DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3374
Título: A representação do português nos discursos de alunas indígenas
Autor(es): Carmo, Rafaela Cristo do
Orientador(es): Santos, Rosinéa Auxiliadora Pereira dos
Palavras-chave: Representacion;Lengua portuguesa;Discurso
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os discursos de alunas indígenas a fim de compreender como ocorrem as representações da língua portuguesa. Para isso, o apoio teórico e metodológico deste trabalho foi a Teoria da Análise do Discurso Francesa e essa teoria compreende a língua como um processo simbólico de acordo com o meio social e histórico do sujeito, a maioria dos alunos indígenas do CESTB não consideram o português como língua materna. Nos dados, observou-se diferentes formas de representação da língua portuguesa e da identidade das entrevistadas.
Abstract: El objetivo de esta investigación fue analizar los discursos de alumnas indígenas a fin de compreender cómo ocuren las representaciones de la lengua portuguesa. Para esto el apoyo teórico y metodológico de este trabajo fu ela teoría da Análisis del Discurso Francés y esta teoría comprende la lengua como un processo simbolico de acuerdo con el médio social e histórico del sujeto, la mayoria de los alumnos indígenas de lo CESTB no consideran el portugués como su lengua materna. En los datos, observamos diferentes formas de representación de la lengua portuguesa y la identidad de las entrevistadas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3374
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representação do português nos discursos de alunas indígenas.pdf247,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.