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Título: Possibilidades transgressoras na literatura infantil
Título(s) alternativo(s): Transgressive possibilities in children's literature
Autor(es): Guimarães, Caio César Campos
Orientador(es): Simões, Ceane Andrade
Palavras-chave: Literatura infantil;Children’s literature;Transgressão. Infâncias;Transgression. Childhoods;Livro ilustrado;Ilustrated book;Hermenêutica;Hermeneutics
Data do documento: 3-Dez-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: Guimarães, Caio César Campos. Possibilidades transgressoras na literatura infantil. 2020. 78 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Tendo em vista que o cenário momentâneo do Brasil coloca a literatura (também a infantil) em tensão, por causa da guerra cultural incentivada por governantes de diferentes instâncias do poder, pesquisa-se sobre o universo do livro para crianças num contexto transgressor, a fim de debater a importância de temas “tabus” na literatura infantil, defendendo a capacidade de entendimento de mundo das crianças. Para tanto, num primeiro momento, esta monografia propõe-se a investigar referencial teórico sobre infância e literatura infantil, traçando seus panoramas históricos e realizando uma volta à infância do autor – esse resgate faz-se necessário para perceber-se numa infância leitora e compreender os motivos que o aproximam dos livros. A partir de então, num segundo momento, este trabalho visa definir “transgressão” na sociedade e em livros para criança, acreditando na potencialidade de textos provedores da inquietude em meio aos inúmeros significados do mundo. Num terceiro momento, objetiva-se identificar possíveis livros da literatura infantil que contemplam temas emergentes da sociedade, destacando assuntos como o protagonismo negro, os refugiados, a educação sexual, a identidade de gênero, o luto, o consumismo e o autoritarismo. Realiza-se, então, durante todo o percurso, uma pesquisa hermenêutica, de cunho interpretativo, onde essa interpretação relaciona-se diretamente com a visão de mundo construída através de experiências anteriores. Diante disso, verifica-se que, com o levantamento de títulos, diferentes “leituras transgressoras” nacionais e internacionais estão sendo publicadas. Além disso, a abertura a temas que geram mais questionamentos do que respostas prontas não só propiciam boas conversas, como também ressignificam a relação da criança leitora com o mundo, gerando empatia, o que impõe a constatação de que os livros da literatura infantil com caráter transgressor são necessários e atuais, muito por conta das transformações contemporâneas que exigem entendimento e comprometimento com as causas sociais.
Abstract: Bearing in mind that Brazil’s momentary scenario puts literature (also children’s) in tension, because of the cultural war encouraged by rulers of different sections of power, the universe of children's books is researched in a transgressor context, in order to debate the importance of “taboo” themes in children's literature, defending children's ability to understand the world. For this purpose, at first, this monograph proposes to investigate theoretical framework on childhood and children's literature, tracing its historical panoramas and making a return to the author's childhood – this rescue is necessary to understand oneself in a reading childhood and understand the reasons that bring him close to books. From then on, in a second moment, this work aims to define “transgression” in society and in children's books, believing in the potential of texts that provide restlessness amid the countless meanings of the world. In a third moment, the objective is to identify possible children's literature books that contemplate themes emerging from society, highlighting subjects such as black protagonism, refugees, sex education, gender identity, mourning, consumerism and authoritarianism. Takes place then all the way, a hermeneutic research, of an interpretive nature, where this interpretation is directly related to the worldview built through previous experiences. In view of that, it appears that, with the survey of titles, different national and international “transgressive readings” are being published. in addition, openness to themes that generate more questions than ready-made answers not only provide good conversations, but also re-signify the reader's relationship with the world, generating empathy, which imposes the observation that children's literature with character transgressors are necessary and current, largely because of contemporary transformations that require understanding and commitment to social causes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3438
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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