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Título: Alfabetizar ou letrar na educação infantil: o conflito entre as funções da educação infantil na prática do professor
Título(s) alternativo(s): Literacy or literacy in early childhood education: the conflict between the functions of early childhood education in the teacher's practice
Autor(es): Santos, Ana Célia da Silva
Orientador(es): Souza, Kelly Christiane Silva de Souza
Palavras-chave: Educação infantil;Early Childhood Education;Letramento;Alfabetização;Professor;Teacher
Data do documento: 3-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Ana Célia da Silva. Alfabetizar ou letrar na educação infantil: o conflito entre as funções da educação infantil na prática do professor. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso intitulado: Alfabetizar ou letrar na Educação Infantil: o conflito entre as funções da Educação Infantil na prática do professor, tem como objetivo geral compreender os processos de alfabetização e letramento com as crianças de 05 anos na educação infantil. Para responder aos objetivos delineados no estudo, construímos um capítulo teórico, dialogando com autores como Oliveira (2010), Souza (2019), Àries (1981), LIMA (2014) entre outros. A pesquisa foi delineada a partir do paradigma qualitativo em uma pesquisa de campo. Os relatos neste estudo foram capazes de relacionar o que se propõe a fazer em teoria e o que de fato é praticado, mas sobretudo, se encarregou de apresentar as vozes dos professores sobre os seus desafios no trabalho com crianças de cinco anos. Assim, esta pesquisa dispõe das narrativas do pesquisador a partir da observação do campo e a dos professores permitindo uma troca de experiências para, desta forma, favorecer a percepção que temos sobre o fazer na educação infantil e buscando respostas para alguns paradigmas existentes.
Abstract: This course conclusion work entitled: Literacy or Literacy in Early Childhood Education: the conflict between the functions of Early Childhood Education in the teacher's practice, has as general objective to understand the literacy and literacy processes with children aged 05 years in early childhood education. To respond to the objectives outlined in the study, we built a theoretical chapter, dialoguing with authors such as Oliveira (2010), Souza (2019), Àries (1981), LIMA (2014) among others. The research was designed from the qualitative paradigm in a field research. The reports in this study were able to relate what it proposes to do in theory and what is actually practiced, but above all, it was responsible for presenting the teachers' voices about their challenges in working with five-year-old children. Thus, this research has the researcher's narratives from the observation of the field and that of the teachers, allowing an exchange of experiences to, in this way, favor the perception we have about what we do in early childhood education and seeking answers to some existing paradigms.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3437
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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