IBGE. Histórico de Carauari. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/carauari.html>. Acesso 06 nov. 2020. INFOPÉDIA, Dicionário do Porto. Sedentarização e Primeiros Núcleos Urbanos. Disponível em: 61 https://www.infopedia.pt/$sedentarizacao-e-primeiros-nucleos-urbanos. Acesso 20 jan. 2020. LEFF, Enrique. Saber Ambiental, Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Editora Vozes. Petrópolis Rio de Janeiro. 2004. MEDINA, N. M. Relações históricas entre sociedade, ambiente e educação. Pub. Esp. MEC, Brasília, 1996. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. MINISTÉRIO da Educação. Enade- Inep. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade>. Acesso em 20 nov.2020. MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Biodiversidade Brasileira. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html. Acesso 17.11.2020. O que é o SNUC. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2014. Disponível em: https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28223-o-que-e-o-snuc/. Acesso em: 05 mar. 2020. PACHECO, Luci Mary Duso. GRABOWSKI, Ana Paula Noro. A pedagogia da Alternância e o enfrentamento das situações problemas no meio rural: A visão do egresso da casa familiar rural de Frederico Westphalen. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1960/187. Acesso 20 out. 2020. PETROBRAS. Perfil. Disponível em: https://petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/. Acesso 05 nov.2020. PREFEITURA do Município de Carauari. Disponível em: https://www.carauari.am.gov.br/. Acesso 30 mar. 2020. PROJETO Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do campo - Maués. Universidade do Estado do Amazonas, 2018. ROSSETTO, Tania Regina. Como Princípio a liberdade: apontamento e controvérsias na concepção pedagógica de Paulo Freire. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/PERSPECTIVAS%20FILOS OFICAS/COMO%20PRINCIPIO%20A%20LIBERDADE%20APONTAMENTOS%20E%20CONTROVERS IAS.pdf. Acesso 05 nov.2020. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável sustentado. Editora Garamond. Rio de Janeiro. 2004. SNUC- Lei nº9.985, de 18 de Julho de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm#:~:text=LEI%20No%209.985%2C%20DE%2018%20D E%20JULHO%20DE%202000.&text=Regulamenta%20o%20art.,Natureza%20e%20d%C3%A1%20outra s%20provid%C3%AAncias. Acesso 30 mar.2020. SILVA, R. L. A literatura da educação do campo no Brasil Contemporâneo. Monografia. Curso de Pedagogia da UFRRJ. 2010. Disponível em http://rlima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/297 . Acesso em 27 nov.2020. SOUSA, Rainer Gonçalves. Nomadismo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com .br/historiag/nomadismo.htm. Acesso 20 de mar. de 2020. RESOLUÇÃO CNE/CEB nº1, de 3 de abril de 2002. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf>. Acesso em 15 nov. 2020. 62 SERVA, Leão. Índios, as maiores vítimas da ditadura. Folha de São Paulo 30.mar.2014. Disponivel em: https://amazonia.org.br/2014/03/%C3%ADndios-as-maiores-v%C3%ADtimas-da-ditadura/. Acesso:27 nov.2020. UEA.Universidade do Estado do Amazonas. Seleções e Concursos- Pedagogia do Campo - RESEX médio Juruá e RDS Uacari- Carauari-Am. Disponível em: www.uea.edu.br. Acesso 30 out. 2020. UNIDADES DE conservação do Brasil. Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/4334. Acesso 25 abr.l 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Processo de construção da formação de professores em uma unidade de conservação na Amazônia.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.