DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3388
Título: Ocorrência da sarna sarcóptica em cães domiciliados no bairro Vila Verde na cidade de Tabatinga-Am.
Autor(es): Carneiro, Valéria Oliveira de
Orientador(es): Campos, Marcella Pereira da Cunha
Palavras-chave: Sarna Sarcóptica;Ectoparasitas;S. scabiei
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Denominam-se popularmente, sarnas, as moléstias cutâneas causadas por parasitas (ácaros) que vivem na pele dos animais, portanto denominadas de ectoparasitoses. O trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de cães domiciliados infectados pela sarna sarcóptica ou escabiose canina, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. canis pertencente à família Sarcoptidae de caráter zoonótico, ou seja, que é transmissível do animal para animal e ocasionalmente ao humano, no bairro Vila Verde localizado no Município de Tabatinga-AM. Durante a pesquisa envolvendo 24 residências foram analisadas 55 amostras mediante ao raspado de pele dos cachorros domiciliados nas áreas de lesões, resultados indicaram que os cães da região estudada são importantes hospedeiros de ectoparasitas, sendo o diagnostico laboratorial positivos em até 36,3% dos casos, apresentando Demodex canis responsável pela sarna demodécica destacou-se como a mais amplamente diagnosticada sendo observada em 8 (14,5%), seguida de S. scabiei var. canis 7 (12,8%) responsável pela sarna sarcóptica, o ácaro superficial da Família Psoroptidae foram encontrados em 5 (9,1%). E através da pesquisa 16,7% das pessoas entrevistadas relataram que membros da família foram expostos à inflamação na pele apresentando lesões acompanhadas de coceira intensa. Apesar da sarna canina ser contagiosa e transmitida principalmente pelo contato direto com o cachorro infectado não é considerada uma doença grave para o homem e muita das vezes passa despercebida.
Abstract: Son popularmente llamados sarnas, las enfermedades de la piel causadas por parasitos (ácaros) que viven en la piel de los animales, por lo tanto llamados ectoparasitos. El trabajo tuvo como objetivo realizar uma encuesta de canes infectados pela sarna canina, causada por los ácaros Sarcoptes scabiei var canis, perteneciente a la família Sarcoptidae de carácter zoonótico, es decir, que es transmisible de animal a animal y ocasionalmente al hombre, en el barrio de Vila Verde ubicado en Tabatinga-AM. Durante la investigación em 24 residencias, se analizaron 55 muestras afeitando la piel de los canes domiciliados em las áreas de lesión, los resultados indicaron que los canes de la región estudiada son anfitriones importantes de ectoparasitos, siendo el diagnóstico de laboratório positivo haste 36,3% de los casos, el responsable de presentación Demodex canis de la sarna demodécica se destaco como el más ampliamente diagnosticado observado em 8 (14,5%), seguido de S. scabiei var canis 7 (12,8%), responsable de la sarna sarcóptica, se encontraron 5 (9,1%) ácaros superficiales de la família Psoroptidae. Y a través de la encuesta, el 16,7% de las personas entrevistadas informaron que los membros de la família estuvieron expuestos a inflamacion de la piel presentando lesiones acompanadas de picazón severa. Aunque la sarna canina es contagiosa y se transmite principalmente a través del contacto directo com el can infectado, no se considera uma enfermedad grave para el hombre y a menudo passa desapercebida.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3388
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OCORRENCIA DA SARNA SARCÓPTICA EM CÃES DOMICILIADOS NO BAIRRO VILA VERDE NA CIDADE DE TABATINGA.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.